Revista - Nº 13 - Ano 9 - Ago 2020

  CONSELHO EDITORIAL

  CONSELHO CONSULTIVO

  EDITORIAL

QUALIS CAPES:

  • B4 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo
  • B5 - Interdisciplinar, Planejamento Urbano e Regional e Demografia.

UM NOVO OLHAR SOBRE O PAPEL DOS MUNICÍPIOS NO ENFRETAMENTO DA VIOLÊNCIA
04
Autor/Author: Jocenildes Zacarias Santos, Jeferson Andrade Batista.
 
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Jocenildes Zacarias Santos, Jeferson Andrade Batista
 
Título
UM NOVO OLHAR SOBRE O PAPEL DOS MUNICÍPIOS NO ENFRETAMENTO DA VIOLÊNCIA
 
Resumo/Abstract

O artigo apresenta a experiência realizada no município de Madre de Deus – BA, na busca pela diminuição da violência particularmente relacionada com o trafico de drogas. Analisa detalhadamente o Planejamento Estratégico Integrado de Segurança, baseado nos casos de Nova York, Medelín e Cuba.

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Palavras-Chaves/Keywords

Lógica de programação. Metodologia. Ludicidade. Aprendizado. Escola Pública.

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EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POR UMA NOVA “CULTURA” DE APRENDIZAGEM
23
Autor/Author: Jamerson Guerra Santos, Desiré Luciane Dominschek.
 
Autor/Author
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Jamerson Guerra Santos, Desiré Luciane Dominschek.
 
Título
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POR UMA NOVA “CULTURA” DE APRENDIZAGEM
 
Resumo/Abstract

O artigo trata das novas possibilidades de aprendizagens, aproveitando o desenvolvimento da tecnologia. O autor com vasta experiência e dedicação demonstra com clareza as possibilidades de aprendizagem séria profunda que não deixa desejar, a educação presencial. Com Esse artigo contribui para a compreensão e superação de preconceitos ainda segundo o mesmo, que cercam a educação à distância. .

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Palavras-Chaves/Keywords
Cultura Educacional. Aprendizagem. Tecnologia.
UM VÍRUS NO PICADEIRO – CIRCO E PANDEMIA NO SEMIÁRIDO BAIANO
42
Autor/Author: José Benedito Andrade de Oliveira, Ingrid Miranda de Souza Pinho.
 
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José Benedito Andrade de Oliveira, Ingrid Miranda de Souza Pinho
 
Título
UM VÍRUS NO PICADEIRO – CIRCO E PANDEMIA NO SEMIÁRIDO BAIANO.
 
Resumo/Abstract

A pandemia do novo corona vírus se espalhou pelo mundo e atingiu em cheio o Brasil. Os artistas que dependem da bilheteria para sobreviver foram os primeiros que tiveram atividades interrompidas e provavelmente serão os últimos a retomar. Sem uma renda fixa os artistas circenses estão entre os grupos mais prejudicados, pois sem poder ter a aglomeração de pessoas, os circos tiveram que abaixar suas lonas e procurar outros meios para conseguir sua renda diária. Hoje eles contam com a solidariedade de pessoas das cidades em que estão parados cumprindo o distanciamento social. O presente artigo tem a finalidade de analisar os dados do questionário e nas ações realizadas pelo projeto Circo e Pandemia aprovado no edital 030/2020 da PROEX/UNEB. O foco foi verificar a situação das crianças e dos adolescentes circenses itinerantes durante a pandemia do covid-19, principalmente as que estão no semiárido baiano. Para construção dos dados foi utilizado um questionário feito na plataforma do Google docs. Esse, foi divulgado por todas as redes sociais possíveis. Outra forma de acesso foi o contato com alguns circos mais próximos. A pesquisa foi qualitativa e de caráter participante. Os dados foram analisados e as respostas registradas para estudos futuros. Foi possível perceber que o circo tem presença constante no semiárido baiano e seu desenvolvimento depende de políticas públicas principalmente em relação ao desenvolvimento sócio/educacional. Conclui-se que a pandemia vai passar, mas, o circo itinerante ainda tem muito o que construir para retomar seu lugar de destaque na contemporaneidade.

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Palavras-Chaves/Keywords

Circo; Covid 19; Semiárido Baiano; Educação.



