DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE: O CASO DE UMA FILIAL MINEIRA DA MULTINACIONAL FOODS&MEAL.
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Autor/Author: Sarentaty Inês Karoline Santana dos Reis, Cíntia Rodrigues de Oliveira Medeiros
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Autor/Author
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Sarentaty Inês Karoline Santana dos Reis, Cíntia Rodrigues de Oliveira Medeiros |
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Título
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DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE: O CASO DE UMA FILIAL MINEIRA DA MULTINACIONAL FOODS&MEAL. |
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Resumo/Abstract
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Este estudo visa descobrir se houve avanços nos desafios sustentáveis impostos pela atividade de uma empresa de produção de alimentos com filial em Uberlândia/MG. O objetivo principal é analisar os relatórios corporativos anuais disponíveis no site oficial da empresa, do período de 2005 a 2016, e compará-los para delimitar os avanços alcançados. Para tal, foi realizada uma pesquisa documental com fins descritivos e abordagem qualitativa e posterior análise de conteúdo. A investigação foi fundamentada em teorias relativas ao conceito de políticas públicas ambientais, desenvolvimento sustentável e responsabilidade ambiental corporativa. Após fazer as devidas conceituações e trazer autores que evidenciam o assunto, com o intuito de descobrir como o sujeito da pesquisa se porta diante da responsabilidade ambiental que possui, foram investigados os objetivos específicos propostos na introdução. A respeito dos resultados, notou-se que a companhia investe em ações para utilizar uma energia limpa e sustentável, usar a água de forma racional, reduzir a emissão direta de gases do efeito estufa e manter uma gestão responsável dos resíduos gerados. Pode-se concluir que essa empresa tem uma postura proativa na maneira em que opera os negócios, pois desenvolve estratégias que antecipam formas de lidar com os problemas ambientais.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Responsabilidade Ambiental Corporativa; Gestão Ambiental; Sustentabilidade.
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EVIDENCIAÇÃO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS PELAS EMPRESAS DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS LISTADAS NA B3.
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Autor/Author: Flávio George Rocha, Anailson Marcio Gomes, Tarso Rocha Lula Pereira
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Autor/Author
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Flávio George Rocha, Anailson Marcio Gomes, Tarso Rocha Lula Pereira |
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Título
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EVIDENCIAÇÃO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS PELAS EMPRESAS DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS LISTADAS NA B3. |
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Resumo/Abstract
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Esta pesquisa investigou as demonstrações contábeis dos exercícios de 2018 a 2020 das empresas do segmento de serviços educacionais listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3). Trata-se de uma pesquisa com abordagem quali-quanti, sendo caracterizada de natureza exploratória, descritiva e documental. Na análise foram verificadas as notas explicativas divulgadas pelas empresas correlacionando-as com 18 divulgações requeridas pelo CPC 04, que trata do ativo intangível, com o objetivo de verificar o nível de conformidade das notas explicativas das empresas no período. Observou-se que os requerimentos que exigem a conciliação de valores, a separação por classe de ativos, definição de vida útil e método de amortização apresentam um grau de evidenciação médio/alto. Já os requerimentos de subvenção governamental, pesquisa e desenvolvimento e as divulgações recomendadas apresentaram um grau de evidenciação baixo. Verificou-se, ainda, que na média dos três anos pesquisados, as empresas alcançaram um percentual de 37,78% de conformidade com os requerimentos do pronunciamento sobre o intangível, apresentando um grau de evidenciação médio/baixo.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Ativos intangíveis. Notas. Serviços educacionais.
