CORPOS SUBVERSIVOS E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS: DAS PERIFERIAS À UMA IDENTIDADE AFIRMATIVA
|
02 |
|
Autor/Author: Simone Filgueiras Rotondano; Profª. Orientadora Drª. Laureci Ferreira da Silva
|
|
Autor/Author
|
|
|
Simone Filgueiras Rotondano; Profª. Orientadora Drª. Laureci Ferreira da Silva. |
|
Título
|
CORPOS SUBVERSIVOS E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS: DAS PERIFERIAS À UMA IDENTIDADE AFIRMATIVA |
|
Resumo/Abstract
|
Este estudo apresenta uma discussão sobre as relações entre corpo, identidade e construção do conhecimento no contexto acadêmico de duas professoras de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa autoetnográfica que descreve o processo de construção de conhecimento durante a formação inicial. Os dados da pesquisa englobam registros de narrativas orais e escritas das duas participantes A geração de dados se deu através de conversas no WhatsApp e telefonemas. A discussão apresentada neste trabalho dialoga com os Estudos Culturais contemporâneos, que apresentam a identidade como processo construído social e discursivamente e o corpo de mulheres periféricas como construção social simbólica. Os resultados apontam para afirmação de identidades subversivas recriadas na fronteira entre a norma e as periferias. Palavras-chave: Corpo, Mulheres periféricas, Identidade, Subversão, Conhecimento.
. |
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Corpo, Mulheres periféricas, Identidade, Subversão Conhecimento
|
|
|
A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES EM DEBATE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SIMÕES- FILHO-BA
|
14 |
|
Autor/Author: Eliade Lisboa Santos; Profª. Orientadora Drª. Laureci Ferreira da Silva
|
|
Autor/Author
|
|
|
Eliade Lisboa Santos; Profª. Orientadora Drª. Laureci Ferreira da Silva. |
|
Título
|
A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES EM DEBATE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SIMÕES- FILHO-BA |
|
Resumo/Abstract
|
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a inclusão educacional na rede municipal de Simões Filhos-BA, sobretudo com a Educação Especial (PAEE), na perspectiva da educação integral. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica considerando o caráter de uso exclusivo de fontes bibliográficas. Os instrumentos utilizados para geração de dados foram estratégias de leituras de textos acadêmicos. Os dados da pesquisa engloba 20 fichamentos e 10 resenhas. Para analisar os dados recorremos ao método de análise de conteúdo. A discussão apresentada, neste trabalho, dialoga com os estudos da Educação Integral, Educação Inclusiva e Educação Especial. Os resultados deste estudo apontam para necessidade de uma formação continuada em serviço que haja um acompanhamento que possibilite o movimento de ação-reflexão-ação dos (as) participantes a fim de ampliar a competência reflexiva dos professores (as) e assim garanta o direito de aprendizagem.
.
.
.
.
.
|
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Educação Integral. Educação Especial. Educação Inclusiva. Aprendizagem. Ensino. |
|
|
ESTÁGIO PSICOPEDAGÓGICO EM MODALIDADE REMOTA DURANTE A PANDEMIA COVID 19: UM ESTUDO DE CASO DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU.
|
27 |
|
Autor/Author: Andréa Bispo dos Santos;
Cintia Crispina Silva da Hora; Daise Maria Campos Lôbo; Inez Maria Dantas Amor Garrido; Lane Andrade de Santana; Rita de Cassia dos Santos Mendonça Oliveira.
|
|
Autor/Author
|
|
|
Andréa Bispo dos Santos;
Cintia Crispina Silva da Hora; Daise Maria Campos Lôbo; Inez Maria Dantas Amor Garrido; Lane Andrade de Santana; Rita de Cassia dos Santos Mendonça Oliveira. |
|
Título
|
ESTÁGIO PSICOPEDAGÓGICO EM MODALIDADE REMOTA DURANTE A PANDEMIA COVID 19: UM ESTUDO DE CASO DA FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU. |
|
Resumo/Abstract
|
O trabalho aqui apresentado trata do registro da experiência de estágio em Psicopedagogia Institucional do curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Fundação Visconde de Cairu, realizado excepcionalmente neste ano de 2020 em modalidade de estágio remoto, devido à necessidade de se manter o isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19. Justifica-se por retratar e servir de consulta sobre as condições e possibilidades de realizar o processo de Avaliação Psicopedagógica Institucional em um estudo de caso dentro do SAEC (Serviço de atendimento ao estudante Cairu), através de recursos tecnológicos, aplicativos, metodologias e dinâmicas adaptadas para a modalidade de trabalho remoto. Resultaram desta pesquisa bons e importantes exemplos de superação das dificuldades, bem como, criatividade no uso das tecnologias digitais interativas. Essa experiência ampliou o nosso saber e entendimento quanto à aplicação de práticas psicopedagógicas institucionais na modalidade remota, sempre respaldadas em bases teóricas consagradas nessa área.
.
.
|
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Psicopedagogia Institucional. Estágio em modalidade remota. Tecnologias digitais interativas. Fundação Visconde de Cairu. SAEC.
|
|
|
EDUCAR PARA SENSIBILIDADE: O PAR EDUCATIVO NO CAMINHO DO AUTOCONHECIMENTO
|
47 |
|
Autor/Author: Ricardo Alves Carneiro; Geisa Arlete do Carmo Santos.
|
|
Autor/Author
|
|
|
Ricardo Alves Carneiro; Geisa Arlete do Carmo Santos. |
|
Título
|
|
|
Resumo/Abstract
|
O presente artigo fomenta uma reflexão acerca do caminho que pode ser percorrido por educadores e educandos no percurso de educação para o autoconhecimento, no qual se contemple a educação das sensibilidades como uma das premissas. Ressalta a necessidade de os pares envolvidos na caminhada da aprendizagem, descobrir o quão relevante é a relação empática entre os grupos constituídos na escola. Procura também apresentar que a Afetividade enquanto dispositivo psicológico contribui para a formação do indivíduo na sua totalidade, preparando-o para exercer sua função em seu projeto de vida.
