Revista - Nº 26 - Ano 13 - Dez/Jan 2024

. QUALIS CAPES: B3 - Ensino, Educação, Interdisciplinar, Linguística e Literatura e Ciência da Computação.

  CONSELHO EDITORIAL

  CONSELHO CONSULTIVO

  EDITORIAL

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS: ESTRATÉGIAS PARA SUCESSO.
04
Autor/Author: Celso Barreto da Silva, Fabio Fonseca Barbosa Gomes, José Vicente Cardoso Santos
 
Autor/Author
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Celso Barreto da Silva, Fabio Fonseca Barbosa Gomes, José Vicente Cardoso Santos
 
Título
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS: ESTRATÉGIAS PARA SUCESSO.
 
Resumo/Abstract

Este artigo aborda a implementação de sistemas empresariais como elemento central da transformação digital nas organizações. A transição de processos manuais para sistemas automatizados é vital para alcançar eficiência operacional, tomada de decisão informada, competitividade, satisfação do cliente, redução de custos e conformidade com regulamentações. O objetivo geral deste estudo é descrever as etapas críticas para uma implementação de sistemas bem-sucedida. Os objetivos específicos são: 1) Analisar as melhores práticas para o planejamento estratégico e escolha do software adequado; 2) Avaliar a importância da formação de equipes e a realização de testes variados; 3) Examinar o impacto da fase piloto e do acompanhamento pós-implementação. A metodologia utilizada inclui uma abordagem baseada em revisão de literatura e análise comparativa de estudos de caso. Delineia-se para alcançar este objetivo a seguinte questão: Quais são as estratégias mais eficazes para garantir uma implementação bem-sucedida de sistemas empresariais? Os resultados mostram que uma implementação bem-sucedida pode levar a melhorias significativas na eficiência operacional, tomada de decisão informada e satisfação do cliente, conforme evidenciado neste trabalho. A análise destaca a importância do planejamento estratégico, escolha adequada de software, formação de equipes capacitadas, testes rigorosos, fase piloto bem planejada e acompanhamento contínuo pós-implementação. Conclui-se que a adoção dessas práticas pode ajudar as empresas a evitarem erros comuns e maximizar os resultados positivos de seus projetos de implementação de sistemas.

 
Palavras-Chaves/Keywords

Implementação de sistemas, Transformação digital, Eficiência operacional.



O PROJETO TECH4KIDS E A CONSTRUÇÃO DE SABERES NA ESCOLA PÚBLICA: Um Estudo nas Escolas Municipais de Salvador
15
Autor/Author: Thais Vieira Gois dos Santos, Ivana dos Santos Ribeiro
 
Autor/Author
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Thais Vieira Gois dos Santos, Ivana dos Santos Ribeiro
 
Título
O PROJETO TECH4KIDS E A CONSTRUÇÃO DE SABERES NA ESCOLA PÚBLICA: Um Estudo nas Escolas Municipais de Salvador
 
Resumo/Abstract

Este artigo discute a implementação do projeto piloto Tech4Kids em escolas municipais de Salvador, Brasil, como uma iniciativa pioneira na introdução de noções de ciência da computação no Ensino Fundamental I. O projeto utiliza tablets conectados à plataforma "ubbu", já adotada em diversos países, para oferecer um aprendizado fácil e divertido por meio de jogos interativos, vídeos animados e exercícios. O estudo destaca a relevância dessa abordagem tecnológica na construção de saberes em ambientes escolares públicos, examinando os impactos positivos na motivação dos alunos, na compreensão de conceitos fundamentais e no desenvolvimento de habilidades digitais. Para isso, toma-se por base os preceitos teóricos à luz de autores como Piaget (1976) e Vygotsky (1978) (Construtivismo); Ausubel (1968) (Teoria da Aprendizagem Significativa); e Ryan; Deci (1987); Wigfield; Eccles (1992; 2001) (Teoria da Motivação). Por meio de uma metodologia baseada em estudo bibliográfico, este artigo investiga teorias educacionais relacionadas ao uso da tecnologia digital na sala de aula, analisando como o projeto Tech4Kids se alinha a esses conceitos. Além disso, são apresentados resultados e discussões sobre a eficácia do projeto, considerações finais e sugestões para futuras pesquisas.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Tech4Kids; Educação Tecnológica; Escola Pública; Aprendizado Interativo; Ciência da Computação.
UM ESTUDO SOBRE OS RESULTADOS ENCONTRADOS PELA FISCALIZAÇÃO DOS CRCs DA REGIÃO NORDESTE NAS CONTABILIDADES E/OU PROFISSIONAIS CONTÁBEIS
32
Autor/Author: Jaine Nunes de Oliveira, Caroline de Souza dos Santos
 