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OS PROGRAMAS DE QUALIDADE E A ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR: INOVAÇÕES E TENDÊNCIAS
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Autor/Author: Roberto Rodney Ferreira Júnior, Leandro Gonçalves Cristovam, João Guilherme Magalhães-Timotio
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Autor/Author
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Roberto Rodney Ferreira Júnior, Leandro Gonçalves Cristovam, João Guilherme Magalhães-Timotio |
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Título
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OS PROGRAMAS DE QUALIDADE E A ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR: INOVAÇÕES E TENDÊNCIAS |
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Resumo/Abstract
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Este estudo aborda dentro do segmento científico da Administração os programas de qualidade e administração hospitalar, com ênfase para as inovações e tendências. O objetivo geral do trabalho foi norteado pela missão de analisar na literatura científica os programas de qualidade e a Administração Hospitalar, suas inovações e tendências. Com esse intuito a metodologia utilizada foi caracterizada pela pesquisa bibliográfica, por ser um estudo sistematizado desenvolvido a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, materiais impressos, geralmente encontrados nas bibliotecas. Após levantada e fichada a literatura, concluiu-se que, em virtude da complexidade administrativa do segmento hospitalar, em função da sua especificidade, que abrange tanto a administração, quanto a assistência e atendimento médico-hospitalar, que os programas de qualidade, podem ser associados entre os tradicionais da Qualidade Total, e os específicos da área hospitalar, que são: a Acreditação Hospitalar, a ouvidoria, a hierarquização do atendimento, mas também programas inovadores como o Balanced Scorecard, que pode dar sustentação a ambos os segmentos hospitalar.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Administração; Programas de Qualidade, Gestão Hospitalar. Inovações e Tendências. |
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O ESG ALÉM DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS: UMA FERRAMENTA DE PERFORMANCE E GESTÃO DE RISCOS EM NEGÓCIOS
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Autor/Author: Romulo Soares Pedrosa Neto
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Autor/Author
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Romulo Soares Pedrosa Neto |
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Título
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O ESG ALÉM DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS: UMA FERRAMENTA DE PERFORMANCE E GESTÃO DE RISCOS EM NEGÓCIOS |
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Resumo/Abstract
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Utilizar os recursos naturais e promover desenvolvimento econômico de forma sustentável é um desejo antigo da humanidade. Ao longo do tempo, houve um esforço para criar e promover instrumentos que pudessem materializar esse desejo, desde o Relatório Brundtland até os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS. Questões como mudança climática e gases do efeito estufa tornaram-se desafios globais na luta pela sustentabilidade e o movimento ESG (Environmental, Social and Governance) surge demandando de empresas, investidores, bancos e governos o cumprimento de acordos outrora estabelecidos. A proposta desta pesquisa apresentou o ESG (Environmental, Social and Governance) além de um fundo de investimento, mas como uma ferramenta importante para a gestão de riscos e melhoria da performance financeira e organizacional, minimizando impactos socioambientais o que pode tornar a empresa mais atrativa para os investidores. E, finalmente, o ESG (Environmental, Social and Governance) enquanto ferramenta de gestão de riscos e a materialidade dos efeitos de suas ações empodera os investidores e sociedade quanto à escolha de fundos e serviços focados nos resultados ambiental, social e corporativo sustentáveis.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Fundos de Investimento ESG. Gestão de Riscos. Sustentabilidade.
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AS INFLUÊNCIAS DA LIDERANÇA NA SOBREVIVÊNCIA DAS EMPRESAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EES EM CURITIBA |
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Autor/Author: Elizeu Barroso Alves, Ademir Moreira Bueno, Aline Mara Gumz Eberspacher
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Autor/Author
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Elizeu Barroso Alves, Ademir Moreira Bueno, Aline Mara Gumz Eberspacher |
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Título
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AS INFLUÊNCIAS DA LIDERANÇA NA SOBREVIVÊNCIA DAS EMPRESAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EES EM CURITIBA |
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Resumo/Abstract
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O presente artigo visa apresentar reflexões teóricas sobre as Empresas da Economia Solidária (EES), como modo de enfrentar as distorções sociais causadas pelo capitalismo e sua relação direta da dependência de uma liderança presente e atuante em empreendimentos que surgiram por necessidade. Para tanto, nos valemos da leitura de autores como Paul Singer, Gaiger, França Filho , Robbins e Santos para construir uma análise sobre o tema. Para complementar nossa reflexão, foi realizado uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso na EES Coopercostura, localizada na Vila Verde, em Curitiba. Como resultado da nossa reflexão, observa-se que o desempenho da EES está diretamente relacionado a capacidade do líder para impulsionar o desenvolvimento da cooperativa.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Empresas de Economia Social e Solidária (EES), liderança, empreendimentos por necessidade, gestão de EES
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LIBERDADE DE EXPRESSÃO X CRIMES CONTRA A HONRA: OS PRINCIPAIS DESAFIOS NA DELIMITAÇÃO E NA PUNIBILIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS NO BRASIL.
