O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: USO EFICIENTE DA ENERGIA
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Autor/Author: Adalberto Fernando Filho Sacramento; Carlos Roberto Sarmento; Lázaro da Silva Santos; Leandro dos Santos Gonzalez; Marcos Antonio Assis dos Santos; Paulo Henrique de Souza Junior; Renato Santos Lima; Victor Ramide da Costa Souza.
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Autor/Author
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Adalberto Fernando Filho Sacramento; Carlos Roberto Sarmento; Lázaro da Silva Santos; Leandro dos Santos Gonzalez; Marcos Antonio Assis dos Santos; Paulo Henrique de Souza Junior; Renato Santos Lima; Victor Ramide da Costa Souza. |
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Título
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O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: USO EFICIENTE DA ENERGIA |
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Resumo/Abstract
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Este trabalho tem como objetivo de analisar o impacto do uso eficiente de energia nas organizações sob a ótica da Tecnologia da Informação (TI), bem como, sugerir um plano de ação para implementar tecnologias e boas práticas para tornar o Palácio da Polícia Civil da Bahia mais sustentável. Tendo em vista o papel da tecnologia enquanto emissor de poluentes, sobretudo, diante do elevado consumo de energia elétrica e fabricação de seus insumos, criou-se a necessidade de desenvolver novas práticas com foco na diminuição da utilização destes recursos. No resultado obtido, pôde-se observar que a TI tem participação, tanto direta quanto indireta, na degradação dos recursos naturais, mais especificamente nas organizações devido seu uso mais intenso e em maior escala. Verificou-se que a imprescindibilidade da aplicação do desenvolvimento sustentável à tecnologia da informação (TI verde), a diminuição dos impactos da climatização da infraestrutura através do Free-Cooling e a criação e utilização de servidores virtualizados com a consequente substituição dos tradicionais Pcs por ThinClients, computadores menores e de custo reduzido. Destarte, verificou-se um ganho significativo em sustentabilidade ao comparar o antes e depois da simulação do plano de ação com as soluções propostas no presente trabalho..
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Palavras-Chaves/Keywords
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TI verde. Energia. Tecnologia da Informação. Sustentabilidade. Organizações.
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ENSINO DE PROGRAMAÇÃO ATRAVÉS DOS SISTEMAS EMBARCADOS
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Autor/Author: Ernesto de Souza Massa Neto; Giovani José Machado da Rocha;Leandro dos Santos Gonzalez.
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Autor/Author
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Ernesto de Souza Massa Neto; Giovani José Machado da Rocha;Leandro dos Santos Gonzalez. |
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Título
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ENSINO DE PROGRAMAÇÃO ATRAVÉS DOS SISTEMAS EMBARCADOS |
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Resumo/Abstract
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As altas taxas de reprovação nas disciplinas de programação são preocupantes nos cursos superiores de graduação em informática. Aliado a esse problema, deficiências vindas do ensino médio nas disciplinas de ciências exatas só fazem com que esse quadro se torne ainda mais preocupante, gerando problemas nas habilidades necessárias para o desenvolvimento satisfatório dos alunos. Desse modo, esse estudo tem como objetivo desenvolver habilidade cunhada como “computacional thinking”, ou o “pensamento computacional” com o auxílio dos sistemas embarcados. Para que essa pesquisa fosse realizada, efetuou-se um levantamento de dados para verificação dos índices de aprovação nas principais disciplinas em que tem a programação em sua estrutura, expondo um panorama geral do curso de sistemas de informação na Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus II). A metodologia empregada foi baseada atividades práticas com a placa arduíno. Os resultados mostraram como pode ser difícil a compreensão dos alunos de conceitos necessários para o desenvolvimento do profissional de informática, assim como a transmissão desse conteúdo por parte dos professores. Mostrou também que, o arduíno possui grande potencial de utilização em sala de aula para o ensino de programação.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Sistemas Embarcados. Pensamento Computacional. Educação. |
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O EDUCAÇÃO, CONTEMPORANEIDADE E ESTADO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E DA LDBEN TITLE.
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Autor/Author: Fernando José da Hora Lopes; Rafael Barros da Silva Pedreira; Renata Santiago Machado.
