Revista - Nº 18 - Ano 11 - Jan 2022

.QUALIS CAPES: B4 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; B5 - Interdisciplinar, Planejamento Urbano e Regional e Demografia.

  CONSELHO EDITORIAL

  CONSELHO CONSULTIVO

  EDITORIAL

A EVOLUÇÃO DO ENSINO COMERCIAL NO BRASIL: DE SUA ORIGEM EM 1809 A 1923, DESTACANDO AS DISCIPLINAS DA ÁREA CONTÁBIL.
04
Autor/Author: Celso Almeida Natividade
 
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Celso Almeida da Natividade
 
Título
A EVOLUÇÃO DO ENSINO COMERCIAL NO BRASIL: DE SUA ORIGEM EM 1809 A 1923, DESTACANDO AS DISCIPLINAS DA ÁREA CONTÁBIL.
 
Resumo/Abstract

AEste estudo possui como objetivo apresentar a evolução do ensino comercial no Brasil no período de 1809 a 1923, dando destaque às disciplinas da área contábil. Por meio de seu objetivo, a pesquisa foi classificada como exploratória. Referente ao seu desenvolvimento, ela é bibliográfica, documental e histórica. Foram identificados, analisados e utilizados bibliografias e legislações mais relevantes que abordam a evolução do ensino comercial, no período citado. Os principais resultados mostram que houve muito pouca expansão no ensino comercial e das disciplinas da área contábil nele oferecidas e também que a evolução ocorrida dependeu do crescimento da economia, do amparo da legislação e da necessidade de profissionais mais preparados para atuar nas organizações.

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Palavras-Chaves/Keywords

Ensino comercial. Disciplinas contábeis. Evolução.

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METAMORFOSE E DESAFIOS DO ESPAÇO ESCOLAR
21
Autor/Author: Jamerson Guerra Santos
 
Autor/Author
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Jamerson Guerra Santos
 
Título
METAMORFOSE E DESAFIOS DO ESPAÇO ESCOLAR
 
Resumo/Abstract

O presente artigo, baseado numa revisão de literatura, procura refletir sobre as transformações que a Educação e consequentemente a Escola vem passando nos últimos tempos. É fato que discutir sobre Educação e os seus fundamentos, é algo de muita complexidade, visto que abrange pensar sobre diversas variáveis que permeiam o “movediço” terreno do espaço escolar. Isto é, pensar sobre a Escola deve ir muito além de uma preocupação com uma questão estrutural, a qual não poder ser menosprezada, mais há outros aspectos tão relevantes quanto uma questão física, a exemplo dos itinerários de ensino, formação continuada de professores, a concepção política pedagógica, o engajamento dos professores na execução dos objetivos de ensino, a motivação e atratividade para os estudantes num momento em que a tecnologias digitais se torna um elemento da vida quotidiana e também de preocupação, no uso pelos mais jovens, que a usam principalmente como entretenimento e muitas vezes dispersam-no na virtualização das coisas e das relações. Todos esses elementos precisam ser pensados num contexto de transformações contínuas, considerando relações dialéticas, ou seja, constituídas eminentemente por contradições, que ao invés de “paralisar” a escola e seus agentes, deve ser combustível para sua ressignificação e adoção de um trabalho pedagógico sincronizado com as novas demandas e necessidades de aprendizagem de uma sociedade de impermanências.

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Palavras-Chaves/Keywords
Escola. Transformações. Tecnologias digitais.
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO
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Autor/Author: Thaís Vieira Gois dos Santos
 
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Thaís Vieira Gois dos Santos
 
Título
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO.
 