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Autor/Author:Carolina dos Reis Lacerda, Jonas Rodrigo Gonçalves
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Autor/Author
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Carolina dos Reis Lacerda, Jonas Rodrigo Gonçalves |
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Título
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LIBERDADE DE EXPRESSÃO X CRIMES CONTRA A HONRA: OS PRINCIPAIS DESAFIOS NA DELIMITAÇÃO E NA PUNIBILIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS NO BRASIL. |
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Resumo/Abstract
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O tema deste artigo é sobre a delimitação entre liberdade de expressão e crimes contra a honra. Investigou-se o seguinte problema: quais os principais desafios na delimitação da liberdade de expressão e dos crimes contra honra nos ambientes virtuais no Brasil, bem como na sua punibilidade? Cogitou-se a seguinte hipótese: o direito à liberdade de expressão não é absoluto e, portanto, não pode atingir a honra de outras pessoas. O objetivo geral é analisar os principais desafios na delimitação entre a liberdade de expressão e crimes contra a honra nos ambientes virtuais, bem como a sua punibilidade no Brasil. Os objetivos específicos são: conceituar liberdade de expressão e apontar a legislação que versa sobre o tema; conceituar e identificar os tipos de crimes contra a honra e as leis em que estão dispostos; identificar e apontar os principais desafios na delimitação entre liberdade de expressão e crimes contra a honra nos ambientes virtuais e as barreiras da punibilidade desses crimes no Brasil. Este trabalho é importante em uma perspectiva individual devido ao aprimoramento teórico sobre os casos práticos em que pode ocorrer conflito de interesse entre dois direitos fundamentais. Para a ciência, é um trabalho relevante, visto que colabora para busca da pacificação dos julgados. Além disso, é muito significativo para a sociedade, pois aponta a necessidade de se estabelecer as fronteiras entre a liberdade de expressão e os crimes contra a honra, visando, assim, contribuir para que haja maior segurança jurídica nas decisões. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, teórica e com duração de seis meses.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Liberdade de expressão. Crimes contra a honra. Crimes virtuais. Punibilidade.
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A EVOLUÇÃO DO ENSINO COMERCIAL TÉCNICO NO BRASIL: DE 1990 A 2019, DESTACANDO O CURSO TÉCNICO EM CONTABILIDADE.
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Autor/Author: Celso Almeida da Natividade
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Autor/Author
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Celso Almeida da Natividade
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Título
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A EVOLUÇÃO DO ENSINO COMERCIAL TÉCNICO NO BRASIL: DE 1990 A 2019, DESTACANDO O CURSO TÉCNICO EM CONTABILIDADE. |
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Resumo/Abstract
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Este estudo tem o objetivo de apresentar a evolução do ensino comercial técnico no Brasil, no período de 1990 a 2019, destacando o Curso Técnico em Contabilidade. Por meio de seu objetivo a pesquisa é exploratória. Referente ao seu desenvolvimento ela é bibliográfica, documental e histórica. Foram identificados, analisados e utilizados artigos científicos, documentos e fundamentalmente a legislação que trata da reformulação e renovação do ensino comercial técnico no período mencionado. Foi apurado que os cursos comerciais técnicos passaram a ser realizados simultaneamente ou posteriormente à realização do ensino médio. O ensino comercial técnico passou a integrar a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, contando com 227 cursos, sendo um deles o de Contabilidade. A partir de 2015 deixou de ser assegurada aos formandos desse curso a possibilidade de registro em Conselho Regional de Contabilidade e consequentemente ao exercício da profissão contábil. No período analisado as matrículas no Curso Técnico em Contabilidade apresentaram redução de 7,85%, enquanto no total de cursos da EPTNM a elevação foi 125,20%.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Contabilidade, Educação, Ensino Técnico |
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PESCADORES DO JARAGUÁ: PERCEPÇÃO DE DIREITOS E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO
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Autor/Author: Ronaldo Gomes Alvim, Rony Jefferson Albuquerque Farias.
