CACÁ SUPORTE CACÁ .

Cursos de Extensão Ludicidade e aprendizagem: Mediação Lúdica na Educação – Módulo 1 – Básico

OBJETIVO:
Promover um espaço formativo que possibilite a compreensão da ludicidade como uma experiência interna e subjetiva de quem experiência, indo além da simples utilização de atividades lúdicas. A proposta busca favorecer processos de imersão, satisfação interna e significação pessoal, articulando teoria e prática pedagógica a partir de vivências sensíveis e reflexivas. O curso visa ainda contribuir para que os participantes ampliem seus repertórios e desenvolvam práticas educativas mais criativas, intencionais e humanizadas, especialmente nos anos iniciais e finais da Educação Básica.

CONTEÚDO:
Introdução à Ludicidade na Educação
Conceito de ludicidade e sua trajetória histórica na educação
Perspectivas teóricas (Kishimoto, Brougère, Vygotsky, Luckesi, D’Ávila)
Ludicidade como fenômeno
Planejamento de atividades com potencialidades lúdicas
Integração entre currículo, ludicidade e avaliação
Elaboração de planos de aula com foco no protagonismo do estudante
Práticas de ensino lúdicas contextualizadas

JUSTIFICATIVA:
Apesar dos avanços nas discussões sobre metodologias ativas e centradas no estudante, ainda nos deparamos, na realidade da Educação Básica, com práticas pedagógicas marcadas por aulas transmissionais e excessivamente conteúdistas. Nessa lógica, o cotidiano dos estudantes é frequentemente desconsiderado, assim como as diversas formas pelas quais eles podem construir conhecimentos com sentido, vinculados à sua realidade e às suas experiências.

PÚBLICO ALVO:
Estudantes de graduação das Licenciaturas, Pedagogia e áreas afins, professores da Educação Básica e demais interessados na temática da ludicidade como fenômeno de ensino e aprendizagem

MAIS INFORMAÇÕES

  • Investimento: R$ 227.00
  • Horário: 08:00 às 12:00
  • Local: Fundação Visconde de Cairu
  • Duração: 20h
  • OBSERVAÇÕES

    Data(s) de realização: Dias 16, 23, 30/08 e 06/09 às 08:00h às 12:00h

    Sábados pela manhã

    Informações: extensao@cairu.br
    Tel.: 71. 2108-8505 - Opção 4

  • Oferecemos os melhores preços no cartão de crédito e/ou boleto com a segurança PagueSeguro da UOL e certificação Cairu.

FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO

DIGITE SEU CPF (sem pontos e sem traço) Concordo que os dados pessoais fornecidos posteriormente serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.

MINISTRADOR
POR

Priscila Ramos

Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa GESTEC: Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (2024), Especialista em Gestão de Pessoas, pela Faculdade Tecnologia e Ciências (FTC) – (2011) e Graduada em Pedagogia com habilitação em coordenação (2009). Atualmente, integro a equipe multidisciplinar da Universidade Aberta no Instituto Federal da Bahia – UAB/IFBA.

VER Currículo Lattes

CONECTE-SE
COM A GENTE!

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades periodicamente.

FACULDADE VISCONDE DE CAIRU
R. do Salete, 50 - Barris, Salvador - BA, 40070-200 [ TRAÇAR ROTA ]
Tels.: (71) 2108-8505 / 8507 / 8509 / 8512
Zap: (71) 2108-8505

Copyright © Fundação Visconde de Cairu
Todos os Direitos Reservados.
VESTIBULAR 2025.2