Resumo/Abstract

As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) sempre tiveram um papel de extrema importância na educação, contribuindo para o aprimoramento das estratégias de ensino, tecnologia e desenvolvimento de instalações. O grande desafio é saber utilizá-las de modo eficiente e permitir que elas contribuam para aperfeiçoar as práticas pedagógicas. O objetivo do artigo é refletir o uso dos recursos tecnológicos para o desenvolvimento da aprendizagem por um olhar psicopedagógico. A tecnologia educacional é associada ao uso de elementos e dispositivos digitais como computadores, smartphones, tablets, etc., no entanto, não deve ser apenas limitada a ela, pois, nem todos possuem os mesmos recursos. Se faz necessário compreender a importância das tecnologias no processo educacional sem esquecer que o acesso a informatização ainda é limitado. Os recursos tecnológicos podem trazer para a educação hoje, diversas contribuições como a obtenção de mais tipos de textos e o credo de maior autonomia do aluno, ressaltando ainda que professores e livros didáticos não são as únicas fontes de informação. As TDICs possuem o potencial de ser utilizadas como recursos que conferem, de forma integrada, acesso a uma gama cada vez maior de informações. Portanto, há necessidade de formar professores que possam atuar nesse ambiente informatizado, de modo a compreender a nova tecnologia como ferramenta para auxiliar o processo de ensino.

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Palavras-Chaves/Keywords

Tecnologia. Aprendizagem. Mídias digitais.



FILHOS DA VIOLENCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR: OS IMPACTOS DA VIOLÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA A PARTIR DO OLHAR DE UMA ASSISTENTE SOCIAL
42
Autor/Author: Ra´ssa Mariande de Souza Santana, Deysiene Cruz.
 
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Raissa Mariane de Souza Santana, Deysiene Cruz
 
Título
FILHOS DA VIOLENCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR: OS IMPACTOS DA VIOLÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA A PARTIR DO OLHAR DE UMA ASSISTENTE SOCIAL
 
Resumo/Abstract

O presente artigo objetivou fazer uma análise sobre os impactos ocasionados (na vida ou) no desenvolvimento de crianças/filhos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e como o Assistente social colabora e como observa os desafios encontrados na sua atuação nesses casos. O estudo foi de natureza exploratória descritiva e a Metodologia adotada foi a qualitativa. A participante foi uma Assistente social da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). A coleta das informações possibilitou perceber através da fala da Assistente social que na sua grande maioria, as mulheres que chegam a DEAM, são mães e seus filhos de alguma forma são influenciados pelo convívio e confirmando que essa violência é percebida por ele e pode gerar sérios problemas a curto e a longo prazo. As crianças inseridas em família que vivenciam essa violência e que são telespectadoras delas, são muitas das vezes não percebidas enquanto membro violado, comprometendo seu desenvolvimento social, mental e até o seu futuro. Todavia, identificar estas situações requer que o profissional de Serviço social que acompanha a mãe direcione atendimento a esta criança, contribuindo para a garantia do direito deste sujeito.

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Palavras-Chaves/Keywords
Violência doméstica e familiar, Criança, Impacto, Assistente social.
LETRAMENTO ACADÊMICO-CIENTÍFICO: UM ESTUDO AUTOETNOGRÁFICO COM PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
61
Autor/Author: Laureci Ferreira da Silva, Profº. Esp. Diêgo Cruz Argolo, Profª. Esp. Bruna Vasconcelos de Santana.
 
Autor/Author
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Laureci Ferreira da Silva, Profº. Esp. Diêgo Cruz Argolo, Profª. Esp. Bruna Vasconcelos de Santana.
 
Título
LETRAMENTO ACADÊMICO-CIENTÍFICO: UM ESTUDO AUTOETNOGRÁFICO COM PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
 
Resumo/Abstract

Este texto tem como objetivo apresentar uma discussão sobre o processo de Letramento Acadêmico-científico (LAC) de quatro professoras de Língua Portuguesa (LP) e a interferência dessa constituição no desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional das participantes, a fim de fomentar o debate acerca desse assunto nas universidades públicas da Bahia. A realização desta pesquisa se deu à luz da pesquisa autoetnográfica. Os dados da pesquisa englobam registros audiovisuais durante os nossos encontros para estudo nos quais foram compartilhados leitura, relatos de experiências, escrita colaborativa de gêneros textuais acadêmicos. A geração de dados se deu em reuniões quinzenais na residência das professoras, nos locais de trabalho, na sala de aula da universidade, em colóquios e congressos internacionais e nacionais. Por fim, posso afirmar que, os dados analisados possibilitaram que fossem identificadas as estratégias de aprendizagem utilizadas pelas docentes cujas vozes ficam sempre fora das discussões sobre seu próprio processo de letramento acadêmico-científico e que o mais importante do que se apropriar de teorias, é discutir e refletir com as colaboradoras da pesquisa sobre os modos de construção de conhecimentos durante a formação inicial ou continuada.