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Autor/Author
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Ronaldo Gomes Alvim, Rony Jefferson Albuquerque Farias.. |
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Título
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PESCADORES DO JARAGUÁ: PERCEPÇÃO DE DIREITOS E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO. |
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Resumo/Abstract
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Este artigo tem como objetivo conhecer a percepção dos pescadores artesanais da comunidade tradicional do Jaraguá em Maceió/AL sobre seus direitos e o seu meio ambiente de trabalho. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de cunho narrativo, onde, através de uma concepção filosófica reinvidicatória-participatória, realizou-se entrevistas semiestruturadas, além da observação do pesquisador, sobre o meio ambiente de trabalho do pescador e assim gerou-se as discussões sobre o tema. Utilizou-se análise de conteúdo de Bardin com o auxílio do software Iramuteq para análise dos dados. Constatou-se que os pescadores não possuem conhecimento de seus direitos bem como normalizam as condições precárias de seu meio ambiente de trabalho. Conclui-se que é necessário investimento em políticas públicas para recuperar a dignidade do pescador e estimular a continuação do trabalho da pesca artesanal na comunidade.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Pescador artesanal. Direitos. Meio ambiente. |
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MAIORES PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES QUE LECIONAM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DO PARANÁ
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Autor/Author: Cleber Broietti, Beatriz Bevilaqua Màximo, Ayumi Lopes Tamura
Ketlyn Nayara Martins.
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Autor/Author
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Cleber Broietti, Beatriz Bevilaqua Màximo, Ayumi Lopes Tamura
Ketlyn Nayara Martins.
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Título
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MAIORES PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES QUE LECIONAM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DO PARANÁ |
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Resumo/Abstract
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Este estudo teve como objetivo comparar os principais problemas percebidos entre os docentes da área de contabilidade e os docentes de outras áreas que lecionam no curso de Ciências Contábeis. Para coleta de dados utilizou-se de um questionário respondidos via Google Forms®, fizeram parte da amostra vinte e nove professores de uma universidade pública do estado do Paraná. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva e Teste de Mann-Whitney. Os resultados apontaram que o maior problema para o professor de disciplinas específicas de contabilidade foi a falta de tempo, para os professores de outras áreas o maior problema foi a falta de motivação discente. A maioria dos professores da amostra estavam na fase do ciclo de vida chamada de diversificação e questionamento que corresponde entre 7 a 25 anos de experiência, o único problema que apresentou medidas estatisticamente diferentes entre os professores de contabilidade e de outras áreas foi a falta de motivação discente. Considerando os resultados do estudo foi constatado que o maior problema encontrado não está diretamente relacionado ao docente e sim ao ambiente externo no qual o docente está inserido.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Ciclo de vida; Docente; Problemas Enfrentados; Ciências Contábeis.
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INTERMEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA VIA MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA
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Autor/Author: Jocenildes Zacarias Santos, Jessica Rodrigues Silva
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Autor/Author
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Jocenildes Zacarias Santos, Jessica Rodrigues Silva |
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Título
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INTERMEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA VIA MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA. |
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Resumo/Abstract
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O século XXI assinala mudanças em direção a um conjunto de condições sociais que estão reconstituindo os mapas culturais e geográficos do mundo, produzindo, ao mesmo tempo, novas formas de aprendizagem, de políticas pedagógicas e de ensino, frente ao processo de pandemia instalado mundialmente. As Tecnologias da Informação e Comunicação- TIC estão possibilitando romper com uma lógica linear de aprendizagem da lectoescrita, apresentando espaços para interlocuções entre as crianças, os textos e as redes colaborativas e sociais. O processo dialógico de interação, entre a criança e esses espaços, se constitui articulando significados, dialogando, emergindo de uma perspectiva contextual na tentativa de responder às demandas do individual, dentro de um determinado contexto de produção de conhecimentos e, consequentemente, de aprendizagem. Nesse mesmo contexto, trazendo derivações estritamente pedagógicas, relativas ao nível de escolarização enfocadas, questionamos: a interação das crianças com os ambientes virtuais de aprendizagem possibilita a aprendizagem da leitura e da escrita para além dos muros da escola, contribuindo para a produção de sentido, pela condição de sujeito da linguagem da criança? E deriva como objetivo dessa pesquisa: compreender os novos processos de construção da lectoescrita, e como as crianças interagem com a web, estabelecendo uma relação de produção, autoria e coautoria. Nesse contexto, trata-se de uma pesquisa de natureza Bibliográfica, com abordagem Qualitativa, que compreende as experiências humanas elaboradas no cotidiano da ação-pensamento-ação, compreendendo que o objeto da pesquisa faz o seu desvelamento nas relações que estabelece entre as experiências existentes e o conhecimento.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Tecnologias; Lectoescrita; Aprendizagem
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GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NA PRÁTICA NO COLÉGIO ESTADUAL LUIZ VIANA FILHO CANDEIAS-BA.
