OBJETIVO:
O curso visa capacitar os participantes para a identificação e análise dos principais sinais e
sintomas referentes às Dificuldades de Aprendizagem (DA’s). Visa também orientá-los sobre o
FICHA DE INSCRIÇÃO
NÚCLEO DE EXTENSÃO CAIRU (NEC)
que falar, como falar, o que fazer, como fazer, à medida que as dificuldades forem se
apresentando, no decorrer do processo de desenvolvimento da aprendizagem.
Finalmente, oferece esclarecimento quanto às formas de ajudar e intervir, no que diz respeito
aos bloqueios ocasionados pelas DA’s, capacitando os participantes a contribuírem com a
minimização do sofrimento e dos obstáculos enfrentados por aqueles que apresentam DA’s.
CONTEÚDO:
1. Aprendizagem: o que é aprendizagem; como ela ocorre; cérebro e
aprendizagem; novidades da neuroeducação; pirâmide de aprendizagem de
William Glasser; sistemas representacionais na aprendizagem; teste de
sistemas representacionais, identificando o seu jeito de aprender melhor.
2. Dificuldades de Aprendizagem (DA’s): Breve histórico; Conceitos; Dificuldades
de Aprendizagens Especificas (DAE): Dispraxia; Dislexia; Disgrafia;
Discalculia; TDAH e Comorbidades; Perigos dos pseudodiagnósticos.
3. Diferença entre Dificuldade e Transtorno; incidência; profissionais
competentes e suas especificidades; intervenção medicamentosa: prós e
contras.
4. Sinais e sintomas: observação e identificação: o que fazer? Como fazer?
Importância da capacitação do Educador e esclarecimento dos responsáveis.
JUSTIFICATIVA:
A Dificuldade de Aprendizagem afeta o comportamento, o processo de desenvolvimento e
aquisição da aprendizagem. Não sendo diagnosticada precocemente e, por conta disto, sem
receber o acompanhamento adequado, possivelmente favorecerá o risco de desenvolver
inúmeras patologias, além de comprometer a vida como um todo, seja no âmbito pessoal,
acadêmico, profissional e até social.O desconhecimento por parte dos profissionais que atuam na área da educação, assim como
dos pais e familiares com relação ao que seja, por exemplo, o Transtorno de Défict de Atencao
e Hiperatividade (TDAH), tem sido fator decisivo para o sofrimento continuado e o reflexo
negativo no futuro das crianças com essa patologia. Sendo assim, o esclarecimento e a
orientação quanto às Dificuldades de Aprendizagem são de extrema importância para o
crescimento e desenvolvimento de um ambiente doméstico, educacional e social melhor.
PÚBLICO ALVO:
Futuros profissionais de psicologia, pedagogia, pais, familiares e todos que buscam
esclarecimento nesse assunto.
DATA DE REALIZAÇÃO: 25/03/2023 e 01/04/2023 das 08:30h - 17h (sábados)INFORMAÇÕES: (71) 99952-3570OBS: As matrículas serão encerradas 7 dias antes do curso.
Mestre em desenvolvimento humano e responsabilidade social (2013); Especialização em psicologia do trânsito (2013); Especialização em psicanálise (2011); Formação em psicanálise (2010); Especialização em clínica cognitiva comportamental (2009); Graduação em psicologia (2008); Aptidão para: atuar como psicóloga clínica no âmbito do desenvolvimento cognitivo, emocional, social e humano; analisar e intervir através das técnicas, avaliações e estudos psicométricos; lecionar em instituições de ensino superior, com vistas a preparar os alunos para o exercício profissional, promover o autoconhecimento e estudos de personalidade; prestar assistência à saúde mental em instituições privadas e publicas; realizar seleção e recrutamento de pessoal.
FACULDADE VISCONDE DE CAIRU
R. do Salete, 50 - Barris, Salvador - BA, 40070-200 [ TRAÇAR ROTA ]
Tels.: (71) 2108-8505 / 8507 / 8509 / 8512
Zap: (71) 2108-8505