PRIMEIRA SEÇÃO |
|
FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU: UMA ESCOLA PARA SALVADOR/BA
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Maria Teresa de Lemos Vilaça, Jurandir de Almeida Araújo |
|
Título
|
FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU: UMA ESCOLA PARA SALVADOR/BA |
|
Resumo/Abstract
|
É objetivo deste estudo apresentar o processo de fundação, afirmação e concretização da Fundação Visconde de Cairu, no cenário soteropolitano, baiano e brasileiro. Assim, apresenta-se o contexto histórico, político e sociocultural de criação, cursos oferecidos, ações de responsabilidade social e desenvolvimento regional e o compromisso com o respeito, valorização e promoção da diversidade. Para tanto, embasa-se na pesquisa documental, a partir de documentos normativos da instituição.
. |
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Fundação. Responsabilidade Social. Desenvolvimento Regional.
|
|
|
ENTRELAÇOS DAS MEMÓRIAS: 20 ANOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FACULDADE VISCONDE DE CAIRU.
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Geisa Arlete do Carmo Santos, Ivã Silva Alakija, Silvia Cristina Passos |
|
Título
|
ENTRELAÇOS DAS MEMÓRIAS: 20 ANOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FACULDADE VISCONDE DE CAIRU. |
|
Resumo/Abstract
|
Este artigo visa revisitar os 20 anos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Visconde de Cairu, entrelaçando memórias e experiências acumuladas ao longo dessas duas décadas. O objetivo é explorar o desenvolvimento histórico do curso, suas transformações ao longo do tempo, as contribuições de professores e estudantes, e o impacto na formação de pedagogos/as. Uma oportunidade para refletir criticamente sobre os avanços e desafios enfrentados, além da evolução das práticas pedagógicas e curriculares. O estudo revisita marcos importantes na trajetória do curso, destacando conquistas que melhoraram a qualidade da formação e as adaptações às mudanças nas diretrizes educacionais brasileiras, incluindo a incorporação de temas como educação para relações étnico-raciais, educação inclusiva, direitos humanos, língua brasileira de sinais e outros.
|
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Pedagogia. Memórias. Experiências. |
|
|
A BONITEZA DO SER, SABER E FAZER: POIESIS E ETHOS NA EXTENSÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA CAIRU
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Alexnaldo Teixeira Rodrigues, Silvia Cristina Passos. |
|
Título
|
A BONITEZA DO SER, SABER E FAZER: POIESIS E ETHOS NA EXTENSÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA CAIRU. |
|
Resumo/Abstract
|
O presente artigo constitui uma narrativa das ações de extensão do Curso de Pedagogia da Fundação Visconde de Cairu, que, em 2024, celebra duas décadas de atuação. Conquanto o foco deste artigo não seja uma análise direta da intersecção entre boniteza, poiesis e ética, conforme indicado no título, esses conceitos servem como referências implícitas na trajetória das atividades extensionistas do curso.
|
|
|
PESQUISA E ESTÁGIO COMO PRINCÍPIOS FORMATIVOS E CIENTÍFICOS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE VISCONDE DE CAIRU
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Jurandir de Almeida Araújo. |
|
Título
|
PESQUISA E ESTÁGIO COMO PRINCÍPIOS FORMATIVOS E CIENTÍFICOS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE VISCONDE DE CAIRU |
|
Resumo/Abstract
|
Este artigo tem como objetivo tecer uma análise teórico-crítica sobre pesquisa e estágio enquanto princípios formativos e científicos, no curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Visconde de Cairu. Ancorado na pesquisa de abordagem bibliográfica, no Projeto Pedagógico do Curso e entrevista com uma docente, o estudo evidenciou que a pesquisa atrelada ao estágio supervisionado, no curso de pedagogia, se constitui em uma possibilidade de preparar o/a futuro/a professor/a em um/ profissional reflexivo/a de sua ação e pesquisador/a no desenvolvimento da sua prática educativa.