 

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Palavras-Chaves/Keywords
Letramento acadêmico-científico; Escrita acadêmica; Formação de professoras; Autoetnografia.
O OLHAR SOBRE O SILENCIAMENTO DA AUSÊNCIA DE AUTORAS/ES NEGRAS/OS NO LIVRO DIDÁTICO.
77
Autor/Author: Profª. Esp. Bruna Vasconcelos de Santana, Profº. Esp. Diêgo Cruz Argolo, Profª. Drª. Laureci Ferreira da Silva.
 
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Profª. Esp. Bruna Vasconcelos de Santana, Profº. Esp. Diêgo Cruz Argolo, Profª. Drª. Laureci Ferreira da Silva.
 
Título
O OLHAR SOBRE O SILENCIAMENTO DA AUSÊNCIA DE AUTORAS/ES NEGRAS/OS NO LIVRO DIDÁTICO.
 
Resumo/Abstract

O objetivo deste artigo é analisar as faces do simulacro do racismo estrutural através de instrumentos destinados às escolas públicas. Para tanto, foi analisada a composição dos autores escolhidos organizados no livro didático Tecendo Linguagens da editora IBEP na disciplina de Língua Portuguesa adotado na escola de primeiro grau Jesus Cristo no ano de 2021. Os dados deste estudo foram gerados a partir de uma breve pesquisa, no exemplar do 8º ano, 5ª edição, ano 2018, buscando o gênero e a etnia dos autores dos textos que compõem a obra escolhida para o ensino de leitura e escrita na Escola Jesus Cristo, evidenciando assim o silenciamento e o apagamento das obras dos escritores e escritoras negras. Para realizar essa análise optamos pela pesquisa bibliográfica. O resultado deste estudo aponta para um projeto de emudecimento adotado por um sistema de pensamento plutocrático no disfarce de uma política neoliberal através da simples adoção de um livro para toda uma comunidade dessa escola..

 

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Palavras-Chaves/Keywords

Silenciamento; Ausência; Livro Didático; Educação; Racismo

UMA EXPERIÊNCIA COM A PRODUÇÃO DE VÍDEOS ESTUDANTIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O FOMENTO AO PROTAGONISMO DISCENTE
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Autor/Author:Profº. Esp. Diêgo Cruz Argolo, Profª. Esp. Bruna Vasconcelos de Santana, Profª. Drª. Laureci Ferreira da Silva
 
Autor/Author
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Profº. Esp. Diêgo Cruz Argolo, Profª. Esp. Bruna Vasconcelos de Santana, Profª. Drª. Laureci Ferreira da Silva
 
Título
UMA EXPERIÊNCIA COM A PRODUÇÃO DE VÍDEOS ESTUDANTIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O FOMENTO AO PROTAGONISMO DISCENTE
 
Resumo/Abstract

Este texto tem como objetivo apresentar uma discussão sobre uma experiência com Produção de Vídeos Estudantis realizada em sala de aula pelo professor de Biologia com 40 estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, situado no município de Candeias, região metropolitana de Salvador- BA. Para realizar este estudo optou-se pela pesquisa autoetnográfica porque ela possibilita a ligação entre as experiências pessoais aos saberes socioculturais do professor e dos participantes e autoetnografia escolar porque acontece no contexto escolar. Essa experiência de produção de vídeo estudantil foi utilizada como um recurso pedagógico para desenvolver a autonomia dos estudantes com seu processo de aprendizagem. O vídeo produzido durante a execução do projeto didático foi destinado ao Projeto de Vídeos Estudantis do governo do Estado da Bahia (PROVE) na edição de 2019, o qual foi conquistado o prêmio.

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Palavras-Chaves/Keywords

Produção de Vídeos Estudantis; Autoetnografia; Aprendizagem, Autonomia

PERCEPÇÃO DOS AMBIENTES COSTEIROS POR DIFERENTES GRUPOS DE IDADE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE-BAHIA
101
Autor/Author: Tereza Cristina Barbosa de Santana.
 
