Revista - Nº 23 - Ano 14 - Jan 2024

QUALIS CAPES: B3 - Ensino, Educação, Interdisciplinar, Linguística e Literatura e Ciência da Computação.

  CONSELHO EDITORIAL

  CONSELHO CONSULTIVO

  EDITORIAL

TDAH NAS ESCOLAS: DESAFIOS PEDAGÓGICOS E ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO.
06
Autor/Author: Thais Vieira Gois dos Santos
 
Autor/Author
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Thais Vieira Gois dos Santos
 
Título
TDAH NAS ESCOLAS: DESAFIOS PEDAGÓGICOS E ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO.
 
Resumo/Abstract

Este artigo aborda a influência do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no ambiente educacional contemporâneo, explorando as dificuldades enfrentadas por professores e alunos. O objetivo é analisar as estratégias pedagógicas adotadas para promover a inclusão e desenvolvimento dos alunos com TDAH, destacando a preocupação com a medicalização excessiva. A pesquisa foi conduzida por meio da abordagem participante, envolvendo professores, pais e alunos em uma igreja local de Feira de Santana, Bahia. As práticas identificadas incluem a organização espacial da sala de aula e o estímulo à colaboração entre os alunos. Como embasamento teórico, utilizou-se autores como Carvalho (2000), Barkley (2022), Albano et al. (2021) e Silva (2009), para apresentarmos o TDAH, suas características voltadas ao relacionamento social do aluno, especialmente em contextos sociais, além da necessidade de práticas pedagógicas flexíveis e centradas no aluno. Conclui-se que a capacitação dos professores, a comunicação eficaz entre escola e família, e a reflexão sobre o papel da medicalização são essenciais para promover um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo. .

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Palavras-Chaves/Keywords

TDAH, estratégias pedagógicas, inclusão, medicalização, educação.

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O A TUTELA PENAL DAS HETEROLESÕES CONSENTIDAS: O DEBATE SOBRE DISPONIBILIDADE DOS BENS JURÍDICOS INDIVIDUAIS
21
Autor/Author: Lívia Cardoso Louzada.
 
Autor/Author
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Lívia Cardoso Louzada.
 
Título
A TUTELA PENAL DAS HETEROLESÕES CONSENTIDAS: O DEBATE SOBRE DISPONIBILIDADE DOS BENS JURÍDICOS INDIVIDUAIS
 
Resumo/Abstract

Esta pesquisa visa a examinar os limites da disponibilidade dos bens jurídicos e investigar a legitimidade das intervenções penais em casos de heterolesões consentidas. O problema reside no conflito entre duas orientações distintas: a primeira, dirigida por concepções paternalistas, nega a possibilidade de disposição de bens jurídicos e defende que as lesões praticadas por terceiros, mesmo com o consentimento do afetado, devem ser penalmente responsabilizadas. A segunda posição, por sua vez, adota a ideia de respeito à autonomia e defende a disponibilidade dos bens jurídicos individuais consoante a vontade autônoma do seu titular. Diante desse conflito, a pergunta que se pretende responder é se pode o indivíduo, dotado de autonomia, dispor de seus próprios bens jurídicos, renunciando à proteção exercida pelo direito penal. Para cumprir os objetivos traçados, foi utilizada a metodologia exploratória e bibliográfica, com abordagem lógico-dedutiva. Ao final, conclui-se pela ilegitimidade das normas penais paternalistas e defende-se a adoção de uma posição fundamentada no direito à autonomia e à autodeterminação.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Autonomia; Consentimento; Paternalismo; Cláusula dos Bons Costumes.
PLATAFORMAS EDUCACIONAIS GOOGLE FOR EDUCATION, MOODLE E BLACK BOARD: UM COMPARATIVO PEDAGÓGICO A FAVOR DA EDUCAÇÃO
46
Autor/Author: Cevaldo S. e Santos, Celso Barreto da Silva, Marcos Santos Leite
 
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Cevaldo S. e Santos, Celso Barreto da Silva, Marcos Santos Leite
 
Título
PLATAFORMAS EDUCACIONAIS GOOGLE FOR EDUCATION, MOODLE E BLACK BOARD: UM COMPARATIVO PEDAGÓGICO A FAVOR DA EDUCAÇÃO.
 