|
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Formação Docente. Pesquisa. Estágio.
|
|
|
ENTRE O SER, O APRENDER E O FAZER PEDAGÓGICO: O LUGAR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA EAD DA FACULDADE VISCONDE DE CAIRU
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Deyse Luciano de Jesus Santos |
|
Título
|
ENTRE O SER, O APRENDER E O FAZER PEDAGÓGICO: O LUGAR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA EAD DA FACULDADE VISCONDE DE CAIRU |
|
Resumo/Abstract
|
Este artigo tem como objetivo compreender como as tecnologias digitais vem influenciando e complexificando as relações socioeducacionais nos cursos de formação de professores/as, em particular no curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância, da Faculdade Visconde de Cairu. A discussão partiu do conceito de educação, analisando como a tecnologia está presente no cotidiano dos jovens e como ela tem influenciado o processo de aprendizagem, assim como, os novos conceitos de leitura e interpretações de mundo, vêm influenciando as atuais relações sociais. Os dados apresentados foram coletados pela autora, que na condição de professora pesquisadora, tem em sua prática docente um campo empírico de grande relevância a sua produção científica.
|
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Tecnologias. Redes Sociais. Pedagogia. Educação a distância.
|
|
|
|
|
SEGUNDA SEÇÃO |
|
LITERATURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUÇÃO DO SABER E IMERSÃO AO MUNDO FANTASIA
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Jucilene Conceição Santos, Michele Alves Santos, Jurandir de Almeida Araújo. |
|
Título
|
LITERATURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUÇÃO DO SABER E IMERSÃO AO MUNDO FANTASIA |
|
Resumo/Abstract
|
O presente estudo tem como objetivo analisar a importância da literatura e da contação de história na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, desenvolvida a partir de estudos que tratam da temática em questão. O estudo evidenciou que a literatura infantil tem o poder de inspirar a imaginação, a curiosidade e a criatividade das crianças, levando-as a diferentes universos, onde podem enfrentar desafios, resolver problemas e, assim, aprender valores, princípios e conceitos importantes para sua formação. Além de enriquecer o vocabulário e aprimorar as habilidades linguísticas, a literatura fomenta o desenvolvimento cognitivo. Ao ouvir ou ler uma história, a criança é instigada a pensar, refletir, fazer conexões, prever acontecimentos e desenvolver sua capacidade crítica, além disso, os personagens oferecem modelos, positivos ou negativos, que a ajuda a entender o mundo, as relações humanas e a si mesma.
. |
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Literatura. Educação Infantil. Aprendizagem.
|
|
|
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA A APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO NA INFANTIL.
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Crislane Falcão dos Santos, Telma Lima Cortizo |
|
Título
|
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA A APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO NA INFANTIL. |
|
Resumo/Abstract
|
Este artigo tem como objetivo analisar a importância da afetividade na aprendizagem e desenvolvimento da criança no ambiente escolar da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, desenvolvida com quatro professoras de uma creche escola localizada na cidade de Salvador, Bahia. O estudo destacou a relevância das relações afetivas entre professores e alunos para o desenvolvimento social, cognitivo e emocional das crianças. Para que essas crianças possam se desenvolver é fundamental que se sintam seguras e acolhidas pelos adultos ao seu redor.
|
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Afetividade. Educação Infantil. Aprendizagem. |
|
|
INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Rhejanne Araújo Pacheco, Ironeides Alves do Nascimento, Jurandir de Almeida Araújo |
|
Título
|
INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. |
|
Resumo/Abstract
|
Esse estudo tem como objetivo analisar os desafios e possibilidades na inclusão de crianças autistas na sala de aula das escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, desenvolvida a partir de estudos que tratam da temática em questão. Como resultado, o estudo evidenciou que os desafios na inclusão de crianças com TEA, na sala de aula da referida etapa da Educação Básica, envolvem a carência na formação do professor para atuação frente ao estudante com deficiência e diferentes transtornos, a falta do atendimento especializado, entre outros fatores. Destaca-se como possibilidades de inclusão destes estudantes na sala de aula, o uso do lúdico e das tecnologias assistivas, do plano de ensino individualizado, bem como a iniciativa de conhecer as necessidades especificas de cada estudante, de modo a contribuir no seu desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, físico e emocional.