Autor/Author
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Tereza Cristina Barbosa de Santana.
 
Título
PERCEPÇÃO DOS AMBIENTES COSTEIROS POR DIFERENTES GRUPOS DE IDADE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE-BAHIA.
 
Resumo/Abstract

O estudo foi desenvolvido com os alunos da escola municipal de São Francisco do Conde, Bahia, objetivando contribuir com as pesquisas que visam ações contínuas de Educação Ambiental voltadas aos ambientes costeiros desse município. Foi realizado levantamento de dados através de questionário de entrevista e pesquisa bibliográfica. De acordo o método de estudo aplicado, foi perceptível pela maioria dos entrevistados, de diferentes faixas etárias, problemas relacionados ao descarte de lixo, o lançamento de esgoto e o desmatamento na zona costeira, houve também conformidade nas respostas quanto às suas contribuições, da responsabilidade de cuidar do manguezal e as atividades desenvolvidas neste ecossistema, além de evidenciar um quantitativo considerável na dependência dos recursos costeiros através da pesca e mariscagem. Os resultados mostraram quase em sua totalidade ausência da participação dos estudantes em programas ou projetos de educação ambiental destinados a esses ambientes. Percepções que levam a pensar na construção de proposta à educação ambiental que promovam reflexão do ponto de vista socioambiental, político e cultural o qual estão inseridos.

 

 


 
Palavras-Chaves/Keywords

Educação Ambiental, São Francisco do Conde, Ambientes Costeiros, Manguezal, Percepção.

A UTILIZAÇÃO DO SCRATCH COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO APLICADO NA ESCOLA MUNICIPAL SANTA TEREZINHA
119
Autor/Author: Erielle Oliveira Xavier, Leandro dos Santos Gonzalez.
 
Autor/Author
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Erielle Oliveira Xavier, Leandro dos Santos Gonzalez.
 
Título
A UTILIZAÇÃO DO SCRATCH COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO APLICADO NA ESCOLA MUNICIPAL SANTA TEREZINHA
 
Resumo/Abstract

O presente artigo visa compreender através de análise de dados, quais os impactos e as influências que a lógica de programação pode exercer sobre o conhecimento e aprendizagem de um aluno inserido na educação básica inicial. Neste estudo foram realizadas oficinas na Escola Municipal Santa Terezinha para os alunos do ensino fundamental utilizando a ferramenta Scratch - por ser uma ferramenta lúdica e que desperta o interesse da criança em aprender brincando – como o fator contribuinte para educação digital infantil nesse período da pesquisa; submetendo o aluno ao universo digital mediante as aulas expositivas e práticas. Após as oficinas foram aplicados questionários aos alunos e suas professoras para obtenção e posteriormente análise de dados. Observou-se que a ferramenta Scratch contribuiu como estímulo ao aluno em desenvolver o raciocínio lógico e consequentemente uma melhora no rendimento escolar.

   

 

 


 
Palavras-Chaves/Keywords

Scratch. Aprendizagem. Lógica de Programação.



EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SUJEITOS DE DIREITOS.
140
Autor/Author: Profª. Esp. Marilene Sacramento Miranda, Profº. Dr. Vinícius da Silva Lírio, Profª. Drª. Laureci Ferreira da Silva.
 
Autor/Author
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Profª. Esp. Marilene Sacramento Miranda, Profº. Dr. Vinícius da Silva Lírio, Profª. Drª. Laureci Ferreira da Silva.
 
Título
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SUJEITOS DE DIREITOS.
 
Resumo/Abstract

Este trabalho tem por objetivo apresentar a proposta de estudo que será realizado com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do turno noturno do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, situado na cidade de Candeias, região metropolitana de Salvador - Bahia. Com a finalidade de discutir o ensino de leitura e escrita, através da Literatura de Cordel, a investigação será desenvolvida no contexto do Programa de Mestrado em Educação e Docência (PROMESTRE), entre os anos de 2021 e 2023. Para tanto, será elaborado um plano de intervenção que será executado durante a pesquisa. Para desenvolver essa experiência, optouse por usar a etnografia escolar como procedimento metodológico, visto que a investigação será realizada no contexto da instituição onde a docente-pesquisadora atua e, ainda, isso permitirá considerar o contexto social e cultural dos sujeitos que constituem a sala de aula..

