COMENTÁRIO À FRASE DE BRUNO LATOUR: “HÁ QUATRO COISAS QUE NÃO FUNCIONAM COM A TEORIA ATOR-NETWORK: A PALAVRA ATOR, A PALAVRA NETWORK, A PALAVRA TEORIA E O HÍFEN! QUATRO PREGOS NO CAIXÃO”
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Autor/Author: Sérgio Maravilhas.
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Autor/Author
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Sérgio Maravilhas. |
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Título
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COMENTÁRIO À FRASE DE BRUNO LATOUR: “HÁ QUATRO COISAS QUE NÃO FUNCIONAM COM A TEORIA ATOR-NETWORK: A PALAVRA ATOR, A PALAVRA NETWORK, A PALAVRA TEORIA E O HÍFEN! QUATRO PREGOS NO CAIXÃO” |
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Resumo/Abstract
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Segundo Bruno Latour, existem quatro coisas que não funcionam na Teoria Ator-Network. Na sua explicação do que está errado na designação, Latour acaba por tecer um elogio virtuoso a tudo aquilo que as suas pesquisas proporcionaram ao saber atual, rebatendo os predicados modernistas psicológico, epistemológico, político e teológico, que a dita teoria veio pôr em questão ao dissolver por completo a fronteira entre agência e estrutura, uma vez que estes são supérfluos e sem sentido. É uma sociologia relacional e orientada para processos que lida com agentes, organizações e mecanismos, como sendo efeitos interativos. É um materialismo relacional que se distingue das sociologias anteriores por não tratar a estrutura social como um dualismo, mas como uma continuidade, sendo esta melhor tratada como verbo do que como nome ou substantivo. Desvanece as divisões analíticas entre agência e estrutura, macro e micro-social e lida com diferentes materiais, tais como, pessoas, máquinas, ideias, como efeitos de interação em vez de causas primitivas. A sua tarefa é estudar esses materiais para compreender como se tornam atuais. Serão analisadas estas questões, descrevendo a teoria, enquadrando os seus pressupostos nos conhecimentos que a originaram e cotejando a explicação de Latour sobre a errónea designação.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Teoria Ator-Network, Tecnologia, Comunicação, Administração.
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A NECESSIDADE DO DESPERTAR LOCAL PARA O SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
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Autor/Author: Ruan Gama Rehem Barreto, Adailton Conceição de Souza.
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Autor/Author
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Duílio Júlio Oliveira Santos. |
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Título
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A NECESSIDADE DO DESPERTAR LOCAL PARA O SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Resumo/Abstract
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Atualmente a Universidade Federal de Uberlândia apesar de ser um objeto de desejo profissional, de muitas pessoas, possui turnover significante, devido a exoneração, tanto por parte dos Técnicos Administrativos quanto dos Docentes. Os dados utilizados para essa pesquisa foram referentes aos anos de 2012 a 2014 e foram disponibilizados pela Pró reitoria de Planejamento. Após a interpretação dos dados, discutiu-se que umas das hipóteses para a alta rotatividade seja a falta de conhecimento do servidor referente ao plano de carreira. Além de todos terem incentivos com a conclusão de cursos de educação formal, é possível afastamentos integrais para a conclusão do mesmo. Este estudo buscou formas de apresentar uma solução para queda da rotatividade.
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Palavras-Chaves/Keywords
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rotatividade; gestão de pessoas; retenção de talentos.
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VOZ SOBRE IP: A VANTAGEM COMPETITIVA DA SUA IMPLEMENTAÇÃO
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Autor/Author: Masterson Oliveira Galrão.
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Autor/Author
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Masterson Oliveira Galrão. |
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Título
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VOZ SOBRE IP: A VANTAGEM COMPETITIVA DA SUA IMPLEMENTAÇÃO |
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Resumo/Abstract
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Apresentam-se objetivamente a tecnologia e as vantagens da implementação de Voz sobre IP (VoIP) nas organizações. Comentam-se sobre os seus requisitos e o objetivo final, a redução de custos e eficiência nos processos de comunicação, as quais são evidenciadas através de um estudo de caso extraído de periódico especializado em tecnologia da informação. Esperam-se a difusão da tecnologia e, consequentemente, a sua adoção pelo mercado corporativo.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Voz sobre IP (VoIP). Qualidade de Serviço (QoS). Protocolos. Vantagem Competitiva.
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ESTUDO COMPARATIVO ENTRE RENTABILIDADE DE UMA AMOSTRA DE AÇÕES POR MEIO DE PROVENTOS EM DINHEIRO E OUTRAS APLICAÇÕES FINANCEIRAS
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Autor/Author: Celso Almeida da Natividade.
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Autor/Author
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Celso Almeida da Natividade. |
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Título
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Resumo/Abstract
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Este estudo possui como objetivo analisar a rentabilidade de uma amostra de ações, por meio de proventos em dinheiro, em relação a rentabilidade de outras aplicações financeiras. Do ponto de vista de seus objetivos, esta pesquisa classifica-se como exploratória. No tocante ao planejamento ela é classificada como documental, pois os materiais consultados pertencem à BM&FBOVESPA, Banco Central do Brasil e do Portal de Finanças. Os dados de proventos pagos em dinheiro das oito companhias pesquisadas relativos ao período de 2008 a 2015 foram levantados e atualizados pela Poupança até dezembro de 2015, data em que foi apurada a rentabilidade da ação de cada companhia e realizada a confrontação com a rentabilidade de outras aplicações financeiras. Os principais resultados indicam que as aplicações financeiras Ouro, Selic, CDI, Dólar Comercial, CDB e FIF apresentaram rentabilidade superior à gerada pelas ações das companhias pesquisadas.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Rentabilidade de ações; proventos em dinheiro; rentabilidade de aplicações financeiras.
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REFLEXÕES SOBRE EAD: DEFINIÇÕES, DESAFIOS E OPORTUNIDADES
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Autor/Author: Inez Maria Dantas Amor Garrido, Fernando José da Hora Lopes.
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Autor/Author
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Inez Maria Dantas Amor Garrido, Fernando José da Hora Lopes. |
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Título
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REFLEXÕES SOBRE EAD: DEFINIÇÕES, DESAFIOS E OPORTUNIDADES |
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Resumo/Abstract
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Este trabalho tem por objetivo contribuir com a discussão acerca das definições, desafios e oportunidades para a Educação a Distância(EAD) nos dias atuais. Trata-se de um tema contemporâneo de grande relevância, que estimula a discussão acerca das definições sobre EAD e o leque de desafios compartilhados por todos os atores envolvidos nessa forma educacional. Novas condutas e atitudes são desencadeadas no processo de ensino-aprendizagem, tanto pelas instituições de ensino, que necessitam liderar processos inovadores, como pelos aprendentes, que passam a exercer maior autonomia na aprendizagem.Conclui-se que as instituições educativas continuam a desempenhar um papel de grande importância nesse novo panorama e que este é um tema aberto a novas pesquisas que levem ao aprofundamento e análise do mesmo.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Educação a Distância. EAD. Ensino não-presencial.
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