|
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Transtorno do espectro autista. Ensino Fundamental. Inclusão.
|
|
|
INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS DO COMPONENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES COM DISLEXIA DO 3° E 4° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Tatiane Santos Ferreira, Cesar Costa Vitorino. |
|
Título
|
INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS DO COMPONENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES COM DISLEXIA DO 3° E 4° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
|
Resumo/Abstract
|
Este artigo é parte de uma investigação realizada no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da primeira autora, no curso de Licenciatura em Pedagogia, da Fundação Visconde de Cairu (FAVIC), tendo o segundo autor como orientador. A dislexia é um transtorno que impacta na aquisição de habilidades de leitura e escrita, com foco nos desafios enfrentados por estudantes disléxicos nos 3º e 4º anos do ensino fundamental I, que têm entre 8 e 9 anos no contexto brasileiro, e explora os efeitos na inserção social. O objetivo geral consistiu em identificar instrumentos pedagógicos que atendam às necessidades desses estudantes, com ênfase na língua materna, visando uma educação mais respeitosa e significativa. Propõe-se uma mediação por meio de instrumentos que reconheçam e respeitem sua individualidade. A metodologia adotada é exploratória, baseada em levantamento bibliográfico. A pesquisa ressalta a importância de instrumentos pedagógicos adequados, de identificação precoce e de colaboração da equipe multidisciplinar, enfatizando a importância de abordagens personalizadas para possibilitar que o discente disléxico supere os desafios e alcance seu potencial máximo.
|
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
dislexia; estudante; ensino e aprendizagem; língua portuguesa.
|
|
|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERCURSO SOCIAL E ESCOLAR DE UMA ESTUDANTE COM PARALISIA CEREBRAL
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Tatiana de Jesus Carvalho, Elisete Santana da Cruz França |
|
Título
|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERCURSO SOCIAL E ESCOLAR DE UMA ESTUDANTE COM PARALISIA CEREBRAL |
|
Resumo/Abstract
|
Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e as oportunidades encontradas por uma estudante com paralisa cerebral em seu percurso escolar e social. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, inspirada pesquisa biográfica e na história de vida de Claudenice Almeida Carvalho Mulher negra, 52 anos de idade com paralisia cerebral parcial, residente em Salvador, em que se estabelece uma relação do seu percurso escolar e social com a temática da inclusão social e escolar no contexto atual. Como resultado, o estudo evidenciou que o processo de inclusão de alunos com paralisia cerebral no sistema educacional ainda é algo em expansão, e que, atualmente, é notório a preocupação em buscar investimento nos aspectos estruturais e curriculares, pois fazem uma grande diferença na aprendizagem e desenvolvimento destes estudantes.
|
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Recurso. Criatividade. Inovação.
|
|
|
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Alane Teixeira, Marialda Fonseca Pinho
|
|
Título
|
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
Resumo/Abstract
|
Este artigo tem como objetivo compreender a importância do brincar no processo de ensino aprendizagem da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, desenvolvida com quatros professoras que atuam na sala de aula da Educação Infantil. Como resultado, o estudo evidenciou que os educadores precisam valorizar e incorporar o brincar de forma significativa em suas práticas pedagógicas, reconhecendo sua importância no desenvolvimento infantil. As professoras entrevistadas ressaltaram que o educador desempenha um papel crucial na educação infantil, atuando como mediador entre a criança, o conhecimento e o acolhimento, proporcionando a atenção e os cuidados necessários para uma aprendizagem produtiva. Além disso, é fundamental que o educador organize o espaço infantil de maneira que o ambiente promova harmonia nos aspectos psicológicos e cognitivos da criança, criando um ambiente afetivo e propício ao desenvolvimento.