Autor/Author
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Jaine Nunes de Oliveira, Caroline de Souza dos Santos
 
Título
UM ESTUDO SOBRE OS RESULTADOS ENCONTRADOS PELA FISCALIZAÇÃO DOS CRCs DA REGIÃO NORDESTE NAS CONTABILIDADES E/OU PROFISSIONAIS CONTÁBEIS
 
Resumo/Abstract

Observando os diversos escândalos éticos relacionados ao profissional contábil, os contadores devem estar atualizados em relação às normas e leis que regem a sua profissão e a conduta ética. Neste sentido, a presente pesquisa teve por objetivo analisar os resultados encontrados pela fiscalização dos CRCs da região nordeste nas contabilidades e/ou profissionais contábeis, nos anos de 2020 e 2021. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa conduzida por meio da análise documental através dos dados oriundos por meio do Portal da Transparência dos CRCs da região nordeste que abrangem o período de 2020 à 2021. Observou-se que houve um aumento de 27,13% das infrações cometidas no período de estudo, sendo a ocorrência mais comum, tanto em 2020, quanto em 2021, a organização contábil sem registro cadastral. Além disso, embora o número de diligências realizadas em 2021 tenha aumentado 11,38% em comparação à 2020, houve um decréscimo de 4,62% dos procedimentos gerais realizados. Ressalta-se, ainda, a dificuldade na coleta de dados devido ao pouco número de informações e a ausência de padronização dos dados encontrados, sugerindo-se que o CRC possa buscar o estabelecimento de um controle maior com relação à divulgação e disponibilização dessas informações, principalmente porque a ética se torna primordial no exercício da profissão contábil e estes dados podem contribuir no combate à corrupção no que diz respeito ao planejamento de ações antiéticas.

 



 
Palavras-Chaves/Keywords

Ética profissional. Contabilidade. Infrações.



RELAÇÕES ENTRE O USO DOS AGROTÓXICOS E A POLUIÇÃO DOS SOLOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
52
Autor/Author: Beatriz Firmino Lopes, Daniel Azevedo de Brito
 
Autor/Author
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Douglas Leoni Rodrigues Melo da Silva
 
Título
RELAÇÕES ENTRE O USO DOS AGROTÓXICOS E A POLUIÇÃO DOS SOLOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
 
Resumo/Abstract

Os agrotóxicos são substâncias com o intuito de minimizar pragas em lavouras, exterminando insetos que são altamente prejudiciais ao desenvolvimento das plantações. Os insumos são compostos por produtos como inseticidas, fungicidas, herbicidas e nematicidas, os pesticidas são constituídos por compostos orgânicos e inorgânicos. Contudo, o uso dos produtos citados tem ocasionado diversos malefícios à saúde humana e ao meio ambiente. Desta maneira, o objetivo geral do trabalho é realizar uma revisão bibliográfica para elucidar a poluição ambiental consequente do uso destes agentes químicos. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta investigação seguem uma abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica, através de consultas a artigos científicos no Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES sendo que para a busca utilizou-se o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os critérios de trabalhos foram: revistas de Quális B ou superior com trabalhos avaliados por pares e a faixa de anos de busca foi de 2013 a 2023. Como resultados, a pesquisa obteve que os pesticidas são frequentemente encontrados no meio ambiente e na sociedade, sendo responsáveis por controlar as pragas nas plantações, mas também trazendo riscos para a biodiversidade, danos ambientais, impactos negativos para os agricultores, assim como para os consumidores. Conclui-se que, cada vez mais os defensivos agrícolas estão prejudicando o solo, o ar, a água e a vida dos agricultores e consumidores.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Agrotóxicos. Meio Ambiente. Biodiversidade. Literatura.
ALGORITMOCRACIA: A VAPORIZAÇÃO DO EU
66
Autor/Author:Marco Aurélio Nascimento Amado, Marcus Tonete de Aragão
 