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Palavras-Chaves/Keywords

Leitura. Sujeito. Pesquisa. Diálogo.



EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA (EEBAS) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB).
149
Autor/Author: Wagner Leite Ribeiro, Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Ivana Leite Ribeiro.
 
Autor/Author
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Wagner Leite Ribeiro, Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Ivana Leite Ribeiro.
 
Título
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA (EEBAS) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB).
 
Resumo/Abstract

A principal finalidade desse artigo é analisar os impactos e os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus na Escola de Educação Básica (EEBAS) do Centro de Educação da UFPB, notadamente em relação às metodologias de ensino e aprendizagem frente a esse novo contexto. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com levantamento bibliográfico e documental. Para tanto, foi realizada a revisão de literatura que envolve o tema e, sendo assim, foi estabelecido um levantamento de dados, informações e documentos oficiais visando retratar a implementação do ensino remoto na EEBAS/UFPB, em virtude da emergência de saúde pública ocasionada pela COVID-19. A escolha do locus dessa pesquisa se deu em função da importância da escola e da sua natureza essencialmente educacional, em que se constatou a necessidade de adequações e estabelecimento de novas metodologias de aprendizagem virtual para mitigar os prejuízos acadêmicos advindos com a suspensão das aulas presenciais, em decorrência do distanciamento social como forma de prevenção à COVID-19.

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Palavras-Chaves/Keywords

Ensino Aprendizagem. Educação Básica. Desafios. Pandemia.



LIMITES E POSSIBILIDADES DA ALTERAÇÃO DO MARCO LEGAL DO SANEAMENTO BÁSICO: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE O SETOR NO BRASIL.
163
Autor/Author: Maria Clara de Oliveira Leite, Ednilson Silva Felipe, Thiago Chagas de Almeida
 
Autor/Author
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Maria Clara de Oliveira Leite, Ednilson Silva Felipe, Thiago Chagas de Almeida.
 
Título
LIMITES E POSSIBILIDADES DA ALTERAÇÃO DO MARCO LEGAL DO SANEAMENTO BÁSICO: UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE O SETOR NO BRASIL
 
Resumo/Abstract

O saneamento básico tem ganhado evidência internacional pela sua influência no bem-estar da população. Apesar disso, o Brasil apresenta relevantes desigualdades entre Estados e áreas urbana e rural, com déficit maior no esgotamento. Em 2020, instituiu-se pela Lei 14.026/2020 um novo marco legal do saneamento básico. Entretanto, vale questionar: Como podem ser (re)pensadas as mudanças no marco do saneamento básico no país? O objetivo deste ensaio é discutir os principais desdobramentos institucionais e regulatórios do novo marco. Para tanto, foram investigados dados documentais e bibliográficos secundários, por meio de uma abordagem qualitativa. A discussão teórica em si partiu de três principais aspectos: i) das definições em torno de um Desenvolvimento Sustentável; ii) da teoria institucional; e iii) da teoria da regulação. Os resultados deste trabalho mostraram que mudança do marco legal, com maior possibilidade de prestação privada dos serviços, não é garantia de avanço na cobertura do saneamento. Isso acontece porque não há elementos determinísticos em uma mudança institucional. Portanto, pode-se indicar que o novo marco legal lançou novos desafios sobre a Agência Nacional de Águas (ANA) e abriu uma controvérsia significativa dentro do pacto federativo com os municípios.

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Palavras-Chaves/Keywords

saneamento básico; desenvolvimento sustentável; teoria institucional; teoria da regulação.



 
 
SECÇÃO CULTURAL DA CAIRU EM REVISTA
 
CORDEL: ORIGENS DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU.
185
Autor/Author: Teresa Vilaça
 
Autor/Author
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Teresa Vilaça.
 
Título
CORDEL: ORIGENS DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU..