Revista N° 12 - Volume XII - Ago de 2025

CONSELHO CONSULTIVO

EDITORIAL

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
11
Autor/Author: Fernanda Santos da Silva
 
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Fernanda Santos da Silva
 
Título
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
 
Resumo/Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar a importância do brincar para o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo das crianças na Educação Infantil. Trata- se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, realizada com três professoras que atuam nessa etapa de ensino. O estudo evidenciou que as educadoras reconhecem o brincar como prática essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Os dados revelam que, por meio do brincar, as crianças desenvolvem aspectos sociais, cognitivos, afetivos e motores, além de ampliarem sua capacidade criativa, autonomia e construção da identidade. Nessa perspectiva, o brincar é compreendido como recurso pedagógico insubstituível, que vai além da recreação, favorecendo a evolução e a construção do conhecimento infantil.

 



 
Palavras-Chaves/Keywords

Educação Infantil; Ludicidade; Ensino-aprendizagem; Desenvolvimento Infantil.



ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS E IDOSAS: COMO ALFABETIZAR LETRANDO?
33
Autor/Author: Layane Barbosa dos Santos
 
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Layane Barbosa dos Santos.
 
Título
ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS E IDOSAS: COMO ALFABETIZAR LETRANDO?.
 
Resumo/Abstract

Este trabalho tem como objetivo investigar como alfabetizar letrando no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando os conceitos, as origens e as práticas relacionadas à alfabetização e ao letramento. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, realizada com quatro professoras atuantes na EJA. Por meio do diálogo com autores especializados e da análise dos dados, a pesquisa aponta para a necessidade de estratégias que integrem alfabetização e letramento de forma contextualizada, valorizando as vivências e os saberes dos sujeitos da EJA. Os resultados indicam que o processo de alfabetização letrada mostra-se mais eficaz quando centrado nas realidades dos alunos, promovendo não apenas o domínio da leitura e da escrita, mas também a participação crítica e transformadora na sociedade.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Alfabetização; Letramento; Educação de Jovens e Adultos; Prática docente.

O ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL E O FRACASSO ESCOLAR.
48
Autor/Author: Elaine Cristina Santana Lima, Fabiane Soares Silva
 
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Elaine Cristina Santana Lima, Fabiane Soares Silva.
 
Título
O ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL E O FRACASSO ESCOLAR
 
Resumo/Abstract

O presente trabalho tem como objetivo compreender os fatores que contribuem para o fracasso escolar de adolescentes em conflito com a lei, analisando como os mecanismos de exclusão educacional se articulam às trajetórias de marginalização juvenil e ao sistema socioeducativo. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica, e discute como a escola pública, em vez de funcionar como espaço de pertencimento e emancipação, muitas vezes reforça práticas de punição, culpabilização individual e exclusão. O estudo também evidencia o silêncio da área educacional diante das especificidades desses sujeitos, bem como os desencontros entre a escola e o sistema socioeducativo. Defende-se, por fim, que a reintegração escolar deve ser entendida como eixo central de qualquer proposta de responsabilização juvenil, exigindo ações intersetoriais comprometidas com a escuta, o reconhecimento e a justiça social.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Fracasso escolar. Ato infracional. Medida socioeducativa. Exclusão escolar. Adolescentes.

PARA ALÉM DAS LEIS: REFLEXÕES SOBRE O ACESSO E A PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
72
Autor/Author: Diogo Magno Rocha Santana
 
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Diogo Magno Rocha Santana
 
Título
PARA ALÉM DAS LEIS: REFLEXÕES SOBRE O ACESSO E A PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
 
Resumo/Abstract

Este artigo resulta da escrivivência e dos estudos sobre o processo de escolarização de pessoas com deficiência. Tem como objetivo compreender as narrativas de quem vive o dia a dia escolar e apontar caminhos, possibilidades e reflexões sobre o lugar da diversidade humana na escola. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. O estudo evidenciou a Educação Inclusiva como um processo coletivo, transdisciplinar e, acima de tudo, um ato de rebeldia contra todas as formas de exclusão e negação de direitos. Apontou ainda a ilogicidade da concepção de que a Inclusão Escolar é uma função exclusivamente pedagógica ou destinada apenas a pessoas com deficiência.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Educação Inclusiva. Docência. Diversidade. Escolarização. Família.

A HISTÓRIA DA INFÂNCIA DE JEAN: UMA EXPERIÊNCIA DE PEDAGOGIA HOSPITALAR
79
Autor/Author: Nicelene Lima da Cruz, Belina Almeida Pinto.
 