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Autor/Author:Profº Esp. Diego Cruz Argolo, Prof.ª Esp. Marilene Sacramento Miranda, Profª Esp. Liliane Cintra Soares da Silva.
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Autor/Author
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Profº Esp. Diego Cruz Argolo, Prof.ª Esp. Marilene Sacramento Miranda, Profª Esp. Liliane Cintra Soares da Silva. |
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Título
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GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NA PRÁTICA NO COLÉGIO ESTADUAL LUIZ VIANA FILHO CANDEIAS-BA |
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Resumo/Abstract
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Este texto tem por objetivo relatar uma experiência de uma ação educativa desenvolvida no Colégio Estadual Luiz Viana Filho localizado na cidade de Candeias-BA (CELVF) que foi proposta por dois membros da gestão escolar e uma docente, com 40 estudantes de uma turma do 1º ano do turno matutino do Ensino Médio. Este texto fundamenta-se nas ideias de uma gestão escolar democrática que promove ações educativas restaurativas para mediar conflitos e uma possível solução de problemas no ambiente escolar. Realizamos o estudo desta ação educativa à luz da pesquisa autoetnográfica, com aspectos etnográfico escolar e colaborativo. Vale acrescentar que essa ação pedagógica possibilitou que os/as estudantes, equipe gestora e professores/as fizessem uma autoavaliação de suas práticas e atitudes no ambiente escolar. Por fim, percebemos que durante o processo de preparação para o seminário houve uma interação maior entre os membros da comunidade escolar, a ressignificação dos conhecimentos de alunos/as e professores/as e a diminuição dos conflitos de caráter discriminatório no ambiente nessa unidade escolar.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Gestão escolar democrática, autoetnografia, ações interventivas
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PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E EMPODERAMENTO FEMININNO NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS
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Autor/Author: Márcia de Oliveira Sales, Laureci Ferreira da Silva.
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Autor/Author
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Márcia de Oliveira Sales, Laureci Ferreira da Silva. |
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Título
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PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E EMPODERAMENTO FEMININNO NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS. |
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Resumo/Abstract
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O objetivo deste artigo é discutir sobre o processo de construção da identidade e do empoderamento feminino das mulheres participantes da pedagogia de resistência no grupo Maracatu Ventos de Ouro de Salvador/BA. Para realizar esta discussão optamos pelos estudos teóricos sobre: cultura popular, identidade, empoderamento feminino, manifestações de matriz africana, crenças, ancestralidade e pedagogia de resistência. A abordagem metodológica adotada é a qualitativa para realizar este estudo e o procedimento metodológico é o autoetnográfico porque a pesquisadora não precisa suprimir sua subjetividade. Para a geração de dados utilizaremos os seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada, diálogos, relatos de experiências e narrativas autobiográficas. E para analisar esses dados usaremos a análise de conteúdo. Os resultados apresentados neste texto são parciais a partir de dois relatos: um de uma das autoras deste texto e de uma das fundadoras do grupo.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Cultura, Identidade, Empoderamento feminino, Crenças.
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AUTISMO E A RELAÇÃO FAMILIAR: REFLAXÃO SOBRE ESSE ENTRELAÇE NO AMBIENTE ESCOLAR
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Autor/Author: Thaís Vieira Gois dos Santos
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Autor/Author
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Thaís Vieira Gois dos Santos |
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Título
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AUTISMO E A RELAÇÃO FAMILIAR: REFLAXÃO SOBRE ESSE ENTRELAÇE NO AMBIENTE ESCOLAR |
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Resumo/Abstract
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O artigo em tela, teve como objetivo investigar a relação entre a família e a escola no contexto do autismo. Para isso foi feita uma revisão literária nacional de periódicos científicos atuais sobre essa relação. Cabe ressaltar que, a família é a primeira instituição que pode ajudar uma criança com autismo, sendo o primeiro contato de confiança. A partir dessa relação com a família, o aluno pode desenvolver habilidades as quais auxiliam no desenvolvimento escolar. Sabe- se que educar uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um grande desafio, primeiramente no contexto de aceitação e entendimento desse transtorno. Nesse contexto, é importante destacar que o autismo é um transtorno complexo com múltiplos comportamentos os quais podem afetar a comunicação, as relações interpessoais com graus variados. Assim, cada criança é única e necessita da base familiar e do suporte educacional. Trata-se de uma proposta de abordagem qualitativa, bibliográfica. A análise de conteúdo revelou preocupações, dificuldades, conquistas e perspectivas futuras no âmbito da inclusão. Tais achados, são discutidos, com vistas a contribuir para uma reflexão sobre a importância da relação família-escola no contexto do TEA, bem como da integração com diferentes recursos propulsores do desenvolvimento, a fim de fundamentar um trabalho colaborativo e em prol da educação inclusiva.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Autismo; Família; Educação; TEA.