Resumo/Abstract

Este artigo examina as nuances das plataformas educacionais Google for Education, Blackboard e Moodle, destacando suas distintas abordagens para facilitar o aprendizado discente. O Google for Education, conhecido por sua integração transparente com as ferramentas do Google, promove a colaboração eficiente entre professores e alunos, com ênfase na facilidade de uso. Sua popularidade cresce em instituições onde o G Suite é amplamente adotado. O Moodle, uma plataforma de aprendizado de código aberto, destaca-se pela flexibilidade. Oferece uma variedade de módulos personalizáveis, permitindo que instituições moldem a plataforma de acordo com suas necessidades específicas. Sua robustez é particularmente evidente em contextos de ensino totalmente online, com recursos que incluem fóruns, avaliações e interação aluno-professor. Enquanto isso, o Blackboard emerge como uma solução integrada, atendendo tanto ao ensino superior quanto a outros níveis educacionais. Destaca-se pelos recursos avançados de análise e relatórios, proporcionando aos educadores insights valiosos sobre o desempenho dos alunos. A escolha entre essas plataformas depende das necessidades individuais das instituições. O Google for Education enfatiza a colaboração e é comumente adotado em escolas familiarizadas com as ferramentas do Google. O Moodle oferece flexibilidade excepcional, sendo particularmente eficaz em ambientes de aprendizado online, enquanto o Blackboard, conhecido por sua integração e recursos analíticos, é frequentemente preferido em instituições de ensino superior. Compreender essas diferenças é essencial para a seleção informada de plataformas que atendam às demandas específicas do ambiente educacional.

 



 
Palavras-Chaves/Keywords

Google for education. Blackboard. Moodle. Educação.

A PREVISÃO DO ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO PLANO INDIVIDUALIZADO DE ATENDIMENTO COMO MEDIDA DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI
59
Autor/Author: Carolina Souza Neris, Jonata Wiliam Sousa da Silva
 
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Carolina Souza Neris, Jonata Wiliam Sousa da Silva
 
Título
A PREVISÃO DO ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO PLANO INDIVIDUALIZADO DE ATENDIMENTO COMO MEDIDA DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI
 
Resumo/Abstract

O escopo do presente artigo tem por objeto o estudo da importância da aplicação da Lei 10.639/2003 (que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira") aos Planos Individualizados de Atendimento (PIA), assim como em projetos junto aos espaços escolares das unidades socioeducativas, como forma de auxílio a reintegração do adolescente em conflito com a lei. Através de revisão bibliográfica como metodologia, aponta-se que a inaplicabilidade da Lei 10.639/2003 gera violações ao direito a educação dos adolescentes internos e, consequentemente, cria embaraços na sua reintegração à sociedade. Conclui-se que há um longo caminho a ser percorrido para a correta aplicação da política educacional às medidas de internação, mas a efetivação deste direito fundamental à educação a partir de um olhar racializado é uma poderosa ferramenta para apontar para novos rumos no sistema socioeducativo

 
Palavras-Chaves/Keywords
Proteção integral. Adolescente em conflito com a lei. Educação. Relações étnico-raciais.
A COR DA JUSTIÇA: EXCLUSÃO DA POPULAÇÃO NEGRA DOS ESPAÇOS DE PODER NO JUDICIÁRIO BRASILEIRO
77
Autor/Author:Fernando José da Hora Lopes
 
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Fernando José da Hora Lopes.
 