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Marco Aurélio Nascimento Amado, Marcus Tonete de Aragão
 
Título
ALGORITMOCRACIA: A VAPORIZAÇÃO DO EU
 
Resumo/Abstract

Discute-se como a evolução tecnológica nas últimas décadas, particularmente através dos algoritmos, tem transformado profundamente as dinâmicas sociais, culturais e individuais. Inspirados pelo conceito de governamentalidade de Michel Foucault, os algoritmos emergem como uma nova forma de poder que influencia tanto políticas públicas quanto comportamentos pessoais de forma quase imperceptível, levantando questões sobre liberdade e controle. A tecnologia, enquanto oferece oportunidades para a expressão da individualidade, também apresenta riscos de homogeneização cultural. A personalização em massa, embora prometa singularidade, muitas vezes limita a exposição a novas ideias e reforça bolhas culturais. A discussão se estende para os riscos éticos associados à privacidade, ao consentimento e à transparência no uso de algoritmos, destacando a necessidade de vigilância constante e de debates éticos profundos para garantir uma utilização justa e ética da tecnologia. Por fim, a interação digital é vista tanto como uma ferramenta de conexão quanto de isolamento, onde estratégias de resistência e reconquista da autonomia são essenciais para assegurar que as tecnologias promovam benefícios coletivos.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Algoritmocracia. Governamentalidade. Homogeneização cultura. Ética digital. Autonomia pessoal.
“LUTAR É BRIGAR PELO RESPEITO!”: OLHARES FEMININOS DE RIBEIRINHOS DO BAIXO SÃO FRANCISCO, ESTADO DE SERGIPE, BRASIL
98
Autor/Author:Douglas Leoni Rodrigues Melo da Silva, Verônica Nogueira Andrade Nascimento
 
Autor/Author
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Douglas Leoni Rodrigues Melo da Silva, Verônica Nogueira Andrade Nascimento
 
Título
“LUTAR É BRIGAR PELO RESPEITO!”: OLHARES FEMININOS DE RIBEIRINHOS DO BAIXO SÃO FRANCISCO, ESTADO DE SERGIPE, BRASIL
 
Resumo/Abstract

Este artigo busca apresentar o olhar feminino das mulheres pescadoras do Baixo São Francisco Sergipano, Brasil. Seguindo os fundamentos da História Oral de Meihy e Seawright, foram conduzidas entrevistas na Associação de Mulheres e Homens Pescadores Nossa Senhora Aparecida, localizada no povoado Serrão, município de Ilha das Flores, no estado de Sergipe. Foram colaboradoras a senhora Zilda Maria Alves de Souza, líder da associação e a senhora Simone Cristina Calumbi Zeferino, pescadora associada. As entrevistas contribuíram para aprofundar a compreensão sobre o universo de uma comunidade ribeirinha e pesqueira do município de Ilha das Flores (SE), marcada por profundas desigualdades socioeconômicas, patriarcado, problemas ambientais e diáspora dos jovens sob a perspectiva feminina.