CARTOGRAFIA SOCIAL E ARTICULAÇÃO DA PRODUÇÃO ORGÂNICA E AGROECOLÓGICA NO MÉDIO PARAÍBA DO SUL COMO FORMA DE RESISTÊNCIA À MONOCULTURA DA MENTE
63
Autor/Author: Alexandre De Donato, Jeferson Batista da Silva, José de Arimathea Oliveira, Amanda Veloso Garcia.
 
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Alexandre De Donato, Jeferson Batista da Silva, José de Arimathea Oliveira, Amanda Veloso Garcia.
 
Título
CARTOGRAFIA SOCIAL E ARTICULAÇÃO DA PRODUÇÃO ORGÂNICA E AGROECOLÓGICA NO MÉDIO PARAÍBA DO SUL COMO FORMA DE RESISTÊNCIA À MONOCULTURA DA MENTE
 
Resumo/Abstract

Propriedades de produtores orgânicos e agroecológicos foram visitadas em diversos municípios da região do Médio Paraíba do Sul no estado do Rio de Janeiro, com o intuito de promover o I Encontro da Articulação de Agroecologia do Médio Paraíba do Sul. Nestas visitas, a equipe de colaboradores do IFRJ Pinheiral estimulou os agricultores a confeccionar um mapa, por meio do método participativo de cartografia social. O presente trabalho objetivou pensar formas adequadas de integração e ação entre os agricultores da região, destacando seu importante papel na resistência à monocultura, tanto do solo como da mente, como a raiz da ditadura sobre a terra. Cada grupo de agricultores produziu um resumo das principais atividades de sua região e discorreu para todos sobre suas atividades, marcando o potencial de sua região no mapa. Concluiu-se que a região do Médio Paraíba do Sul, apesar de seu perfil de desenvolvimento econômico predominantemente industrial, tem alta diversidade de produção agropecuária, tendo como principal atividade agroecológica a olericultura, seguida da fruticultura e processados.

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Palavras-Chaves/Keywords
Agroecologia; Agricultura alternativa; Resistência cultural.

REAL E VIRTUAL NOS DIVERSOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM TEMPO DE PANDEMIA
58
Autor/Author: Rita de Cácia Jesus Santos de Oliveira, Ive Carolina Fiuza F. Milani, Sinaia Lopo Guanaes
 
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Rita de Cácia Jesus Santos de Oliveira, Ive Carolina Fiuza F. Milani, Sinaia Lopo Guanaes
 
Título
REAL E VIRTUAL NOS DIVERSOS ESPAÇOS EDUCATIVOS EM TEMPO DE PANDEMIA
 
Resumo/Abstract

O presente artigo apresenta o atendimento pedagógico domiciliar como a garantia do direito a escolarização, que possibilita aos estudantes, a dignidade, equidade e seu desenvolvimento integral. O domicilio do aluno assim como a escola é um espaço para o processo ensino aprendizagem dos conteúdos formais e aplicação do currículo escolar. Essa modalidade de atendimento educacional, aproxima o aluno do ambiente escolar formal, mas as barreiras de saúde o afastam da convivência do grupo maior, dificultando a criação de uma identidade social. Esses alunos em internação domiciliar convivem diariamente com o isolamento social. Este artigo evidencia o resultado da construção da identidade real e virtual de tais alunos, utilizando os dispositivos móveis, para que possam se reconhecer como sujeito produtor de sua história e construtor de conhecimentos. De maneira análoga a esse procedimento, no momento atual da pandemia, reconheceu-se outras possibilidades de aplicação desses dispositivos nos diversos espaços educativos. Para analisar este processo optou-se pela metodologia qualitativa, na modalidade de pesquisa participante. Nesta perspectiva são apresentados conceitos de identidade, rede social e atendimento pedagógico domiciliar. Os resultados da pesquisa apontaram que a utilização dos dispositivos móveis no processo de construção de identidade permite que o aluno se torne sujeito do aprendizado sobre si, a sociedade e o mundo, desenvolvendo diferentes habilidades cognitivas, sócioafetivas e corporais.