Título
A COR DA JUSTIÇA: EXCLUSÃO DA POPULAÇÃO NEGRA DOS ESPAÇOS DE PODER NO JUDICIÁRIO BRASILEIRO
 
Resumo/Abstract

Neste trabalho, objetiva-se realizar uma análise crítica sobre o processo de exclusão da população negra dos espaços de poder no Judiciário brasileiro. Inicialmente, a presente pesquisa faz uma abordagem geral sobre as possíveis origens dessa exclusão, não só a partir da dificuldade de acesso aos cargos do Poder Judiciário, mas também abordando a dificuldade de acesso ao ensino superior em Direito. Logo em seguida, analisa-se a composição dos principais Tribunais Superiores do Judiciário Brasileiro, identificando qual a participação e representatividade da população negra nessas composições. Outra questão pretendida no presente trabalho é justamente identificar as principais medidas adotadas para a promoção da inclusão da população negra nesses espaços, a partir da análise de algumas ações afirmativas implantadas recentemente, bem como verificar qual a efetividade de tais medidas na promoção dessa inclusão. A metodologia a ser utilizada no presente artigo é a pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, fundamentada por pesquisa bibliográfica, estruturado na forma de ensaio bibliográfico.

 
Palavras-Chaves/Keywords
População; Negra; Exclusão; Poder.
A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA.
99
Autor/Author:Edielen da Silva dos Santos, Thaynara Martins Gomes, Jurandir de Almeida Araújo.
 
Autor/Author
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Edielen da Silva dos Santos, Thaynara Martins Gomes, Jurandir de Almeida Araújo.
 
Título
A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA.
 
Resumo/Abstract

O preconceito e a discriminação racial é um mal que acomete a nossa sociedade e infelizmente faz parte do cotidiano do povo brasileiro. Está presente em todos os espaços sociais, inclusive, no espaço escolar da Educação Infantil, em que se percebe que atitudes racistas são comuns e, muitas vezes, naturalizadas. Ante tal realidade, este artigo tem como objetivo analisar a contribuição da literatura afro-brasileira na construção da identidade da criança negra no ambiente escolar. Metodologicamente ancorada na pesquisa de campo de abordagem qualitativa, o estudo evidenciou a importância em se trabalhar a literatura afro-brasileira desde a mais tenra idade como forma de desconstruir práticas e atitudes racistas entre as crianças, uma vez que contribui significativamente para a construção da autoestima e identidade étnica positiva das crianças negras, assim como para o respeito e a valorização da diversidade étnico-racial.

 


 
Palavras-Chaves/Keywords

Educação Infantil. Literatura afro-brasileira. Identidade negra

CRIMES SEXUAIS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XIX
115
Autor/Author: Fernando José da Hora Lopes
 
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Fernando José da Hora Lopes
 
Título
CRIMES SEXUAIS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XIX
 
Resumo/Abstract

O Transtorno É inegável que a análise da legislação de determinada época deve levar em consideração os preconceitos e valores da sociedade nele inserida. Essa concepção impacta principalmente quando se trata do Direito Penal, e mais ainda quando se trata de crimes que envolvem a violação da dignidade sexual e da honra da vítima, visto que dependem dos valores morais adotados pela sociedade na qual o Direito foi estruturado. Dessa forma, corresponde ao objeto principal da presente pesquisa a abordagem da legislação penal brasileira do século XIX, especificamente no que concerne aos os crimes sexuais, que tinham as mulheres como vítimas preferenciais. Nesse contexto, o presente artigo se propõe a analisar a visão e a abordagem do direito brasileiro sobre os referidos tipos penais, a partir da análise da legislação penal do período em questão. No tocante às fontes históricas, o presente trabalho baseia-se nas análises e pesquisas realizadas por estudiosos da História do Brasil, principalmente do período da Primeira República, bem como de obras publicadas no final do século XIX. Além disso foram analisadas as leis penais publicadas no período pesquisado, especialmente os Códigos Penais de 1830 e 1890. A metodologia a ser utilizada no presente trabalho é a pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, fundamentada por pesquisa bibliográfica, sendo o trabalho estruturado na forma de ensaio bibliográfico.

 
Palavras-Chaves/Keywords

Crimes; Sexuais; Direito; História; Penal.

IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID 19 NA ALOCAÇÃO DE RECURSOS DE EMENDAS PARLAMENTARES PARA SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA PÚBLICA
136
Autor/Author: Jailson Duarte, Dionly Carlos da Silva Damião.
 
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Jailson Duarte, Dionly Carlos da Silva Damião.
 
Título
IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID 19 NA ALOCAÇÃO DE RECURSOS DE EMENDAS PARLAMENTARES PARA SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA PÚBLICA.
 