 
Palavras-Chaves/Keywords
História Oral; Pescadoras; Rio São Francisco; Ilha das Flores-SE.
O PAPEL DO GESTOR EDUCACIONAL COMO MEDIADOR: PROMOVENDO UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DEMOCRÁTICO E PERSONALIZADO POR MEIO DO E-LEARNING
114
Autor/Author:José Roberto da Silva Júnior, Roberta Pasqualli
 
Autor/Author
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José Roberto da Silva Júnior, Roberta Pasqualli
 
Título
O PAPEL DO GESTOR EDUCACIONAL COMO MEDIADOR: PROMOVENDO UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DEMOCRÁTICO E PERSONALIZADO POR MEIO DO E-LEARNING
 
Resumo/Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo analisar conceitos, ferramentas e práticas metodológicas que possibilitem mudanças positivas na formação e atuação de gestores e no modo de gerir ambientes de aprendizagens Para que esta investigação tenha se concretizado, escolheu-se a metodologia de pesquisa do tipo bibliográfica que foi efetivada por meio de um levantamento de uma revisão teórica baseada nos pensamentos de Agostinho, Agostinho e Carvalho (2016), Buesa (2022), Chiavenato (2014), Cunha, Oliveira, Bezerra, Júnior e Gonçalves (2019), Freire (2015), Lévy (1999), Locastre, Alves e Santos (2023), Machado (2021), Mello, Almeida Neto e Petrillo (2002), Nascimento-e-Silva, Silva, Oliveira e Filho (2018), Santos (2014), Souza (2019), Souza (2020), Vicari (2021) e outras documentações educacionais. A abordagem tem carácter qualitativa, porque é muito útil para analisar as relações, opiniões e discursos presentes nas principais documentações sobre a temática mediante. Dentre os principais achados, foi possível concluir que: o gestor educacional precisa agir como um orientador e líder no processo de preparo dos seus liderados; a construção de uma cultura organizacional pautada em práticas democráticas e tecnológicas promovem uma formação integral para os estudantes; o Ciclo PDCA enriquece a gestão escolar ao propor ferramentas essenciais para alcançar os objetivos educacionais estabelecidos para o e-learning; a gestão educacional deve estar aberta às metodologias ativas e recursos multimídia, porque eles estimulam a reflexão e aplicação prática do conhecimento, aproximando teoria e prática por meio da personalização do ensino.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Ciclo PDCA. E-learning. Ensino-aprendizagem. Gestão Educacional.
O IMPACTO DA IA NA EDUCAÇÃO: O CASO DO CHAT GPT E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
125
Autor/Author:Cevaldo S. e Santos, Celso Barreto da Silva, Marcos Santos Leite
 
Autor/Author
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Cevaldo S. e Santos, Celso Barreto da Silva, Marcos Santos Leite
 
Título
O IMPACTO DA IA NA EDUCAÇÃO: O CASO DO CHAT GPT E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
 
Resumo/Abstract

Este artigo científico tem como objetivo informar os impactos que a Inteligência Artificial – IA pode exercer sobre as práxis pedagógicas, seus impactos e desafios. O artigo tem como metodologia a pesquisa bibliográfica que foi realizada em diversas fontes de disseminação do conhecimento como o Google Acadêmico e portais educacionais de grande relevância. Ele aborda a evolução histórica da IA na educação, desde os Sistemas Tutores Inteligentes – STIs, chegando até a contemporaneidade com a popularização de ferramentas como o tão conhecido ChatGpt. O estudo aponta que, apesar do entusiasmo gerado pelo ChatGPT - seu uso na educação (ensino e aprendizagem) precisa ser detalhadamente planejado para que se possa obter o melhor dessa tecnologia. Evitar plágio, a desinformação e a popularização de preconceitos, além de garantir que os docentes não percam seu papel de mediadores críticos no processo de ensino e aprendizagem são de fundamental importância para que a comunidade educacional não se perca nesse processo. A pesquisa concluiu que a formação contínua dos educadores, com ênfase não apenas nas habilidades técnicas, mas também nas implicações pedagogias de IA, é fundamental para a integração eficaz dessa tecnologia na educação contemporânea onde bons frutos poderão ser colhidos. Essa produção cientifica demonstra que, embora a tecnologia citada ofereça diversos avanços positivos, como a possibilidade de personalização da aprendizagem, criação de atividades – estudos de caso, questionários, vídeos, imagens, provas, testes, documentos, planilhas, tópicos para apresentações, textos diversos, inclusive atividades gamificadas, dentre outros, ela também levanta desafios, incluindo a necessidade de uma adaptação pedagógica por parte dos docentes e a criação de um ambiente equilibrado onde exista tecnologia e interação humana (docentes, discentes e IA) para que possa dar resultados mensuráveis. A sociedade contemporânea foi pega de surpresa pela pandemia do COVID-19 que acelerou a implementação de diversas tecnologias digitais no ensino e ao mesmo tempo revelou que alunos e professores não estavam preparados para usar essas ferramentas tecnológicas de forma eficaz