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Autor/Author
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Fernando José da Hora Lopes; Rafael Barros da Silva Pedreira; Renata Santiago Machado. |
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Título
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O EDUCAÇÃO, CONTEMPORANEIDADE E ESTADO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E DA LDBEN TITLE. |
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Resumo/Abstract
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Neste trabalho, objetiva-se analisar as relações da educação brasileira contemporânea com o Estado, no que tange à Constituição Feral e a LDBEN. Para tal, a pesquisa orienta-se metodologicamente pelo viés documental, ao tratarmos a Constituição Federal e a LDBEN enquanto fontes históricas possíveis. Assim, busca-se compor um quadro crítico acerca da Pedagogia na contemporaneidade se atentando à questão dos Direitos Humanos, buscando demonstrar como, no contexto presente, marcado pela dissolução das identidades e por um direcionamento ahistórico das existências dos sujeitos, frente ao quadro da docência contemporânea, baseada em um retorno às tendências tradicionalistas e tecnicistas, baseadas, por sua vez, numa concepção redentora da educação, é necessária uma organização docente para que se contraponha a isso, evidenciando o papel dos sujeitos e de sua pluralidade num processo de autoformação, baseado numa concepção transformadora da educação, que busque, enfim, a autonomia dos sujeitos.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Educação; Contemporaneidade; Estado; Constituição Federal; LDBEN.
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A EMPRESA: DA CONCEPÇÃO NA ECONOMIA NEOCLÁSSICA À NOVA ORDEM EMPRESARIAL
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Autor/Author: Jamerson Guerra Santos. Tatiane Antonovz.
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Autor/Author
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Jamerson Guerra Santos. Tatiane Antonovz. |
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Título
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Resumo/Abstract
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O presente artigo, baseado estritamente numa revisão de literatura, busca evidenciar a trajetória da entidade empresarial a partir da organização capitalista como modelo prevalente por mais de dois séculos, que apesar de suas crises cíclicas consegue se reinventar e promover alterações no “modus operandi” dos sistemas produtivos, sem, contudo transforma-se em outro modelo de produção. São dispostas três dimensões, as quais foram entendidas como minimamente relevantes para a proposta do artigo. A primeira parte faz uma breve abordagem da entidade empresarial na perspectiva da economia neoclássica, revelando a contribuição inicial desta teoria em torno da compreensão desta entidade produtiva e também suas inconsistências para explicar as mudanças decorrentes no ambiente que muda e que afeta as empresas. Na sequência, discute-se sobre a mundialização da economia e da internacionalização das empresas que passam a expandir seus negócios para além de suas fronteiras. Por fim, aborda-se sobre a nova ordem do século XXI, que exige uma conduta diferenciada da organização empresarial, por meio de ações voltada ao mercado, como forma de preserva-se ativa num ambiente de constantes mudanças e acirrada competição.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Economia. Empresa. Globalização.
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MARKETING VIRTUAL NAS REDES SOCIAIS
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Autor/Author: Fabrizio Leandro Fonsêca Fiscina, Ludmilla Fonsêca Fiscina, Thaís Pereira de S. Fiscina
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Autor/Author
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Fabrizio Leandro Fonsêca Fiscina, Ludmilla Fonsêca Fiscina, Thaís Pereira de S. Fiscina. |
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Título
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MARKETING VIRTUAL NAS REDES SOCIAIS |
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Resumo/Abstract
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Este artigo tem como objetivo evidenciar a importância da contabilidade gerencial no processo decisório nas micro e pequenas empresas do ramo de supermercados em Salvador – Ba. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando o questionário como uma ferramenta para coleta de informações em vinte empresas de bairros distintos desta cidade, essas empresas são o grande motor da nossa economia e estão cada vez mais inseridas no ambiente dos negócios, elas tem papel fundamental movimentando volume considerável de recursos financeiros e mantendo expressiva quantidade de pessoas ocupadas. No entanto na maioria apresentam um período de vida curto causado pelo gerenciamento inadequado dos proprietários, e sem utilização de nenhum tipo de controle gerencial, à contabilidade gerencial através de varias práticas na gestão das pequenas empresas, possibilita o alcance das metas organizacionais buscando potencializar os recursos utilizados, atendendo como um todo a fazer seu negócio a estar amplamente competitivo. Buscou-se então verificar o uso e a importância de práticas de contabilidade gerencial na gestão das empresas e seu papel fundamental na tomada de decisões demonstrando um elemento diferencial no equilíbrio das decisões e garantidor da sua sobrevivência. Após analise dos resultados constatou-se uso de informações gerenciais nas ações tomadas pelo gestor ao enfrentar as diversas dificuldades na direção do negócio, e os dados fornecidos pela contabilidade são utilizados com o objetivo de decidir equilibradamente as ações que serão colocadas em prática.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Marketing Virtual. Redes sociais.
