Cursos de Extensão Dificuldades de Aprendizagem: sinais e sintomas; Análise, Identificação e intervenção precoces - Turma 1

OBJETIVO:
O curso visa capacitar os participantes para a identificação e análise dos principais sinais e sintomas referentes às Dificuldades de Aprendizagem (DA’s). Visa também orientá-los sobre o FICHA DE INSCRIÇÃO NÚCLEO DE EXTENSÃO CAIRU (NEC) que falar, como falar, o que fazer, como fazer, à medida que as dificuldades forem se apresentando, no decorrer do processo de desenvolvimento da aprendizagem. Finalmente, oferece esclarecimento quanto às formas de ajudar e intervir, no que diz respeito aos bloqueios ocasionados pelas DA’s, capacitando os participantes a contribuírem com a minimização do sofrimento e dos obstáculos enfrentados por aqueles que apresentam DA’s.

CONTEÚDO:
1. Aprendizagem: o que é aprendizagem; como ela ocorre; cérebro e aprendizagem; novidades da neuroeducação; pirâmide de aprendizagem de William Glasser; sistemas representacionais na aprendizagem; teste de sistemas representacionais, identificando o seu jeito de aprender melhor.
2. Dificuldades de Aprendizagem (DA’s): Breve histórico; Conceitos; Dificuldades de Aprendizagens Especificas (DAE): Dispraxia; Dislexia; Disgrafia; Discalculia; TDAH e Comorbidades; Perigos dos pseudodiagnósticos.
3. Diferença entre Dificuldade e Transtorno; incidência; profissionais competentes e suas especificidades; intervenção medicamentosa: prós e contras.
4. Sinais e sintomas: observação e identificação: o que fazer? Como fazer? Importância da capacitação do Educador e esclarecimento dos responsáveis.

JUSTIFICATIVA:
A Dificuldade de Aprendizagem afeta o comportamento, o processo de desenvolvimento e aquisição da aprendizagem. Não sendo diagnosticada precocemente e, por conta disto, sem receber o acompanhamento adequado, possivelmente favorecerá o risco de desenvolver inúmeras patologias, além de comprometer a vida como um todo, seja no âmbito pessoal, acadêmico, profissional e até social.

O desconhecimento por parte dos profissionais que atuam na área da educação, assim como dos pais e familiares com relação ao que seja, por exemplo, o Transtorno de Défict de Atencao e Hiperatividade (TDAH), tem sido fator decisivo para o sofrimento continuado e o reflexo negativo no futuro das crianças com essa patologia. Sendo assim, o esclarecimento e a orientação quanto às Dificuldades de Aprendizagem são de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento de um ambiente doméstico, educacional e social melhor.

PÚBLICO ALVO:
Futuros profissionais de psicologia, pedagogia, pais, familiares e todos que buscam esclarecimento nesse assunto.

MAIS INFORMAÇÕES

  • Investimento: R$ 200.00
  • Horário: 08:00 às 17:00
  • Local: ONLINE REMOTO
  • Duração: 20h
  • OBSERVAÇÕES

    DATA DE REALIZAÇÃO: 25/03/2023 e 01/04/2023 das 08:30h - 17h (sábados)

    INFORMAÇÕES: (71) 99952-3570

    OBS: As matrículas serão encerradas 7 dias antes do curso.

  • Oferecemos os melhores preços no cartão de crédito e/ou boleto com a segurança PagueSeguro da UOL e certificação Cairu.

FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO

DIGITE SEU CPF (sem pontos e sem traço) Concordo que os dados pessoais fornecidos posteriormente serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.

MINISTRADOR
POR

Roberta Almeida Santos Barbosa

Mestre em desenvolvimento humano e responsabilidade social (2013); Especialização em psicologia do trânsito (2013); Especialização em psicanálise (2011); Formação em psicanálise (2010); Especialização em clínica cognitiva comportamental (2009); Graduação em psicologia (2008); Aptidão para: atuar como psicóloga clínica no âmbito do desenvolvimento cognitivo, emocional, social e humano; analisar e intervir através das técnicas, avaliações e estudos psicométricos; lecionar em instituições de ensino superior, com vistas a preparar os alunos para o exercício profissional, promover o autoconhecimento e estudos de personalidade; prestar assistência à saúde mental em instituições privadas e publicas; realizar seleção e recrutamento de pessoal.

VER Currículo Lattes

CONECTE-SE
COM A GENTE!

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades periodicamente.

FACULDADE VISCONDE DE CAIRU
R. do Salete, 50 - Barris, Salvador - BA, 40070-200 [ TRAÇAR ROTA ]
Tels.: (71) 2108-8505 / 8507 / 8509 / 8512
Zap: (71) 2108-8505

Copyright © Fundação Visconde de Cairu
Todos os Direitos Reservados.
VESTIBULAR 2024.1