|
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Educação Infantil. Brincar. Ensino Aprendizagem. .
|
|
|
BRINCADEIRAS DE RUA E SUAS COMPLEXIDADES: UM ESTUDO DE CASO NO BAIRRO DOS BARRIS - CENTRO SALVADOR/BA
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Ester Matos, Mariana Sena, Marialda Fonseca Pinho |
|
Título
|
BRINCADEIRAS DE RUA E SUAS COMPLEXIDADES:
UM ESTUDO DE CASO NO BAIRRO DOS BARRIS - CENTRO SALVADOR/BA |
|
Resumo/Abstract
|
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre as brincadeiras de rua e suas complexidades, a partir de uma pesquisa relacionada a um estudo de caso realizado entre os anos de 2020 até 2023, no bairro dos Barris, localizado na cidade de Salvador-Bahia. Diante da elaboração da construção teórica desse artigo, estaremos reforçando as contribuições das brincadeiras de rua para a geração de convivência urbana e a prática de saberes, bem como também para o desenvolvimento de aprendizagens entre os brincantes. A pesquisa é fundamentada nos estudos de Norbert Elias (1994), Huizinga (2000), Kishimoto (2009), dentre outros. Durante a elaboração dessa pesquisa, identificamos as complexidades no processo das brincadeiras de rua, referentes a infraestrutura e socialização entre os brincantes.
|
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Educação Infantil. Brincar. Ensino Aprendizagem. .
|
|
|
CRECHE ESCOLA COMUNITÁRIA: DESAFIOS, CONQUISTAS E IMPACTOS NO CAMPO EDUCACIONAL E SOCIAL
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Railda do Bomfim Vasconcelos, Raquel Alves Sobrinho |
|
Título
|
CRECHE ESCOLA COMUNITÁRIA: DESAFIOS, CONQUISTAS E IMPACTOS NO CAMPO EDUCACIONAL E SOCIAL |
|
Resumo/Abstract
|
O objetivo deste estudo é analisar os desafios e as possibilidades encontradas para a efetivação de um espaço educativo que potencialize a formação integral de crianças e adolescentes a partir de uma escola comunitária. A metodologia utilizada foi pesquisa de campo de abordagem qualitativa, desenvolvida com a equipe gestora, mediante questionário. A pesquisa revelou a importância da escola pesquisada e da participação da comunidade local, em prol de uma sociedade mais justa e equitativa.
|
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Educação Infantil. Creche Escola Comunitária. Educação Popular e participativa.
|
|
|
|
|
TERCEIRA SEÇÃO |
|
PRIMEIRO ESTUDANTE NEGRO FORMADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FACULDADE VISCONDE DE CAIRU |
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Jean Santos |
|
Título
|
PRIMEIRO ESTUDANTE NEGRO FORMADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FACULDADE VISCONDE DE CAIRU |
|
Resumo/Abstract
|
É com alegria que venho, por meio deste relato, expressar minha felicidade em poder, hoje, dizer que, ao longo dos vinte anos de história do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Visconde de Cairu, fui o primeiro estudante negro, periférico e do sexo masculino a se formar nesse curso, que transformou a minha vida. Sou pedagogo desde 16 de agosto de 2008 e pós-graduado em 2012 pela Fundação Visconde de Cairu, no Instituto Superior de Educação - FVC-ISE.
