Revista N° 11 - Volume XI - Ago de 2024

CONSELHO CONSULTIVO

EDITORIAL

A NEUROCIÊNCIA E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA GESTÃO DE PESSOAS EFICIENTE.
11
Autor/Author: Gabriel Eloi Gomes Sampaio, Jaime Amorim de Almeida, Maria Clara Pereira Ribeiro, Railan Chaves Nunes Soares, Vitória Régia Santana Alves, Cevaldo S. e Santos
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Gabriel Eloi Gomes Sampaio, Jaime Amorim de Almeida, Maria Clara Pereira Ribeiro, Railan Chaves Nunes Soares, Vitória Régia Santana Alves, Cevaldo S. e Santos
 
Título
A NEUROCIÊNCIA E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA GESTÃO DE PESSOAS EFICIENTE.
 
Resumo/Abstract

Este artigo tem como objetivo identificar contribuições da Neurociência para a gestão de pessoas, procurando uma visão diferenciada da gestão, que considere o ser humano capaz de construir a organização, de gerenciá-la mediante pensamento e ação, trazendo assim a sua contribuição para um ambiente melhor. E a neurociência tem oferecido insights valiosos para a Gestão de Pessoas, fornecendo uma compreensão mais profunda do comportamento humano no trabalho. Compreender como o cérebro funciona pode ajudar os gestores a criar ambientes de trabalho mais produtivos e saudáveis, bem como a desenvolver estratégias mais eficazes de liderança e motivação. A aplicação dos princípios da neurociência na Gestão de Pessoas pode resultar em equipes mais engajadas, criativas e resilientes, impactando positivamente o desempenho e a satisfação dos colaboradores, e contribuindo para a construção de um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo. E os resultados apontaram que os gestores conhecem algumas ferramentas que estão ligadas a neurociência, porém não sabem como tirar um melhor proveito das mesmas. No entanto ainda há inúmeras possibilidades de melhorar a forma de gerir pessoas utilizando as práticas da Neurociência.

 



 
Palavras-Chaves/Keywords

Comportamento organizacional, Gestão de pessoas, Neurociência, Neuro liderança.



RECURSOS HUMANOS NO SÉCULO XXI: A IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA FACILITAR AS ETAPAS DO RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E DA GESTÃO DE PESSOAS
33
Autor/Author: Ana Carolina Souza Palma, Cléberson Santana Santos Dias, Jennifer Longo Santos e Santos, Roberta de Almeida dos Santos, Samila de Souza Piza, Cevaldo Santos– Orientador.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Ana Carolina Souza Palma, Cléberson Santana Santos Dias, Jennifer Longo Santos e Santos, Roberta de Almeida dos Santos, Samila de Souza Piza, Cevaldo Santos– Orientador.
 
Título
RECURSOS HUMANOS NO SÉCULO XXI: A IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA FACILITAR AS ETAPAS DO RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E DA GESTÃO DE PESSOAS.
 
Resumo/Abstract

Com o avanço tecnológico, os processos internos das empresas, em particular das companhias de Recursos Humanos, sofreram mudanças significativas. O presente trabalho aborda a implementação da inovação de inteligência artificial para otimizar os processos de recrutamento e a gestão de pessoas e destaca as desvantagens. À medida que a nova tecnologia, a IA, é capaz de acelerar a busca de candidatos, prever tendências de mercado e melhorar a qualidade da tomada de decisão, valem a pena avaliar os riscos relacionados ao vazamento de dados e à desigualmente social baseada em IA. A natureza da pesquisa é principalmente bibliográfica, e as fontes acessadas para a preparação do desenvolvimento incluem uma seleção de livros e artigos acadêmicos. O desenvolvimento aborda a importância da inovação tecnológica na explicação e prática das operações RH, o que é mais alvo de levantamento por mensuração numérica e laboratorial de parâmetro de dados e informação, a gestão de pessoas, o recrutamento, a seleção e as novas ferramentas e softward como PeopleAnalytics. Os benefícios ou desvantagens do uso dessas ferramentas são dados com ênfase em como a implementação pode prejudicar a eficiência e eficácia no processo de recrutamento e seleção, os riscos, que estão associados com vazamento de dados e falta de ética a necessidade de implementação de testes éticos. Combina a contribuições para o conhecimento destacadas pelo estudo constituem o esclarecimento de uma visão geral equilibrada da influência, a tecnologia de recrutamento moderna.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Inteligência artificial. Recursos Humanos. Tecnologia. Recrutamento. Seleção.