 

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Palavras-Chaves/Keywords
Atendimento Pedagógico Domiciliar; Identidade; Isolamendo Social; Dispositivos Móveis.
LUDICIDADE E EDUCAÇÃO: A ESCRITA DE ESPETÁCULOS ARTÍSTICOS PARA AÇÕES DIDÁTICAS DO GAPA-BA.
71
Autor/Author:Iara de Carvalho Villaça
 
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Iara de Carvalho Villaça
 
Título
LUDICIDADE E EDUCAÇÃO: A ESCRITA DE ESPETÁCULOS ARTÍSTICOS PARA AÇÕES DIDÁTICAS DO GAPA-BA.
 
Resumo/Abstract

O presente artigo relata a experiência de escrita de textos artísticos para projetos de arte-educação do GRUPO DE APOIO À PREVENÇÃO À AIDS DA BAHIA – GAPA-BA, levando-se em conta seu papel nos projetos e objetivos da instituição. Para tanto, se vale, sobretudo, de referências da própria instituição, como livros e projetos, além de outras discussões sobre assuntos que tangem o tema abordado, como arte-educação, literatura de cordel, dentre outros. Palavras-chave: arte-educação, HIV/AIDS, metodologia.

 

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Palavras-Chaves/Keywords

Garte-educação, HIV/AIDS, metodologia.

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ARTE PÓS-PANDEMIA: NOVAS CONFIGURAÇÕES NA RELAÇÃO ENTRE PÚBLICO E ARTISTAS
86
Autor/Author: Karina de Faria.
 
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Karina de Faria
 
Título
ARTE PÓS-PANDEMIA: NOVAS CONFIGURAÇÕES NA RELAÇÃO ENTRE PÚBLICO E ARTISTAS
 
Resumo/Abstract

O presente artigo trata da relação entre público e artistas a partir do contexto de confinamento vivido graças à pandemia do coronavirus (COVID - 19) que assola o planeta, especialmente, no ano de 2020. O setor artístico e cultural, profundamente abalado nesta conjuntura, uma vez que suas manifestações exigem a presença da plateia, acabou por encontrar mecanismos para manter-se em atividade e para assegurar vínculos com seu público, ou para estabelecer novos laços, com novos apreciadores. O texto aborda também a importância da constituição dos indivíduos a partir de uma perspectiva de valorização da sensibilidade como formadora do espírito humano e toma de empréstimo conceitos pertinentes a arte/educação para analisar a formação de públicos consumidores de conteúdos artísticos e culturais. Por fim, aponta para as novas configurações das relações entre público e artistas (especialmente os menos conhecidos) que acabaram por adaptar suas obras ou criar novas para atender aos formatos mediados pelas tecnologias e plataformas, que estão sendo cada vez mais acessadas pela população afetada pelo distanciamento social.

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Palavras-Chaves/Keywords

arte e pandemia; educação sensível e arte; artistas e novos públicos.

PARTISTE, UMA LITERATURA INUNDADA DE SENTIMENTOS
155
Autor/Author: Luiz Gustavo Grangeiro.
 
Autor/Author
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Luiz Gustavo Grangeiro.
 
Título
PARTISTE, UMA LITERATURA INUNDADA DE SENTIMENTOS.
 
Resumo/Abstract

Este artigo propõe uma reflexão sobre como a memória emotiva de um autor corrobora com a criação de uma obra ficcional dramatúrgica. Tem como foco de estudo a construção do texto PARTISTE, de Paulo Henrique Alcântara. .

 

 


 
Palavras-Chaves/Keywords

Partiste, Paulo Henrique Alcantara, Dramaturgia, Memória emotiva, Criação.

GESTORAS ESCOLARES DE LAMARÃO - BA: carreira profissional e dilemas da prática
163
Autor/Author: Manuela Ribeiro de Jesus, Silvaneide Santos Cordeiro, Selma Barros Daltro de Castro, Karine das Neves Paixão Silva.
 