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PROJETO INTEGRADOR: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM CONSTRUÇÃO |
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Autor/Author: Afonso Celso Magalhães Madeira.
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Autor/Author
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Afonso Celso Magalhães Madeira. |
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Título
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PROJETO INTEGRADOR: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM CONSTRUÇÃO |
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Resumo/Abstract
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A interdisciplinaridade faz parte dos critérios da avaliação realizada pelo Ministério da Educação dos cursos superiores no Brasil, e, sendo assim, o Projeto Integrador (PI) é um componente obrigatório dos cursos superiores das Faculdades da Fundação Visconde de Cairu, na busca da consolidação desse conceito. Os princípios que norteiam essa prática inovadora fundamentam-se nos conceitos descritos por Paulo Freire, na obra Pedagogia da Autonomia, bem como o documento norteador dos Projetos Integradores da instituição e o Instrumento de Avaliação do Ensino Superior, que trazem conceitos importantes e considerados na implementação do PI. Neste artigo descrevo a experiência e percepções como docente nos PI em dois cursos entre 2015 e 2017 enquanto metodologia inovadora em seu processo de ensino e aprendizagem. No contexto dessa experiência pedagógica interdisciplinar, há um professor responsável pela coordenação do componente, denominado “âncora”, o qual se configura como agregador e responsável pela apresentação final dos estudantes, sendo desejável a participação e comprometimento de todos os docentes envolvidos em cada um dos cursos. Acompanhar turmas de início e final do curso tem sido uma experiência significativa, com construção de vínculos que tem favorecido a realização dos trabalhos. Dentre as dificuldades, tenho percebido insuficiente acompanhamento docente (além do professor “âncora”) durante o semestre e na avaliação final. Quanto aos estudantes, estes relatam dificuldade de trabalho em equipe, tempo para dedicação ao componente, priorizando outras demandas da formação profissional. Pesquisas realizadas em outras regiões do Brasil corroboram as percepções expressas acerca da experiência ora analisada, descrevendo limitações e possibilidades dos seus Projetos Integradores. São coincidentes quando consideram o PI uma prática pedagógica desafiadora e importante para o processo ensino-aprendizagem e descrevem limitações a serem superadas de maneira distinta em cada uma das experiências. Vale salientar que os trabalhos apresentados por discentes na Faculdade Visconde de Cairu, em sua grande maioria, demonstram o crescimento profissional, tanto na postura de apresentação, quanto aprofundamento dos temas investigados. Conclusões: A importância da interdisciplinaridade, às vezes, parece ser entendida como mera formalidade, no entanto, a metodologia do PI integra conhecimentos e pessoas para, diante de um trabalho cooperativo, superar dificuldades individuais, fortalecer o grupo e construir novos conhecimentos coletivamente. Ainda que o PI seja muitas vezes referido pelos estudantes como atividade extra e exigente, de alguma forma atende aos seus objetivos, configurando-se como investimento inicial para consolidação da interdisciplinaridade na Educação Superior. O compartilhamento de experiências relacionadas ao Projeto Integrador contribui tanto para a reflexão de cada instituição onde o mesmo ocorre, quanto pode servir de referência na busca de aperfeiçoamento para sua execução.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Educação Superior; interdisciplinaridade; integração.
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INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: PESQUISA-AÇÃO INTEGRAL EM SERVIÇO SOCIAL EAD
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Autor/Author: Elionice Carvalho Silva.
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Autor/Author
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Elionice Carvalho Silva. |
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Título
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INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: PESQUISA-AÇÃO INTEGRAL EM SERVIÇO SOCIAL EAD |
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Resumo/Abstract
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A prática docente interdisciplinar, baseada em valores ético-morais é alicerce para formação profissional e desenvolvimento humano. O objetivo deste artigo é discutir conceitos, princípios e práticas interdisciplinares com docentes e discentes do Curso de Serviço Social da IES ALFA na modalidade a distância, para identificar seus impactos no desenvolvimento profissional e humano dos discentes. A pesquisa-ação integral foi a opção metodológica e para levantamento de dados foram aplicados questionários ao total de 11 docentes do Curso e a um s. a amostra de 871 discentes, de um universo 1.200 alunos matriculado. Constatou-se que as práticas docentes interdisciplinares favorecem a formação profissional dos Assistentes Sociais, despertam valores ético-morais e inter-relações consistentes. Conclui-se que as práticas docentes interdisciplinares contribuem para a formação profissional mais humanística, evidenciado na mobilização e sensibilização dos discentes para pensar e agir de forma interdisciplinar e intervir na diversidade do contexto social de forma dinâmica, competente e ética..