|
|
|
RELATO DE UM EX-ALUNO DA FACULDADE VISCONDE DE CAIRU: IMPORTÂNCIA, APRENDIZAGENS, VIVÊNCIAS E EXPERIENCIA PROFISSIONAL
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Paulo César Santos |
|
Título
|
RELATO DE UM EX-ALUNO DA FACULDADE VISCONDE DE CAIRU: IMPORTÂNCIA, APRENDIZAGENS, VIVÊNCIAS E EXPERIENCIA PROFISSIONAL |
|
Resumo/Abstract
|
O curso de Licenciatura em Pedagogia prepara profissionais capazes de compreender e colaborar para a melhoria da qualidade da educação em nosso país, promovendo uma formação voltada para a transformação social. Nesse contexto, o curso de Pedagogia me ofereceu inúmeras oportunidades de trabalho e ampliou meus conhecimentos. Além de proporcionar habilidades essenciais, como o atendimento a alunos com deficiências e transtornos, o curso é fundamental para a organização das práticas pedagógicas e para a implementação de propostas educativas eficazes, garantindo a consistência das ações pedagógicas e administrativas.
|
|
|
|
MINHA EXPERIÊNCIA DISCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FACULDADE VISCONDE DE CAIRU.
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Carla Reis |
|
Título
|
MINHA EXPERIÊNCIA DISCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FACULDADE VISCONDE DE CAIRU |
|
Resumo/Abstract
|
Me chamo Carla Reis e começo esse relato agradecendo ao Prof. Dr. Jurandir Araújo pela oportunidade de expressar meu mais puro sentimento de alegria e satisfação em ter cursado Pedagogia na Faculdade Visconde Cairu.
|
|
|
|
A PEDAGOGIA ACOLHE E RESIGNIFICA: BREVE RELATO SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FACULDADE VISCONDE DE CAIRU.
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Edleusa Aragão Santos |
|
Título
|
A PEDAGOGIA ACOLHE E RESIGNIFICA: BREVE RELATO SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FACULDADE VISCONDE DE CAIRU. |
|
Resumo/Abstract
|
Ao escolher uma profissão, estamos traçando um caminho que, certamente, está alinhado com nossas afinidades e que nos proporcionará satisfação tanto pessoal quanto profissional. Minha escolha foi motivada por diversos fatores, sendo um dos principais e mais importantes o meu crescimento pessoal. Através dos conhecimentos adquiridos, dos diálogos ao longo da formação acadêmica e das experiências vividas, percebi que minha trajetória de vida estaria incompleta sem ter vivenciado e mergulhado na riqueza da Pedagogia. As diversas possibilidades oferecidas pelo ensino e aprendizagem, o fazer pedagógico e os conhecimentos para atuar em diferentes espaços de aprendizagem me trazem grande satisfação, e pensar que, como profissional, posso contribuir diretamente para a formação de pessoas é extremamente gratificante.
|
|
|
|
EXPERIÊNCIA DE UMA JOVEM SENHORA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FACULDADE VISCONDE DE CAIRU
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Iara Maria de Deus Jesus da Silva |
|
Título
|
EXPERIÊNCIA DE UMA JOVEM SENHORA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FACULDADE VISCONDE DE CAIRU |
|
Resumo/Abstract
|
Em 2014, tive a oportunidade de cursar Pedagogia, num momento em que já achava que todas as minhas chances tinham se esgotado, pois já não era mais jovem. Havia passado por outras tentativas sem sucesso, e não sabia que seria acolhida por uma faculdade que, inicialmente, pensei ser frequentada apenas por pessoas financeiramente abastadas. No entanto, estava enganada; fui muito bem recebida.
Eu tinha mais de cinquenta anos, era viúva, mulher, negra. Esses fatores, contudo, não foram obstáculos suficientes para sufocar o desejo de uma idosa de se tornar universitária e futura pedagoga.
|
|
|
|
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FACULDADE VISCONDE DE CAIRU: O COMEÇO DE UMA NOVA JORNADA
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Patrícia Santos Falcão de Oliveira |
|
Título
|
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FACULDADE VISCONDE DE CAIRU: O COMEÇO DE UMA NOVA JORNADA |
|
Resumo/Abstract
|
Sou Patrícia Santos Falcão de Oliveira, licenciada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Visconde de Cairu. Tenho experiência em Educação Infantil e, atualmente, atuo no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Foi na Cairu que desenvolvi muito do que já existia em mim, mas que estava adormecido devido a uma educação básica tradicional que não incentivava a reflexão, a criticidade e o questionamento. Iniciei a faculdade em 2018.1, aos quarenta e cinco anos de idade, e foi um enorme desafio, já que havia concluído o ensino médio aos dezoito anos.