Resumo/Abstract

O objetivo deste trabalho é examinar o histórico de descentralização orçamentária para entender a contribuição de emendas parlamentares nos orçamentos da Saúde, Educação e Segurança Pública em momentos normais e de crise entre 2014 e 2023. Dessa forma, este trabalho de pesquisa está organizado com a apresentação do referencial teórico, para conceituação mais explícita da temática proposta, organizada em tópicos; depois, a apresentação da metodologia adotada e, por fim, as possíveis conclusões do estudo, ainda parciais, pois carecem de mais investigação do problema apresentado. O levantamento dos dados será feito através de acesso a dados abertos no portal da transparência do governo federal. O estudo auxilia os tomadores de decisão a entender como o contexto social, político e econômico em que se inserem impactam na distribuição do orçamento público através das emendas parlamentares.


 
Palavras-Chaves/Keywords

Pandemia; Orçamento Público; Emendas Parlamentares; distribuição orçamentária; Saúde; Educação; Segurança Pública.

DESEMPAREDAMENTO DA INF NCIA: A RELAÇÃO ENTRE A CRIANÇA E O MEIO AMBIENTE
156
Autor/Author: Mario Marcos Lopes.
 
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Mario Marcos Lopes.
 
Título
DESEMPAREDAMENTO DA INF NCIA: A RELAÇÃO ENTRE A CRIANÇA E O MEIO AMBIENTE
 
Resumo/Abstract

O desemparedamento da infância representa uma abordagem que busca reconectar as crianças com o meio ambiente natural em um mundo cada vez mais urbanizado e tecnológico. Ele se concentra em permitir que as crianças explorem, interajam e aprendam na natureza, promovendo uma conexão profunda com o ambiente e a compreensão da importância da preservação ambiental. O relacionamento entre a criança e o meio ambiente é fundamental para o desenvolvimento infantil em várias dimensões. A interação com a natureza contribui para o desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças, proporcionando um ambiente de aprendizado rico e diversificado. Além disso, promove a saúde, estimula a criatividade e o pensamento crítico, e ajuda as crianças a desenvolverem habilidades sociais e emocionais. A relação entre a criança e o meio ambiente também desempenha um papel vital na educação ambiental, capacitando as crianças a compreenderem os desafios ambientais globais e a se tornarem cidadãos responsáveis. Os adultos desempenham um papel fundamental na criação de oportunidades e ambientes propícios para o desemparedamento da infância, incentivando o tempo ao ar livre e a exploração da natureza. O desemparedamento da infância é uma abordagem essencial para promover o desenvolvimento saudável das crianças e a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a proteção do meio ambiente. Ao investir no relacionamento entre a criança e o meio ambiente, estamos moldando um futuro mais sustentável para as gerações futuras. Portanto, promover essa relação deve ser uma prioridade na educação e no desenvolvimento infantil, criando um caminho para um amanhã mais consciente e resiliente para todos.

 
Palavras-Chaves/Keywords

Educação Ambiental. Infância. Meio ambiente.



ENGRENAGENS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Explorando as Redes Neurais.
165
Autor/Author: Celso Barreto da Silva, Fábio Fonseca Barbosa Gomes, José Vicente Cardoso Santos.
 
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Celso Barreto da Silva, Fábio Fonseca Barbosa Gomes, José Vicente Cardoso Santos.
 
Título
ENGRENAGENS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Explorando as Redes Neurais.
 
Resumo/Abstract

Este artigo aborda o campo da inteligência artificial (IA), com foco nas redes neurais, essenciais para o aprendizado profundo. O objetivo geral é explorar a importância das redes neurais em avanços recentes, discutindo metodologias de treinamento e seu impacto em várias indústrias. Os objetivos específicos incluem: a) Introduzir a IA e a história das redes neurais. b) Explorar as metodologias de treinamento, com destaque para o TensorFlow. c) Analisar o referencial teórico, incluindo Deep Learning e Deep Learning with Python. d) Discutir resultados, como o uso de redes residuais em reconhecimento de imagem. e) Abordar a escalabilidade da IA e a visualização interativa de redes neurais. f) Enfatizar o impacto da IA e das redes neurais em diversas indústrias. g) Destacar a importância da pesquisa contínua para aprimorar a IA e as redes neurais. A metodologia deste estudo envolveu revisão bibliográfica e análise de dados relacionados à implementação de redes neurais e Deep Learning with Python. Resultados, como o uso de redes residuais em reconhecimento de imagem, são abordados. A discussão inclui a escalabilidade da IA e a visualização de redes neurais. O artigo destaca o impacto significativo da IA e das redes neurais em várias indústrias, enfatizando a necessidade de pesquisa contínua para seu aprimoramento.