O AVANÇO DO E-COMMERCE PÓS-PANDEMIA E O SEU IMPACTO EM CORPORAÇÕES FÍSICAS.
48
Autor/Author: Antonio Henrique dos Santos Olindo, Camila Souza Ventura, Leonardo Nascimento Amaral, Lucas Fonseca de Lima, Samira Santos Santana, Cevaldo Santos.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
ntonio Henrique dos Santos Olindo, Camila Souza Ventura, Leonardo Nascimento Amaral, Lucas Fonseca de Lima, Samira Santos Santana, Cevaldo Santos.
 
Título
O AVANÇO DO E-COMMERCE PÓS-PANDEMIA E O SEU IMPACTO EM CORPORAÇÕES FÍSICAS
 
Resumo/Abstract

A pandemia, em particular, acelerou a necessidade de digitalização dos negócios, forçando empresas tradicionais a se adaptarem rapidamente ao ambiente virtual para sobreviverem, o e-commerce se estabeleceu como uma solução prática e segura para os consumidores na realidade em que estavam inseridos, isto resultou em um aumento expressivo nas transações online e levou muitas empresas a investirem em plataformas de comércio eletrônico e estratégias de marketing digital. No entanto, os negócios fora do mundo virtual foram afetados de maneiras diversas, enquanto alguns conseguiram se integrar ao ambiente online, outras empresas enfrentaram dificuldades para se adaptarem ao surgimento de tecnologias. Em suma, a relação entre a pandemia do COVID-19 e o avanço do e-commerce, revela a necessidade de adaptação e inovação por parte das empresas para se manterem competitivas em um mercado em constante evolução. Baseado nestes fatos, este presente artigo tem como objetivo contextualizar sobre o aumento do uso tecnológico na pandemia, que levou ao surgimento e ao avanço do e-commerce respectivamente. Ademais, analisar também como essa relação afetou negócios fora do mundo virtual. A metodologia utilizada para a construção deste artigo foi de natureza qualitativa e procedimento exploratório-descritivo com revisões bibliográficas.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Tecnologia. Pandemia. E-commerce. Impactos. Empresas físicas.

A INTEGRAÇÃO DA GERAÇÃO PASSADA NA INFORMÁTICA ATUAL.
72
Autor/Author: Jeremias Moreira
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Jeremias Moreira
 
Título
A INTEGRAÇÃO DA GERAÇÃO PASSADA NA INFORMÁTICA ATUAL.
 
Resumo/Abstract

O presente artigo tem por objetivo apresentar as tecnologias e sua importância em cada geração, focando na evolução de cada geração, assim como também mostrar as dificuldades de manuseio dos aparelhos eletrônicos atuais pelas gerações mais velhas e maneiras de solucionar esse problema.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Tecnologia, Geração, Evolução, Integração.

GESTÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS NO BRASIL: A BUSCA POR QUALIDADE E EFICIÊNCIA NESSE MODELO DE NEGÓCIOS
79
Autor/Author: Alana Mirela Lima de Jesus, Erika Eduarda Menezes dos Santos, Kevin Mota do Nascimento, Renata Gomes Borges, Tamiles Silva Bittencourt, Cevaldo S. e Santos
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Alana Mirela Lima de Jesus, Erika Eduarda Menezes dos Santos, Kevin Mota do Nascimento, Renata Gomes Borges, Tamiles Silva Bittencourt, Cevaldo S. e Santos.
 
Título
GESTÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS NO BRASIL: A BUSCA POR QUALIDADE E EFICIÊNCIA NESSE MODELO DE NEGÓCIOS
 
Resumo/Abstract

A gestão de serviços terceirizados no Brasil tem sido uma estratégia fundamental para as empresas que buscam otimizar custos e focar em suas atividades principais. Este artigo, desenvolvido mediante pesquisa exploratória com revisões bibliográficas, destaca a dinâmica desse modelo de negócios, destacando a busca incessante por qualidade e eficiência, e a realidade do atual cenário brasileiro quanto a esses serviços. No atual cenário empresarial, marcado pela digitalização e competitividade, a terceirização se torna ainda mais relevante, exigindo das organizações uma gestão estratégica e alinhada com os objetivos corporativos. Discute-se também as estratégias de gestão para entender como as empresas lidam com serviços terceirizados na era digital. Abordam-se as razões pelas quais as empresas optam por terceirizar serviços, o papel da tecnologia e da inovação, a importância da responsabilidade social, como a legislação trabalhista se relaciona à terceirização, além das tendências futuras nesse segmento. Ao final, o artigo visa oferecer perspectivas valiosas para empresas e gestores que buscam aprimorar a gestão de serviços terceirizados, visando a excelência operacional e a satisfação dos clientes.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Gestão. Terceirização. Qualidade. Legislação. Empresas.