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ESTUDO SOBRE O PERFIL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA BAHIA COM BASE NOS CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO: o Caso Fundação Visconde de Cairu - FVC
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Autor/Author: Ângela Augusta Ribeiro
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Autor/Author
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Ângela Augusta Ribeiro |
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Título
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ESTUDO SOBRE O PERFIL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA BAHIA COM BASE NOS CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO: o Caso Fundação Visconde de Cairu - FVC |
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Resumo/Abstract
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O objetivo do presente artigo é analisar o grau de maturidade da gestão das micro e pequenas empresas pesquisadas na disciplina estágio supervisionado com o uso do Método de Excelência da Gestão - MEG. O estudo de caso foi a metodologia utilizada, associada ao método de excelência em gestão – MEG da Fundação Nacional da Qualidade- FNQ e consultas à literatura especifica em livros, artigos, sites especializados. Os principais resultados observados referem-se à elaboração do perfil das empresas pesquisadas nos anos de 2020 a 2022, com o envolvimento de alunos das disciplinas estágio supervisionado 1 e 2 da Fundação Visconde de Cairu, identificação do grau de maturidade das empresas; vivência prática do ambiente corporativo, além da oportunidade de intervenção e consultoria junto às empresas pesquisadas – oportunidade única e desafiadora.
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Palavras-Chaves/Keywords
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critérios de excelência, práticas de gestão, micro e pequenas empresas, maturidade, diagnóstico.
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A PEDAGOGIA DA ALTERN NCIA COMO FERRAMENTA DE ACESSO À EDUCAÇÃO NO CAMPO: UMA BREVE DISCUSSÃO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO HUMANO
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Autor/Author: Alexandre De Donato, Felipe de Azevedo Coronel Barreto, Luís Felipe Nunes Silva
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Autor/Author
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Alexandre De Donato, Felipe de Azevedo Coronel Barreto, Luís Felipe Nunes Silva |
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Título
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A PEDAGOGIA DA ALTERN NCIA COMO FERRAMENTA DE ACESSO À EDUCAÇÃO NO CAMPO: UMA BREVE DISCUSSÃO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO HUMANO |
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Resumo/Abstract
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O objetivo do presente trabalho foi fornecer uma ampla caracterização da Pedagogia da Alternância (PA) no contexto da atual realidade brasileira, suas consequências nas comunidades e seus principais conflitos, antagonismo e desafios. A PA é um modelo pedagógico que visa se adequar melhor à realidade da classe camponesa, não necessariamente entrando em conflito com o modelo urbano de ensino, mas sendo uma alternativa a este. Sua estrutura principal é composta por quatro pilares: Uma Associação de Famílias que compartilham do poder educativo; Uma Pedagogia da que alterna mundo acadêmico com a vida na comunidade; Uma Formação Integral e Personalizada; O Desenvolvimento Sustentável e Solidário. O presente trabalho permite constatar que a educação no Brasil, além de excluir os mais pobres, que não têm acesso a todas as disciplinas necessária à sua cidadania, consegue ser ainda mais exclusiva com a classe camponesa, que além de ter uma maior dificuldade de acesso ao ambiente escolar, também aprende da mesma forma que os estudantes da cidade, consequentemente uma parte significativa das crianças e adolescentes que vivem em meio rural pretende seguir em profissões não relacionadas à agricultura.
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Palavras-Chaves/Keywords
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Pedagogia da Alternância; Direito à educação; Educação no campo.
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