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Nicelene Lima da Cruz, Belina Almeida Pinto.
 
Título
A HISTÓRIA DA INFÂNCIA DE JEAN: UMA EXPERIÊNCIA DE PEDAGOGIA HOSPITALAR
 
Resumo/Abstract

O objetivo da presente pesquisa consiste em compreender os desafios da pedagogia hospitalar e como essa experiência atravessa a infância de Jean. A metodologia de abordagem qualitativa que se inspira na abordagem história de vida, metodologia que investiga o percurso e as vivências de uma pessoa ou um grupo, visando entender a conexão entre a trajetória pessoal e os contextos sociais e culturais. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a pedagogia hospitalar tem sido muito importante para o processo de evolução da criança internada. A narrativa de Jean e sua mãe, de uma infância vivenciada no âmbito hospitalar de Jean, demonstra os desafios que ainda envolvem essa modalidade, bem como sinalizam que a rotina escolar adaptada pode corroborar para a criança e a família no enfrentamento de uma situação de adoecimento, sendo um sopro de esperança e vida.



 
Palavras-Chaves/Keywords
História de vida. Educação. Infância. Pedagogia hospitalar.

DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
106
Autor/Author: Maria Luíza Alves Silva, Leila Teixeira Soares.
 
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Maria Luíza Alves Silva, Leila Teixeira Soares.
 
Título
DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
 
Resumo/Abstract

Este artigo analisa as dificuldades enfrentadas no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase nas práticas docentes. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, buscou compreender as percepções e estratégias de educadoras que atuam com turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Participaram do estudo duas professoras e uma coordenadora pedagógica de uma escola pública. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, permitindo identificar os principais desafios enfrentados no cotidiano escolar. Os resultados revelam que as dificuldades estão relacionadas à defasagem na aprendizagem prévia, à heterogeneidade das turmas e à escassez de recursos pedagógicos. Observou-se, ainda, que as docentes adotam diferentes estratégias para enfrentar esses obstáculos, demonstrando forte comprometimento com a aprendizagem dos estudantes. A pesquisa reforça a importância da escuta docente como instrumento essencial para compreender os processos de ensino e aprendizagem da leitura e escrita nos anos iniciais.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Alfabetização; Anos Iniciais; Ensino Fundamental; Prática Docente.

VEROCÍMETRO: UMA PROPOSTA PARA COMBATER AS NOTÍCIAS FALSAS
122
Autor/Author: Elisama Santos Silva, Matheus Santos de Jesus, Vitor Everton Lima dos Santos, Fabio Fonseca Barbosa Gomes, Celso Barreto da Silva, Rodrigo P. V. Bôa.
DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO CUIDADO PSICOLÓGICO AO IDOSO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE ENTREVISTA COM PSICÓLOGO.
146
Autor/Author: Francisco Cláudio Soares, Antonio Geison Oliveira, João Paulo Machado Medeiros, Renata Campos, Marcela Santos Rocha, Jayce L. L. Callou.
 
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Francisco Cláudio Soares, Antonio Geison Oliveira, João Paulo Machado Medeiros, Renata Campos, Marcela Santos Rocha, Jayce L. L. Callou.
 
Título
DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO CUIDADO PSICOLÓGICO AO IDOSO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE ENTREVISTA COM PSICÓLOGO.
 
Resumo/Abstract

Este estudo qualitativo examina desafios e potencialidades do cuidado psicológico da população idosa, a partir de uma entrevista semiestruturada com um psicólogo atuante em Salvador/BA. A análise dos dados abordou temas como desenvolvimento psíquico, escuta empática e promoção da autonomia dos idosos. Destacou-se a relevância do combate ao etarismo e de reconhecer o idoso como um agente ativo em seu processo de envelhecimento. Foram identificados desafios enfrentados pelos profissionais na prática clínica, como a necessidade de escuta qualificada e atualização constante dos psicólogos que lidam com o público idoso. O estudo ressalta que o cuidado psicológico deve ser multidisciplinar, considerando fatores socioeconômicos, culturais, emocionais e físicos que afetam a saúde mental destes indivíduos. O papel do psicólogo é essencial para facilitar a autoaceitação e a reflexão sobre a própria história do paciente, promovendo um envelhecimento mais humano e significativo. A pesquisa conclui que a valorização do idoso e a construção de um ambiente de apoio social são fundamentais para garantir uma qualidade de vida digna e saudável na terceira idade.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Envelhecimento; Psicologia do Idoso; Cuidado.

A APLICAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA E SUA EFICÁCIA NA PROTEÇÃO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
172
Autor/Author: Cristiniana Belitardo Franca de Andrade, Jackson Ferreira dos Santos, Jéssica Freitas da Silva, Rosa Cleide Silva Pinto, Orientador: Prof. M. Sc. João Carlos Domingos da Silva
 
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Cristiniana Belitardo Franca de Andrade, Jackson Ferreira dos Santos, Jéssica Freitas da Silva, Rosa Cleide Silva Pinto, Orientador: Prof. M. Sc. João Carlos Domingos da Silva
 
Título
A APLICAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA E SUA EFICÁCIA NA PROTEÇÃO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
 
Resumo/Abstract

A Constituição Federal de 1988 estabelece a igualdade de direitos e obrigações entre homens e mulheres (art. 5º, I), princípio que fundamenta a proteção jurídica à mulher. Todavia, os índices de violência doméstica revelam a persistência de desigualdades de gênero, com as mulheres figurando como principais vítimas. Nesse contexto, foi editada a Lei n.º 11.340/2006 – Lei Maria da Penha –, com o objetivo de prevenir, punir e erradicar a violência doméstica e familiar contra a mulher. Este artigo analisa a aplicação e a efetividade da referida norma, por meio de abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica, estudo de casos concretos e dados estatísticos. Embora a lei represente um marco jurídico relevante, persistem entraves à sua plena eficácia, como a resistência institucional, a carência de capacitação dos agentes públicos e a insuficiência de políticas públicas. Conclui-se pela necessidade de ações integradas do Estado e da sociedade civil para garantir a efetiva proteção dos direitos das mulheres.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Feminicídio. Homicídio. Maria da Penha. Violência Doméstica.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL NA ERA DIGITAL: ESTRATÉGIAS, FERRAMENTAS E DESAFIOS NA GESTÃO ORGANIZACIONAL CONTEMPORÂNEA
202
Autor/Author: João Vitor Coutinho, Jonas Michael das Chagas Silva, Moisés Guimarães Moraes, Rodrigo Cunha Melo, Cevaldo S. e Santos.
 
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João Vitor Coutinho, Jonas Michael das Chagas Silva, Moisés Guimarães Moraes, Rodrigo Cunha Melo, Cevaldo S. e Santos.
 
Título
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL NA ERA DIGITAL: ESTRATÉGIAS, FERRAMENTAS E DESAFIOS NA GESTÃO ORGANIZACIONAL CONTEMPORÂNEA.
 
Resumo/Abstract

A comunicação empresarial é uma ação tomada pelas empresas para melhorar o relacionamento com o ambiente interno, sendo refletida no ambiente externo, onde no contexto da era digital, ela passou por grandes mudanças devido ao avanço constante da tecnologia, sendo essencial como uma ferramenta estratégica na gestão organizacional. Essa nova realidade trouxe ferramentas avançadas, como o marketing digital e como as redes sociais permitem que a empresa alcance os seus públicos. Além disso, a comunicação integrada enfatiza a uniformidade de informações entre diferentes canais e amplia o alinhamento estratégico. No entanto, essas mudanças também apresentam desafios significativos, ressaltando a necessidade de se adaptar e melhorar constantemente. Este artigo tem como objetivo explorar e descrever a importância da comunicação empresarial na era digital, destacando o seu papel e como ela age nas organizações, apresentando conceitos básicos da comunicação na tecnologia, evidenciando sua evolução e os seus desafios, onde serão discutidos tópicos que abrangem a comunicação e suas ferramentas digitais usadas nas empresas e nas melhores práticas para otimizar a interação com os stakeholders. O artigo utiliza uma metodologia qualitativa de natureza exploratória e descritiva, fundamentada em pesquisa bibliográfica.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Stakeholders. Comunicação integrada. Marketing digital.

OS DESAFIOS DOS JOVENS ADMINISTRADORES NO MERCADO DE TRABALHO
228
Autor/Author: Iasmin Tainara Oliveira dos Santos, Jamim Almeida Bispo Araújo, Sayonara Barbosa dos Anjos, Cevaldo S. e Santos.
 