|
|
|
|
DA VENDA DE SALGADOS À SALA DE AULA: A PEDAGOGIA COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO |
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Railda Santos Menezes |
|
Título
|
DA VENDA DE SALGADOS À SALA DE AULA: A PEDAGOGIA COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO |
|
Resumo/Abstract
|
Ao olhar para trás e refletir sobre minha jornada no curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade Visconde de Cairu, percebo a quão significativa foi cada etapa desse caminho de aprendizado e descobertas. Desde o primeiro dia de aula até os momentos finais da graduação, fui constantemente desafiada a ampliar meus horizontes, a questionar minhas concepções de mundo e a desenvolver uma compreensão mais profunda sobre a educação e seu papel transformador na sociedade brasileira, baiana e soteropolitana.
|
|
|
TECENDO SABERES NA CAMINHADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FACULDADE VISCONDE CAIRU.
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Suzana Felipe Miranda Argolo |
|
Título
|
TECENDO SABERES NA CAMINHADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FACULDADE VISCONDE CAIRU. |
|
Resumo/Abstract
|
A escolha pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia está profundamente ligada à minha história familiar e a um chamado pessoal. Em 2010, concluir minha primeira graduação em Enfermagem. Ao ingressar no mercado de trabalho, mesmo buscando aprimoramento e realizando uma especialização voltada para o atendimento em Emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), enfrentei muitas dificuldades. Passei anos tentando diversas formas de conseguir trabalhar como enfermeira sem sucesso, o que se tornou uma frustração tanto pessoal quanto profissional.
|
|
|
|
DE RETALHO EM RETALHO: CONSTRUINDO O CAMINHANDO E AMPLIANDO O SABER.
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Tamires de Paula |
|
Título
|
DE RETALHO EM RETALHO: CONSTRUINDO O CAMINHANDO E AMPLIANDO O SABER. |
|
Resumo/Abstract
|
O ano era 2013, eu, como sempre, cheia de sonhos, fui até uma feira de livros no antigo Centro de Convenções de Salvador e lá vi um stand da Fundação Visconde de Cairu. Quem estava presente? Minha amada mestra Geisa Arlete, que me recebeu de braços abertos e começou apresentando a proposta pedagógica da instituição e a falar sobre o curso de Pedagogia da FVC.
|
|
|
|
PEDAGOGIA NA FACULDADE VISCONDE DE CAIRU, MUDOU A MINHA VIDA, MUDOU A MINHA HISTÓRIA.
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Vânia Machado Lopes |
|
Título
|
PEDAGOGIA NA FACULDADE VISCONDE DE CAIRU, MUDOU A MINHA VIDA, MUDOU A MINHA HISTÓRIA. |
|
Resumo/Abstract
|
A Faculdade Visconde de Cairu foi onde tive o prazer de realizar duas graduações: a primeira em Ciências Contábeis (2008) e a segunda em Licenciatura em Pedagogia (2021). Ah! A segunda graduação marcou profundamente a minha vida e a minha história. Pedagogia foi um curso pelo qual me apaixonei do princípio ao fim, levando-me a perguntar: "Poxa, por que não fiz este curso antes?"
|
|
|
|
|
|
QUARTA SEÇÃO |
|
As Origens da Fundação Visconde de Cairu
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Teresa Vilaça |
|
Título
|
As Origens da Fundação Visconde de Cairu. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Marialda Pinho. |
|
Título
|
SILÊNCIO. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Joselita de Jesus Santos. |
|
Título
|
BELEZA NEGRA |
|
|
|
|
|
|
|
|
Autor/Author
|
|
|
Cleonice Almeida Silva Moura |
|
Título
|
NÃO CHORES. |
|
|
|
|