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Palavras-Chaves/Keywords
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Interdisciplinaridade. Serviço Social. Desenvolvimento Humano e Profissional. Ensino Superior. Valores Ético-Morais. |
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
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Autor/Author: Elionice Carvalho Silva.
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Autor/Author
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Elionice Carvalho Silva.. |
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Título
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA. |
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Resumo/Abstract
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Educação Ambiental é viés necessário para surgimento de novas atitudes e comportamentos e ao tempo que possam ser engendrados uma Consciência Ecológica nas empresas, bem como refletirá na sociedade e nas relações sociais. Para entendimento da concepção e relevância do tema, a proposta desse artigo visa identificar como gestão poderá desenvolver Educação Ambiental para Desenvolvimento Sustentável no espaço empresarial, atrelado na especificidade de compreender a relevância da Educação Ambiental para o despertar desenvolvimento sustentável na empresa, entendendo também como os Gestores poderão desenvolver a prática de consciência ambiental. Nesse sentido, pretende-se apontar que a Educação Ambiental pode influenciar comportamentos para novas práticas valorosas para proteção ao meio ambiente, bem como consequentemente irá proteger e conservar a vida no planeta. Assim, compreendemos que a educação ambiental é imprescindível nas empresas e que torna-se essencial para influenciar ações nos colaboradores, gerando novos comportamentos pode a transformar a cultura organizacional para o desenvolvimento sustentável e consciência ecológica.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Educação Ambiental. Sustentabilidade. Consciência Ecológica. Gestão. |
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SIMPLIFICANDO A ANÁLISE DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ PARA NÃO CONTADORES.
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Autor/Author: Doralice Da Silva Ribeiro, Lídia Chagas De Santana.
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Autor/Author
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Doralice Da Silva Ribeiro, Lídia Chagas De Santana.
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Título
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SIMPLIFICANDO A ANÁLISE DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ PARA NÃO CONTADORES. |
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Resumo/Abstract
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O artigo aborda sobre a importância conceitual da contabilidade básica para analisar os índices de liquidez. A contabilidade estuda o patrimônio em seus aspectos quantitativos e qualitativos abrangendo a interpretação dos relatórios contábeis para gerenciar os recursos disponíveis da entidade e obter o controle patrimonial. O objetivo dessa pesquisa exploratória é analisar como a simplificação dos índices de liquidez pode auxiliar os não contadores na tomada de decisões. Será utilizado o método de pesquisa bibliográfica permitindo um paralelo entre os autores Sérgio Iudícibus, José Carlos Marion, Márcio Borinelli, Renê Pimentel e a Equipe de professores da FEA/USP. A relevância dessa pesquisa é simplificar o entendimento básico relacionado à capacidade de pagamento das empresas frente às suas obrigações. Ressalta-se que o estudo isolado dos índices de liquidez frente às decisões de curto e longo prazos, perde a significação se não for acompanhado com o estudo dos índices de estrutura e rentabilidade.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Indicadores de liquidez. Tomada de decisões. Informação contábil.
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DE PENÉLOPE A EMMA BOVARY: UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO FEMININO NO CANÔNE OCIDENTAL A PARTIR DA LONGA DURAÇÃO.
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Autor/Author:
Márcia Maria da Silva Barreiros, Alexandre Bartilotti Machado, Yasmin Figueiredo Gomes.
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Autor/Author
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Márcia Maria da Silva Barreiros, Alexandre Bartilotti Machado, Yasmin Figueiredo Gomes.
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Título
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DE PENÉLOPE A EMMA BOVARY: UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DO FEMININO NO CANÔNE OCIDENTAL A PARTIR DA LONGA DURAÇÃO.. |
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Resumo/Abstract
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Neste trabalho, pretendemos problematizar a construção em torno da representação do feminino a partir de duas obras caras ao cânone ocidental. Como nossas fontes de análise, escolhemos Odisseia, de Homero e Madame Bovary, de Gustave Flaubert. Objetivamos, assim, a partir dessa interconexão expor uma interpretação do desenvolvimento do feminino de acordo com os conceitos de “gênero” (SCOTT, 1986), “longa duração” (BRAUDEL, 2005) e “representação” (CHARTIER, 2002). Dessa forma, abordaremos as obras dos dois autores como uma teorização acerca dos modos de ser, fazer e poder do feminino da Antiguidade à Modernidade, através da longa duração do Ocidente.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Gênero; Representação; Longa Duração; Antiguidade; Modernidade.
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