ANSIEDADE: IMPACTO SOCIAL NA VIDA DE PESSOAS DA GERAÇÃO Z
106
Autor/Author: Rute Almeida de Freitas, Taisline Dias dos Santos, Vinicius Cruz de França, Vital Oliveira Lima, Cevaldo S. e Santos, Marcos Santos Leite.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Rute Almeida de Freitas, Taisline Dias dos Santos, Vinicius Cruz de França, Vital Oliveira Lima, Cevaldo S. e Santos, Marcos Santos Leite.
 
Título
ANSIEDADE: IMPACTO SOCIAL NA VIDA DE PESSOAS DA GERAÇÃO Z
 
Resumo/Abstract

Este artigo investiga o impacto da ansiedade na vida social das pessoas da Geração Z. Utilizando metodologia de pesquisa exploratória com revisões bibliográficas, o estudo examina como a ansiedade afeta diversos aspectos da vida dessa geração, incluindo relacionamentos interpessoais, desempenho acadêmico e participação em atividades sociais. A análise revela que a prevalência crescente de transtornos de ansiedade entre jovens pode resultar em consequências significativas para o bem-estar social e emocional, influenciando diretamente sua qualidade de vida e desenvolvimento pessoal. Além disso, o artigo discute estratégias potenciais para mitigar esses impactos negativos, destacando a importância de intervenções precoces e suporte contínuo para promover a saúde mental na Geração Z.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Ansiedade. Geração Z. Saúde Mental. Impacto Social.

A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NA GESTÃO EMPRESARIAL
122
Autor/Author: Alana da Silva Fraga, Felipe Roberto Batista de Jesus, José Wellington dos Santos Junior, Michele de Jesus dos Santos, Moisés Conceição Santos, Cevaldo S. e Santos.
A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: DO ARCAICO AO TECNOLÓGICO .
146
Autor/Author: Adriano de Oliveira Passos Batista, Maique Carmo Da Silva Santos, Mateus Santos Cardoso, Nitiane Santana Rodrigues da Silva, Tamires Silva Muniz, Cevaldo Santos.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Adriano de Oliveira Passos Batista, Maique Carmo Da Silva Santos, Mateus Santos Cardoso, Nitiane Santana Rodrigues da Silva, Tamires Silva Muniz, Cevaldo Santos.
 
Título
A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: DO ARCAICO AO TECNOLÓGICO.
 
Resumo/Abstract

O presente artigo traz um estudo sobre a importância do agronegócio no cenário brasileiro, e não só isso, mas também como a logística, usada de forma eficaz, pode ser um diferencial competitivo em um setor estratégico para o desenvolvimento econômico do país. Este trabalho é uma pesquisa exploratória descritiva, portanto, para ampliar e dar fundamentados a este trabalho foram feitos levantamentos através de formulário online em empresas de médio porte, a fim de entender como essas empresas avaliam a situação do agronegócio brasileiro, mas também para ter uma noção de como esta área levantamentos bibliográficos foram realizados, já que por muitas vezes é considerada defasada, mas é de extrema importância para a economia nacional. Ademais, este trabalho apresenta os principais gargalos do agronegócio, sendo um deles a dependência extrema do modal rodoviário, e como algumas soluções logísticas e o uso da tecnologia pode ser fundamental para melhorar os processos dentro da área do agronegócio, fazendo assim com que esses gargalos sejam diminuídos e a performance da área tenha um crescimento constante para a evolução econômica e social do país.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Logística. Agronegócio. Gargalos.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO E-COMMERCE: ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR E A EFICIÊNCIA OPERACIONAL
172
Autor/Author: Bruna Santos, Luana Silva, Luciana Anunciação, Maria Vitória Lisboa, Cevaldo Santos
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Bruna Santos, Luana Silva, Luciana Anunciação, Maria Vitória Lisboa, Cevaldo Santos.
 
Título
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO E-COMMERCE: ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR E A EFICIÊNCIA OPERACIONAL
 
Resumo/Abstract

Este trabalho científico visa analisar as transformações que vêm se perpetuando no e-commerce ao longo dos anos de 2019 a 2023. O objetivo geral é retratar as mudanças de hábitos dos consumidores e como as empresas vêm se adaptando para melhorar os serviços ofertados e a sua eficiência operacional, já o específico visa discutir como a utilização das ferramentas de KPI’s (Key Performance Indicator) auxiliam na redução de erros das operações do e-commerce e por fim, tratar sobre as questões que englobam o sucesso dos provedores logísticos compreendendo as funções que os provedores desempenham dentro da logística do e-commerce e como eles estão associados em etapas importantes para o êxito da empresa. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória descritiva, foi elaborado um questionário online no Google Forms contendo vinte e quatro perguntas para funcionários de empresas do ramo do e-commerce, a fim de observar as transformações e operações logísticas no comércio eletrônico. Foram utilizadas também revisões bibliográficas em artigos, livros e blogs para realizar um levantamento teórico com a finalidade de embasar as informações recolhidas do formulário online.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Consumidor. Logística. Operações. E-commerce.

LOGÍSTICA HOSPITALAR: CONCEITO E IMPORT NCIA DE GESTÃO DE ESTOQUE EM ÁREA HOSPITALAR
202
Autor/Author: Alexandre Oliveira Santos Queiroz, Cauã Barreto Marques, Clayton Vieira Farias, Rafael Vieira Santos, Rodrigo Gonçalves Souza, Cevaldo Santos
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Alexandre Oliveira Santos Queiroz, Cauã Barreto Marques, Clayton Vieira Farias, Rafael Vieira Santos, Rodrigo Gonçalves Souza, Cevaldo Santos.
 
Título
LOGÍSTICA HOSPITALAR: CONCEITO E IMPORT NCIA DE GESTÃO DE ESTOQUE EM ÁREA HOSPITALAR
 
Resumo/Abstract

Este artigo apresenta uma pesquisa exploratória com revisões bibliográficas sobre logística hospitalar, enfatizando sua definição e importância na gestão de estoques hospitalares com a implementação de tecnologia. O objetivo principal é destacar atividades relacionadas à gestão de estoques em hospitais para garantir a disponibilização de medicamentos e suprimentos essenciais, contribuindo para a segurança e a qualidade do tratamento dos pacientes. A gestão ineficaz de estoques pode afetar a satisfação dos pacientes, causar perdas humanas e ter implicações financeiras. A gestão eficiente reduz erros médicos, otimiza recursos e é crucial para a estratégia de gerenciamento de riscos. Inovações tecnológicas melhoram a rastreabilidade dos produtos, aumentam a eficiência operacional, economizam recursos financeiros e proporcionam um atendimento de qualidade aos pacientes.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Logística Hospitalar. Estoque. Tecnologia.

ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS
228
Autor/Author: Andreza Cristini Lima Boaventura Ferreira, Enzo Miranda da Conceição Rego Lima, Luana Bispo de Santana, Tamara Espírito Santo Costa, Cevaldo S. e Santos - Orientador.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Andreza Cristini Lima Boaventura Ferreira, Enzo Miranda da Conceição Rego Lima, Luana Bispo de Santana, Tamara Espírito Santo Costa, Cevaldo S. e Santos - Orientador
 
Título
ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS
 
Resumo/Abstract

Este presente artigo discorre sobre o Marketing Interno/Endomarketing e seu objetivo é discutir como essa ferramenta pode impactar positivamente no clima organizacional da empresa, e com isso aumentar o número de funcionários comprometidos e satisfeitos. Essa abordagem se manifesta como uma relação de troca entre funcionário e cliente, então, se o endomarketing é o marketing em uma organização, podemos dizer que as ideias são a fonte de motivação dos funcionários. Assim, foi realizada como metodologia uma revisão de estudos, pesquisas bibliográficas acerca de sua importância para as empresas e uma pesquisa exploratória descritiva, já que essa ferramenta é uma estratégia que utiliza técnicas de marketing voltadas para o público interno nas empresas. Dessa forma, o ambiente profissional que não adota esse método pode ser frequentemente desmotivador e gerar comunicações ruins, pois o endomarketing tem o objetivo de levar melhorias para o ambiente de trabalho, envolver os líderes e liderados em práticas como comunicação interna eficiente, programas de incentivo, benefícios, treinamento e ações que promovam a cultura organizacional.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Endomarketing. Motivação. Estratégias. Ferramenta. Organizações.

LIDERANÇA FEMININA: DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA FEMININA NO AMBIENTE CORPORATIVO
252
Autor/Author: Fabrício Ferreira de Souza, Geisa Emilly Santos de Jesus, Laís Sodré dos Santos, Queila Loane Santos de Oliveira, Cevaldo S. e Santos, Antônio Carlos Barbosa Bacelar.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Fabrício Ferreira de Souza, Geisa Emilly Santos de Jesus, Laís Sodré dos Santos, Queila Loane Santos de Oliveira, Cevaldo S. e Santos, Antônio Carlos Barbosa Bacelar.
 
Título
LIDERANÇA FEMININA: DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA FEMININA NO AMBIENTE CORPORATIVO
 
Resumo/Abstract

Esse artigo tem como objetivo demostrar a inserção da mulher no mercado de trabalho, a luta para alcançar cargos de liderança, a importância e a necessidade da liderança feminina, da igualdade e equidade entre os gêneros no mundo corporativo e a capacidade da mulher em ocupar cargos do alto escalão das empresas. Com o aumento do ganho de espaço, as mulheres vêm desempenhando papéis socioeconômicos importantes, neles também acompanhados de muitas lutas, a fim de mudar ainda mais a presente realidade. O presente artigo visa relembrar que a entrada da mulher no mundo do trabalho vem trazendo mudanças estruturais e combatendo a contraposição de oportunidades. Na condução da pesquisa foi discutida a definição do termo liderança, as lutas enfrentadas para o ingresso da mulher no mercado de trabalho, os percalços que a mulher enfrenta no ambiente empresarial apenas por ser mulher e os impactos da liderança feminina no âmbito socioeconômico do país. Finalmente essa pesquisa é caracterizada pela metodologia exploratória descritiva com revisões bibliográficas e pesquisas em portais online de referência acadêmica.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Liderança Feminina. Mulher Empoderada. Gênero. Ambiente Corporativo. Mercado de Trabalho.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UMA QUESTÃO DE CLASSE!?
274
Autor/Author: Adriana dos Santos Lins; Camila Silva Conceição; Magna Elena Farias dos Santos da Silva; Maristela de Sousa Santos Nascimento; Sueli de Almeida Araújo; Victória Caroline de Almeida Araújo Brandão.
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Adriana dos Santos Lins; Camila Silva Conceição; Magna Elena Farias dos Santos da Silva; Maristela de Sousa Santos Nascimento; Sueli de Almeida Araújo; Victória Caroline de Almeida Araújo Brandão.
 
Título
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UMA QUESTÃO DE CLASSE!?
 
Resumo/Abstract

Os índices de violência contra a mulher têm despertado crescente atenção e gerado debates em diversos setores da sociedade, incluindo o meio acadêmico. Diante desse cenário, o presente trabalho busca compreender os fatores que contribuem para o aumento dos casos de violência contra a mulher. Metodologicamente, o estudo se baseia em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Para isso, foi realizada uma busca na internet por estudos acadêmicos, reportagens e dados oficiais sobre a violência contra a mulher na sociedade brasileira. O estudo revelou que, historicamente, a violência contra a mulher está associada a fatores como o machismo, o sexismo e o patriarcado, entre outros.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Mulheres; Violência; Machismo; Sexismo.

COMO O CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL INTERFERE NA EXECUÇÃO DE ATIVIDADES NA EMPRESA
282
Autor/Author: Evelyn de Jesus Silva, Ingred de Souza Ribeiro, Maria Eduarda Alves de Jesus, Cevaldo S. e Santos, Thopson Andrade dos Santos
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Evelyn de Jesus Silva, Ingred de Souza Ribeiro, Maria Eduarda Alves de Jesus, Cevaldo S. e Santos, Thopson Andrade dos Santos.
 
Título
COMO O CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL INTERFERE NA EXECUÇÃO DE ATIVIDADES NA EMPRESA
 
Resumo/Abstract

O presente artigo apresenta e fundamenta o quanto o clima e a cultura organizacional dentro de uma organização está cada vez mais presente e impacta diretamente nos funcionários. O método utilizado foi o exploratório descritivo com o objetivo de descrever como o clima e a cultura de uma empresa podem afetar o rendimento tanto da organização quanto do funcionário. Para obtenção dos resultados da pesquisa fora utilizado um questionário eletrônico via Google forms, o qual fora respondido por pessoas que estão ou já estiveram em um ambiente de trabalho, onde tivemos 102 respostas. Tivemos resultados como: 56,9% dos 102 entrevistados descreveram o ambiente de trabalho como bom, já em relação ao receberem feedbacks todo mês apenas 26,5% dos entrevistados responderam que recebem feedbacks todos os meses. Os resultados nos mostram que embora com alguns resultados positivos, deve-se levar em conta o quanto a cultura e o clima organizacional afeta diretamente nos e no rendimento da empresa.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Cultura. Clima. Organização.

 
 
SECÇÃO CULTURAL
 
 
 
RESENHA FÍLMICA - LARANJA MECÂNICA
302
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Gabriel Neves.
 
 
O TRIO ELÉTRICO
309
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Carlinhos de Dodô, Marcus Devolder
 
 
RESENHA DO FILME SALTBURN
312
 
Autor/Author
Abrir Artigo Fazer Download
Jerusa Silva Moura Gonçalves
 
local
info