.
|
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Afetividade. Autoconhecimento. Par educativo. Habilidades socioemocionais.
|
|
|
DESEMPENHO ECONÔMICO E FINANCEIRO DE INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS PRIVADAS E PÚBLICAS LISTADAS NO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DA B3
|
64 |
|
Autor/Author: Cassiano Groff Andrade; Ângela Rozane Leal de Souza; Alice Munz Fernandes; Letícia de Oliveira.
|
|
Autor/Author
|
|
|
Cassiano Groff Andrade; Ângela Rozane Leal de Souza; Alice Munz Fernandes; Letícia de Oliveira. |
|
Título
|
DESEMPENHO ECONÔMICO E FINANCEIRO DE INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS PRIVADAS E PÚBLICAS LISTADAS NO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DA B3 |
|
Resumo/Abstract
|
A análise de demonstrações financeiras é realizada mediante indicadores econômicos e financeiros das organizações, inclusive daquelas que se destacam por suas ações de Responsabilidade Social Empresarial. Diante do exposto, o objetivo da investigação realizada consistiu em comparar os indicadores econômicos e financeiros das instituições bancárias públicas e privadas, participantes da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) no período de 2014 a 2018. Para tanto, empregou-se uma pesquisa quali-quantitativa e descritiva, utilizando como fonte de dados as demonstrações econômicas e financeiras das instituições, divulgadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A partir de uma análise estatística univariada, empregando medidas de tendência central e de variabilidade, foram comparados os indicadores relativos à capital e risco, liquidez e rentabilidade. Os resultados obtidos demonstraram que, apesar dos indicadores serem favoráveis tanto às instituições do setor público, quanto do setor privado, mesmo durante o período de crise financeira, estes apresentam maior desempenho frente às empresas privadas. As contribuições do estudo referem-se à maximização do entendimento acerca do comportamento dos indicadores econômicos e financeiros, cujo estudo demonstra-se pertinente à área do conhecimento à qual integra, uma vez que aspectos concernentes à Responsabilidade Social adquirem cada vez mais relevância e notoriedade nas práticas contemporâneas de gestão.
.
.
|
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Análise de Indicadores. Demonstrações Econômicas e Financeiras. Instituições Bancárias. Índice de Sustentabilidade Empresarial. Responsabilidade Social Empresarial.
|
|
|
AS PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA AUTORAS DE ATIVIDADES PARA TURMAS DA EJA: EXPERIÊNCIA SINGULAR |
88 |
|
Autor/Author: Marilene sacramento Miranda; Profª. Orientadora Drª. Laureci Ferreira da Silva; Bruna Vasconcelos de Santana
|
|
Autor/Author
|
|
|
Marilene sacramento Miranda; Profª. Orientadora Drª. Laureci Ferreira da Silva; Bruna Vasconcelos de Santana. |
|
Título
|
AS PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA AUTORAS DE ATIVIDADES PARA TURMAS DA EJA: EXPERIÊNCIA SINGULAR |
|
Resumo/Abstract
|
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão as atividades elaboradas desenvolvidas com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do turno noturno do Colégio Estadual Luiz Viana Filho de Candeias, região metropolitana de Salvador-BA, a partir de um relato de experiência de uma das autoras, deste texto, Marilene Sacramento Miranda. Este trabalho dialoga com os Estudos dos Novos Letramentos porque compreendem letramento como conjunto de práticas sociais de leitura e escrita realizadas em ambientes variados. Como procedimento metodológico optamos pela etnografia porque estuda os aspectos da vida diária e das práticas culturais de um grupo social. Os resultados deste estudo apontam para uma ressignificação dos saberes e fazeres pedagógicos tanto dos (as) estudantes quanto das professoras envolvidas.
.
.
|
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Letramentos; ensino-aprendizagem; leitura; escrita; práticas sociais.
|
|
|
PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA E BENFEITORIAS PARA O ESTADO DA BAHIA
|
96 |
|
Autor/Author: Raimunda Araújo Monteiro; Sueli Carvalho Santana de Paula.
|
|
Autor/Author
|
|
|
Raimunda Araújo Monteiro; Sueli Carvalho Santana de Paula. |
|
Título
|
PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA E BENFEITORIAS PARA O ESTADO DA BAHIA |
|
Resumo/Abstract
|
O presente artigo tem como objetivo identificar as benfeitorias da Parceria Público-Privada (PPP) cuja utilização é baseada em dois itens principais: o aumento da eficiência ao prestar o serviço público e a maximização de investimentos em infraestrutura, sofrendo positivamente um impacto contábil nos registros públicos dos contratos de Parceria Público Privada (PPP). A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica através de livros e artigos científicos. E por fim foi feito uma exemplificação de obras da responsabilidade do governo baiano em parceria com empresas que estão dando feedback aos objetivos almejados pela atual gestão governamental. Dessa forma conclui-se que o artigo destacou a importância da parceria público privada.
.
.
|
|
Palavras-Chaves/Keywords
|
Parceria. Projeto. Investimento. Gestão Pública. |
|
|
RESENHA CRITICA ODEIO OS INDIFERENTES
|
108 |
|
Autor/Author: Ana Maria Neta de Oliveira.
|
|
Autor/Author
|
|
|
Ana Maria Neta de Oliveira.. |
|
Título
|
RESENHA CRITICA ODEIO OS INDIFERENTES. |
|
|
|