Autor/Author
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Iasmin Tainara Oliveira dos Santos, Jamim Almeida Bispo Araújo, Sayonara Barbosa dos Anjos, Cevaldo S. e Santos
 
Título
OS DESAFIOS DOS JOVENS ADMINISTRADORES NO MERCADO DE TRABALHO
 
Resumo/Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos jovens administradores no mercado de trabalho contemporâneo, caracterizado por elevada competitividade, rápidas transformações tecnológicas e exigências de competências multifacetadas. A pesquisa adota abordagem qualitativa, de cunho exploratório, baseada em revisão bibliográfica e análise documental, complementada por dados estatísticos do Ministério do Trabalho e do Conselho Federal de Administração (CFA). Os principais entraves abordados são a falta de experiência prática, a necessidade de adaptação à cultura organizacional, as diferenças geracionais, a gestão de equipes diversas e os desafios tecnológicos enfrentados por jovens empreendedores. A Lei da Aprendizagem, os programas de estágio e trainee, o mentoring e o coaching são apresentados como instrumentos eficazes de inserção e desenvolvimento profissional. A análise evidencia, ainda, a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional, da educação continuada e do networking como estratégias de consolidação da carreira. Conclui-se que a superação desses desafios requer articulação entre políticas públicas, estratégias organizacionais e atitudes proativas dos próprios jovens administradores.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Lei da aprendizagem. Mentoring e Coaching. Cultura organizacional. Jovem empreendedor.

DESCARTE DE PRODUTOS ELETRÔNICOS: UMA ANÁLISE CONTEMPORÂNEA
252
Autor/Author: João Pedro J. da Cruz, Karine Nascimento Pinto, Maria Eduarda S. Dias, Mateus Henrique S. Almeida, Shawane Rosa S. Souza, Cevaldo S. e Santos.
 
Autor/Author
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João Pedro J. da Cruz, Karine Nascimento Pinto, Maria Eduarda S. Dias, Mateus Henrique S. Almeida, Shawane Rosa S. Souza, Cevaldo S. e Santos..
 
Título
DESCARTE DE PRODUTOS ELETRÔNICOS: UMA ANÁLISE CONTEMPORÂNEA
 
Resumo/Abstract

: Por conta do avanço populacional e do crescimento das áreas urbanas, o acúmulo de resíduos é comum nas metrópoles brasileiras. Um tipo de resíduo que vem crescendo no cenário brasileiro são os resíduos originados dos produtos eletrônicos. Os produtos eletrônicos devem ser descartados de maneira diferente dos resíduos domésticos. À medida que os produtos eletrônicos são incorretamente descartados, seus componentes químicos entram em contato com a natureza, acarretando na poluição do solo e das águas. A pesquisa realizada indica que, ao mesmo tempo em que as pessoas sabem dos impactos negativos que o descarte incorreto de produtos eletrônicos pode causar à natureza, devido à falta de conhecimento sobre as formas corretas de descarte, ainda utilizam métodos errôneos. Um dos fatores preponderantes, para o descarte incorreto de produtos eletrônicos, se deve a falta de conhecimento das pessoas em relação à localização dos pontos para descarte deste tipo de produto. Conclui-se, que a responsabilidade pelo descarte correto dos lixos eletrônicos deve ser compartilhada por fabricantes, comerciantes, distribuidores e clientes finais. Neste sentido, a logística reversa é um dos caminhos para ascensão da sustentabilidade e redução dos impactos ambientais.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Produtos eletrônicos. Impactos do descarte incorreto. Ponto de Entrega Voluntária.

ESG: A REVOLUÇÃO SUSTENTÁVEL NAS EMPRESAS E O SEU IMPACTO NO FUTURO ECONÔMICO E SOCIAL
274
Autor/Author: Fabiane Santos de Carvalho, Gabrielle Gomes Araujo Evangelista, Michael Felipe de Oliveira Correia, Cevaldo S. e Santos
 
Autor/Author
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Fabiane Santos de Carvalho, Gabrielle Gomes Araujo Evangelista, Michael Felipe de Oliveira Correia, Cevaldo S. e Santos
 
Título
ESG: A REVOLUÇÃO SUSTENTÁVEL NAS EMPRESAS E O SEU IMPACTO NO FUTURO ECONÔMICO E SOCIAL
 
Resumo/Abstract

O presente artigo tem como objetivo demostrar os desafios e os ensejos associados à implementação de práticas do ESG (Environmental, Social, Governance) nas empresas, ressaltando aspectos como a medição de resultados, inovação, gestão de recursos hídricos, e economia circular. Constata que a responsabilidade social e a preservação ambiental não são apenas modas passageiras, mas sim tendências fundamentais para o futuro das empresas e da sociedade. A incorporação dessas práticas no cotidiano corporativo contribui para uma sociedade mais justa e um meio ambiente mais protegido. As empresas, ao aderir gestões responsáveis e conscientes, não só atendem à crescente exigência dos consumidores por produtos éticos e sustentáveis, mas também se ajustam com o fortalecimento das normas ambientais e os desafios das mudanças climáticas. Além disso, o texto explica que empresas que se destacam em ESG têm uma vantagem competitiva, já que essas práticas contribuem para o aprimoramento de seu desempenho e oportunidades de mercado. A metodologia utilizada nesta produção científica foi a pesquisa bibliográfica com o auxílio da ferramenta Google Acadêmico



 
Palavras-Chaves/Keywords
: Meio Ambiente. Economia Circular. Recursos Hídricos. Parâmetro Empresarial.

INDICADORES DE DESEMPENHO (KPIS): HISTÓRIA, CONCEITOS E APLICAÇÕES CONTEMPORÂNEAS
282
Autor/Author: Deize Pereira Silva, Hamisaiane Santos Souza, Marília dos Santos Coutinho, Cevaldo S. e Santos.
 
Autor/Author
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Deize Pereira Silva, Hamisaiane Santos Souza, Marília dos Santos Coutinho, Cevaldo S. e Santos.
 
Título
INDICADORES DE DESEMPENHO (KPIS): HISTÓRIA, CONCEITOS E APLICAÇÕES CONTEMPORÂNEAS
 
Resumo/Abstract

Este artigo tem como objetivo demonstrar a importância dos KPIs na gestão empresarial, pois essa é uma das ferramentas essenciais para medir e acompanhar o desempenho organizacional, têm suas raízes na Revolução Industrial e se desenvolveram ao longo do tempo, adaptando-se às mudanças do cenário empresarial. A pesquisa demonstra a importância de alinhar os KPIs aos objetivos estratégicos da empresa, utilizando metodologias como o SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant, Time-bound). Neste estudo científico, também será trazido seus impactos ao longo dos anos no Brasil e no mundo. O artigo discute a relevância dos KPIs para a tomada de decisões, a melhoria contínua dos processos, o aumento da produtividade e a satisfação dos clientes. Além disso, aborda a influência dos KPIs na percepção dos colaboradores, motivando-os e engajando-os com os objetivos organizacionais. A metodologia utilizada na construção desse estudo foi a revisão bibliográfica. Serão apresentados os principais tipos de KPIs, como indicadores de produtividade, qualidade, financeiros e estratégicos. A pesquisa conclui que os KPIs são ferramentas indispensáveis para as empresas que buscam alcançar o sucesso a longo prazo, fornecendo uma visão clara e objetiva do desempenho organizacional e permitindo a tomada de decisões mais assertivas.



 
Palavras-Chaves/Keywords
KPIs. Indicadores de Desempenho. Gestão Empresarial. Performance. Melhoria Contínua.

MOBILIDADE URBANA: O ATUAL CENÁRIO DO SISTEMA DE ÔNIBUS NA REGIÃO DA CIDADE BAIXA EM SALVADOR/BA
300
Autor/Author: Beatriz de Jesus Assis, Emilly da França Santos, Evelin Silva Ventura, Luana Santos Santana, Cevaldo S. e Santos.
 
Autor/Author
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Beatriz de Jesus Assis, Emilly da França Santos, Evelin Silva Ventura, Luana Santos Santana, Cevaldo S. e Santos
 
Título
MOBILIDADE URBANA: O ATUAL CENÁRIO DO SISTEMA DE ÔNIBUS NA REGIÃO DA CIDADE BAIXA EM SALVADOR/BA
 
Resumo/Abstract

O trânsito é uma grande disputa por espaços físicos em detrimento de diferentes motivações por classes distintas. Sendo então a mobilidade urbana a consagração com êxito, facilidade e conforto do fator citado anteriormente, o presente artigo tem como principal objetivo realizar uma análise do atual sistema de ônibus na Cidade Baixa de Salvador, Bahia. A região pautada neste artigo apresenta uma alta demanda de utilização dos ônibus, entretanto a difícil acessibilidade a tais veículos em razão de uma baixa frota do sistema rodoviário, uma má distribuição da grade horária, além de problemas como a infraestrutura e congestionamento são entraves que geram um grande índice de insatisfação ao que tange o consumo desses ônibus. O descaso à mobilidade urbana gera déficit ao que tange o pleno acesso dos cidadãos aos espaços de ascensão social, locais de emprego ou estudo ocasionando na potencialização do desemprego, possibilidade de criação de áreas marginalizadas, além de uma desintegração dos setores sociais em uma população. Sendo assim, através de estudos bibliográficos, será analisado o atual panorama vivenciado pelos soteropolitanos e seus impactos no funcionamento logístico pleno do setor de transporte.



 
Palavras-Chaves/Keywords
Mobilidade Urbana. Transporte Público. Salvador.

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