 
Palavras-Chaves/Keywords
IA. IAG. ChatGpt. Ensino Personalizado. Educação.
DA CENA AO DISCURSO: A PEDAGOGIA TEATRAL COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL
135
Autor/Author:Luiz Gustavo Grangeiro
 
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Luiz Gustavo Grangeiro
 
Título
DA CENA AO DISCURSO: A PEDAGOGIA TEATRAL COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL
 
Resumo/Abstract

O artigo intitulado "Da Cena ao Discurso: A Pedagogia Teatral como Ferramenta de Comunicação Profissional" explora a aplicação de técnicas teatrais, especialmente o Método Chubbuck, no desenvolvimento de habilidades comunicativas para profissionais de áreas não artísticas. A pesquisa discute a relevância da comunicação verbal e não verbal, da inteligência emocional e da liderança adaptativa em ambientes organizacionais contemporâneos. Baseando-se em autores como Daniel Goleman e Erving Goffman, o autor argumenta que o autoconhecimento, a escuta ativa e a adequação do "personagem social" são essenciais para a eficácia comunicativa e a construção de conexões interpessoais genuínas. O artigo também apresenta o curso "Eu Também Subo Neste Palco", desenvolvido para capacitar profissionais na aplicação prática das técnicas de atuação, enfatizando que a prática e a repetição são fundamentais para alcançar uma comunicação assertiva e autêntica. A pesquisa conclui destacando o potencial transformador das artes cênicas na qualificação de profissionais e lideranças e no engajamento de equipes.

 
Palavras-Chaves/Keywords
Método Chubbuck, comunicação profissional, inteligência emocional, oratória, pedagogia teatral.
POTENCIALIDADES DA ABORDAGEM (AUTO) BIOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) NO CURSO DE PEDAGOGIA
142
Autor/Author:Patrícia Júlia Souza Coelho
 
Autor/Author
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Patrícia Júlia Souza Coelho
 
Título
POTENCIALIDADES DA ABORDAGEM (AUTO) BIOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) NO CURSO DE PEDAGOGIA
 
Resumo/Abstract

O presente texto buscar relembrar o processo formativo de estudantes do curso de Pedagogia, da Fundação Visconde de Cairu (FVC), tendo como centralidade a importância da abordagem (auto) biográfica no processo da construção da identidade docente. Esta perspectiva configura-se como uma importante possibilidade teórico-metodológica para a formação docente, pois favorece aos/às estudantes o conhecimento de si, através das relações que estabelecem entre as suas experiências formativas com as aprendizagens experienciais adquiridas no decorrer de suas vidas. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de estudos bibliográficos sobre a referente temática, considerando, também, em seu bojo, o a investigação-formação proposta em um curso de Pedagogia, no âmbito do componente curricular Estágio Supervisionado VII, ofertado pela FVC, em que atuei como docente. Espera-se que as narrativas e as reflexões suscitadas neste texto ampliem o debate sobre os modelos formativos de professores (as), que, geralmente, enfatizam abordagem acumulativa de conhecimentos científicos e de técnicas, não considerando a capacidade reflexiva desses sujeitos sobre a sua itinerância pessoal entrelaçada com a sua caminhada formativo-profissional.

 
Palavras-Chaves/Keywords
(Auto)Biografia. Histórias de Vida. Formação Docente. Pedagogia.