 
Palavras-Chaves/Keywords

Inteligência Artificial, Redes Neurais, TensorFlow.



RACIALIDADE E PROCESSOS GRUPAIS: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA PSICOLOGIA INSTITUCIONAL NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM.
178
Autor/Author: Dilce Melo Santos, Pedro Lucas da Cruz de Oliveira
 
Autor/Author
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Dilce Melo Santos, Pedro Lucas da Cruz de Oliveira.
 
Título
RACIALIDADE E PROCESSOS GRUPAIS: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA PSICOLOGIA INSTITUCIONAL NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM.
 
Resumo/Abstract

Dentre as especificidades da educação, proporcionar um ambiente seguro e afetivo para a construção de um saber continuado e livre de amarras sociais não relacionadas a estereótipos e preconceitos, deve ser um deles. Os processos grupais por vezes reforçam conceitos teóricos já refletidos, tais como “minorias psicológicas” que possuem seu destino coletivo terceirizado a uma minoria seleta, tais implicações também podem ser percebidas no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, objetiva-se com a presente pesquisa discutir como aspectos grupais são fundamentais no contexto contemporâneo, bem como quais são suas influências na construção do pertencimento e da adaptabilidade dos estudantes. O presente estudo possui uma metodologia científica com abordagem descritiva, bibliográfica e qualitativa, utilizando os descritores em saúde: Fatores raciais, grupo social e educação, bem como artigos provenientes do indexador SciELO e livros ligados ao tema. Por fim, considera-se que após revisão de literatura, compreende-se que as questões raciais são sobretudo sociais e históricas, não se esgotando no passado e permanecendo predominantes inclusive no contexto educacional. Para tanto, pode-se publicizar que a historicidade deve ser resgatada para fundamentar eventuais entendimentos e análises de processos grupais múltiplos.

 
Palavras-Chaves/Keywords

Fatores raciais; Grupo social; Educação.



O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
199
Autor/Author: Cristiane Silva dos Santos, Vanessa Silva Conceição, Jurandir de Almeida Araújo
 
Autor/Author
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Cristiane Silva dos Santos, Vanessa Silva Conceição, Jurandir de Almeida Araújo.
 
Título
O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
 
Resumo/Abstract

Este estudo tem como objetivo analisar como as atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e a aprendizagem significativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, adotou-se a pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Como resultado, o estudo revelou que o uso de jogos matemáticos no âmbito escolar potencializa o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos estudantes, bem como torna a aprendizagem da matemática mais significativa e prazerosa.

 
Palavras-Chaves/Keywords

Ensino Fundamental. Ludicidade. Jogos Matemáticos.



PISTA DE ORIENTAÇÃO: ATIVIDADE PARA A EDUCAÇÃO SOBRE O MEIO AMBIENTE E O TRÂNSITO COMO TEMAS TRANSVERSAIS DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NO IFMS – CAMPUS CAMPO GRANDE
215
Autor/Author: Wellington da Silva Dutra, Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos.
 
Autor/Author
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Wellington da Silva Dutra, Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos.
 
Título
PISTA DE ORIENTAÇÃO: ATIVIDADE PARA A EDUCAÇÃO SOBRE O MEIO AMBIENTE E O TR NSITO COMO TEMAS TRANSVERSAIS DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NO IFMS – CAMPUS CAMPO GRANDE
 
Resumo/Abstract

Este estudo apresenta a “Pista de Orientação” como uma abordagem alternativa para promover a educação sobre o meio ambiente e o trânsito como temas transversais no Ensino Médio Técnico Integrado do IFMS - Campus Campo Grande. A justificativa para essa pesquisa é a importância da Educação Ambiental para os estudantes do Ensino Médio Técnico, pois eles interagirão com o ambiente de diversas maneiras. Assim, o objetivo deste estudo é apresentar a concepção, desenvolvimento e aplicação do jogo “Pista de Orientação” para fomentar o ensino sobre o meio ambiente e o trânsito como temas transversais do ensino médio integrado no IFMS – Campus Campo Grande. Trata-se de um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa, contando com a participação dos alunos dos cursos técnicos integrados como sujeitos da investigação. A atividade “Pista de Orientação” foi desenvolvida em 5 etapas: a) roda de conversa, b) formação das equipes, c) regras do jogo; d) pista de orientação (jogo) e, e) feedback. Esse jogo estimulou o engajamento ativo dos alunos, incentivou a reflexão crítica e facilitou a construção do conhecimento. Portanto, a abordagem implementada proporcionou o aprimoramento do processo de ensino relacionado ao meio ambiente e ao trânsito. Discutir sobre preservação ambiental e trânsito é também compromisso da formação integrada promulgada pelos IFs, constituindo na inserção às dimensões estruturantes da vida, trabalho, ciência e cultura

 
Palavras-Chaves/Keywords

Meio ambiente. Trânsito. Ensino Médio.



CONTRIBUIÇÕES DO PERÍODO DE OBSERVAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: PERSPECTIVAS DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM TAUÁ-CE
232
Autor/Author: Marcelo Cota de Freitas, Daniel Azevedo de Brito, Leiliane Frota Correia Lima, Silvina Pimentel Silva
 
Autor/Author
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Marcelo Cota de Freitas, Daniel Azevedo de Brito, Leiliane Frota Correia Lima, Silvina Pimentel Silva.
 
Título
CONTRIBUIÇÕES DO PERÍODO DE OBSERVAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA: PERSPECTIVAS DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM TAUÁ-CE
 
Resumo/Abstract

A presente pesquisa analisa um momento crucial no processo formativo do educador, visando a compreensão dos impactos do período de observação do estágio supervisionado na formação docente. Ademais, busca descrever os aspectos considerados relevantes pelos alunos durante este período e verificar se os propósitos do estágio foram alcançados, avaliando o papel desta experiência na formação dos alunos. Os dados foram obtidos através da análise dos relatórios de estágio de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas, no VI e VIII semestres, durante o ano de 2018, em uma universidade pública no Ceará. As opiniões dos alunos foram pontuadas e interpretadas, com destaque para os aspectos gerais do estágio, especialmente para o período de observação. O estágio supervisionado desempenha um papel significativo na prática pedagógica, proporcionando ao aluno diversas experiências e uma imersão no ambiente de trabalho futuro, isto é, a escola e a sala de aula. Conclui-se que o sucesso na formação docente está estreitamente relacionado com as metodologias aplicadas, sobretudo aquelas empregadas durante o estágio supervisionado, enfatizando o período de observação e a progressão do aluno em relação à sua desenvoltura e familiaridade com o ambiente da sala de aula.

 
Palavras-Chaves/Keywords

formação docente; estágio de observação; formação inicial docente.



 
 
SECÇÃO CULTURAL DA CAIRU EM REVISTA
 
RESUMO DO FILME: O CLUBE DO IMPERADOR.
246
Autor/Author: Afonso Celso Magalhães Madeira
 
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Afonso Celso Magalhães Madeira.
 
Título
RESUMO DO FILME: O CLUBE DO IMPERADOR..
 
ENSAIO DOCUMENTO E DOCUMENTAÇÃO EM JEAN MEYRIAT: A INFORMATOLOGIA
249
Autor/Author: Afonso Celso Magalhães Madeira, Josuel Ferreira dos Santos
 
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Afonso Celso Magalhães Madeira, Josuel Ferreira dos Santos.
 
Título
ENSAIO DOCUMENTO E DOCUMENTAÇÃO EM JEAN MEYRIAT: A INFORMATOLOGIA.