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Manuela Ribeiro de Jesus, Silvaneide Santos Cordeiro, Selma Barros Daltro de Castro, Karine das Neves Paixão Silva.
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Título
GESTORAS ESCOLARES DE LAMARÃO - BA: carreira profissional e dilemas da prática
 
Resumo/Abstract

A gestão escolar no contexto atual se configura como direcionamento de todo o trabalho pedagógico e administrativo na escola, sendo este trabalho indispensável para o seu bom funcionamento. Neste sentido, este artigo teve como questões de pesquisa: como se encontra delineado o perfil dos gestores escolares em Lamarão? Como tal perfil contribui ou não para a democratização da gestão das escolas no âmbito do município de Lamarão? Apresenta como objetivos contextualizar o processo de regulamentação da gestão escolar em Lamarão-BA e traçar o perfil dos gestores escolares, identificando características pessoais, de carreira, condições de formação acadêmica. O referencial teórico tem aporte em autores como Paro (2003, 2010, 2016), Sander (2007) e Oliveira (2017). Metodologicamente foi utilizada a abordagem qualitativa, com análise documental e o questionário online como estratégias de coleta de dados. Os resultados revelaram que o perfil das gestoras é traçado predominantemente por mulheres, com nível superior completo e idade entre 31 a 61 anos, que enfrentam dificuldades e buscam desempenhar da melhor maneira possível o seu trabalho. A organização administrativa das escolas ocorre por meio da nucleação, exigindo que as gestoras sejam responsáveis por mais de uma escola na atuação profissional.

   

 

 


 
Palavras-Chaves/Keywords

Gestão escolar. Perfil das gestoras escolares. Lamarão.



A PUBLICIDADE INFORMAL UTILIZADA PELOS VENDEDORES AMBULANTES EM ÔNIBUS DE SALVADOR: ANÁLISE DOS INFLUENCIADORES DE CONSUMO NA DECISÃO DE COMPRA
180
Autor/Author: Taís Damasceno Freire.
 
Autor/Author
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Taís Damasceno Freire.
 
Título
A PUBLICIDADE INFORMAL UTILIZADA PELOS VENDEDORES AMBULANTES EM ÔNIBUS DE SALVADOR: ANÁLISE DOS INFLUENCIADORES DE CONSUMO NA DECISÃO DE COMPRA
 
Resumo/Abstract

Este artigo se fundamenta numa pesquisa quantitativa não estatística que teve por objetivo analisar os influenciadores de consumo que afetam os usuários de ônibus de Salvador-Ba por meio da publicidade informal exposta por vendedores ambulantes que atuam nesse meio de transporte. De acordo com a fundamentação teórica envolvendo o comportamento do consumidor, foram aplicados questionários online a 137 pessoas. A captação dos respondentes se deu por meio da divulgação da pesquisa em redes sociais e aplicativos de mensagens, no qual apenas pessoas que já utilizaram ônibus em Salvador e foram expostas às abordagens dos vendedores ambulantes poderiam responder. A análise dos resultados permitiu a identificação dos elementos que interferem na decisão de compra dos passageiros de ônibus – no que tange os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos –, bem como a relevância dos estudos para o desenvolvimento de uma publicidade informal mais eficaz e assertiva.

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Palavras-Chaves/Keywords

Publicidade Informal; Comportamento do Consumidor; Vendedores Ambulantes; Ônibus de Salvador.



 
 
ENTREVISTA
 
A SOCIOLINGUÍSTICA E OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS: BREVES REFLEXÕES.
198
Autor/Author: César Costa Vitorino, Constância Maria Borges de Souza.
 
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César Costa Vitorino, Constância Maria Borges de Souza.
 
Título
A SOCIOLINGUÍSTICA E OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS: BREVES REFLEXÕES..
 
Resumo/Abstract

O docente entrevistador César Costa Vitorino é Doutor em Letras, Professor Doutor II da Fundação Visconde de Cairu (FVC), Professor do quadro Permanente do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) / Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS) / UNEB e Membro do Núcleo do Grupo de Estudos Africanos e Afrobrasileiros em Línguas e Culturas (NGEALC) / UNEB. A docente entrevistada Constância Maria Borges de Souza possui graduação em Letras com Francês pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestrado e Doutorado também pela UFBA. Atualmente é Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), lotada no Colegiado de Letras Vernáculas, Departamento de Ciências Humanas (DCH), campus I, Salvador–BA. Trabalha com Práticas Pedagógicas e Estudos Pedagógicos, dedicando-se à formação de professores. É pesquisadora do GCONPORT – Fala e Contexto no Português Brasileiro / UNEB, desenvolvendo pesquisas em variação e mudança linguística sempre focando os Ensinos Fundamental e Médio.